Saiba quando fazer um consórcio de automóvel

Saiba quando fazer um consórcio de automóvel

Para quem pensa em trocar de carro e planeja fazer a compra para os próximos anos, entre as possibilidades de crédito para alcançar os seus objetivos, é possível fazer um consórcio de automóvel.

Essa modalidade de compra se torna cada vez mais utilizada por clientes que buscam parcelas com valores que se ajustam ao bolso, que não estão dispostos a pagar uma entrada e, principalmente, para aqueles que querem fugir dos juros altos cobrados pelas instituições financeiras.

Para aquele consumidor que não faz compras por impulso e planeja bem as suas opções antes de fechar um negócio, o consórcio pode ser uma excelente opção de compra, com algumas vantagens claras sobre as demais modalidades.

Se você está em busca de uma forma de adquirir seu automóvel, sem parcelas altas e prejuízo no bolso, separamos algumas dicas importantes para você entender quais são as vantagens de adquirir um consórcio! Vamos lá?

Para quem quer poupar, mas tem dificuldade em guardar dinheiro

O consórcio é eficaz para o cliente que não consegue poupar o dinheiro individualmente.

Para quem acaba desviando dos seus objetivos, o consórcio é uma modalidade de poupança em grupo, em que as parcelas pagas mensalmente são administradas por uma empresa especializada, que faz a poupança do dinheiro para retornar ao cliente no final do contrato.

Por isso, o consórcio tem se tornado a forma mais eficiente de alcançar um objetivo de compra em médio e longo prazo, sem que o cliente perca o foco e gaste o dinheiro com outras prioridades que aparecem no meio do caminho.

Para quem busca por parcelas mais baixas

Ao adquirir um automóvel, o cliente precisa levar em consideração que ele não pode comprometer mais de 30% da sua renda mensal com essa compra.

É preciso calcular o orçamento da família e se precaver de possíveis imprevistos ao longo do tempo de contratação, para não ficar inadimplente.

Se o veículo for financiado, o bem é a garantia de pagamento. Não pagou? Perde o carro para a instituição financeira que cedeu os valores para a compra.

No caso do consórcio, o cliente pode se precaver da inadimplência procurando prestações mais baixas que permitam pagar pela compra do veículo e ainda fazer uma reserva de dinheiro.

Se nenhum imprevisto acontecer ao longo do período, esse dinheiro extra acumulado pode ser utilizado para dar lances e concorrer à carta de contemplação, ou até mesmo para comprar um carro com valor ainda mais alto do que o programado inicialmente.

Para fazer um consórcio de automóvel e ser contemplado antecipadamente

O consórcio tem atraído clientes pela possibilidade de planejar a aquisição de um automóvel, mas sem precisar se endividar, conseguindo parcelas que sejam mais interessantes de acordo com o seu orçamento familiar mensal.

Sem se apertar para trocar de carro, os clientes que adquirem uma cota em um consórcio podem guardar dinheiro para dar lances e, assim, tentar antecipar a contemplação. Essa é uma forma de conseguir atingir o objetivo de compra antes do final do contrato.

Essa é uma opção válida para o cliente que não quer depender da sorte de ser contemplado nos primeiros meses. Isso faz com que o consumidor consiga colocar um novo carro na garagem, com parcelas mais baixas e antes mesmo do que imagina.

Para fugir dos juros das instituições financeiras

Ao visitar as lojas de veículos, é possível ver uma série de propagandas com oferta para financiar o veículo em prestações que variam de 24 a 72 meses.

O valor das parcelas e o montante final da compra não são apresentados ao cliente, somente a taxa de juros.

Parece atrativo comprar um carro com taxas de juros de 1,5% ao mês em 60 parcelas? Mas é preciso colocar tudo no papel antes de fechar o negócio.

Alguns encargos também são contabilizados e, no final, você pagará o valor do veículo e, pelo menos, 50% a mais em juros, como garantia do valor que foi concedido a você para colocar o automóvel na garagem no momento que você queria.

É por este motivo que os consórcios ganham espaço: pelo fato de não precisar pagar juros para adquirir o bem.

Não importa a quantidade de meses que você escolhe ao fechar o seu contrato; a taxa de administração e os encargos são fixos. Eles ainda são somados ao valor da carta de crédito que o cliente opta.

A soma total é dividida pelo número de parcelas que o consumidor escolhe, formando, então, o valor mensal das prestações.

Se tudo estiver na ponta do lápis, é fácil perceber que os encargos e a taxa são mais baratos que as taxas de juros cobradas pelo período.

Para quem gosta de planejar as compras

Nos últimos anos, é possível observar a mudança de comportamento dos brasileiros causada pelos momentos de crise.

Com medo do endividamento e do desemprego, os consumidores são mais conservadores e tentam fugir das altas prestações e pagamentos de juros.

O planejamento financeiro tem se tornado rotina na vida dos clientes, e isso faz com que programar compras em médio e longo prazo se torne uma realidade.

Assim, o consórcio passa a atender a essa parcela da população, que prefere poupar e fazer compras à vista, que foge dos juros e que se programa para adquirir um novo carro a cada três ou quatro anos.

Para o cliente que não tem pressa de levar o carro para casa e que gosta de se programar para fazer as compras, o consórcio é uma excelente forma de economizar dinheiro com o pagamento dos juros e encargos de operações financeiras para os bancos.

O prazo e o valor da parcela são definidos pelo cliente, de acordo com o tipo de automóvel que ele procura. Em outras palavras, o consórcio foi criado para caber no bolso do cliente!

Agora que você conhece um pouco mais sobre as vantagens de fazer um consórcio de automóvel, que tal entrar em contato com a nossa empresa e conhecer os tipos de consórcio que disponibilizamos? Basta acessar a nossa página e fazer uma simulação!

Imagem Consorcio Embracon CTA

Leia também:

• Carro manual ou automático: saiba qual é a melhor opção

• Saiba como acertar na escolha do primeiro carro

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.