Saiba quais são os pontos positivos e negativos de pagar à vista e parcelado

Saiba quais são os pontos positivos e negativos de pagar à vista e parcelado

Não importa o bem que deseja comprar: seja um pequeno item no mercado, um produto necessário disponível no e-commerce ou um grande bem, como um carro ou um apartamento, o consumidor já pensa na forma de pagamento antes mesmo de efetuar a transação.

O poder de compra pesa bastante nessa hora: se você tem dinheiro disponível, provavelmente deve optar pela compra à vista, mas se já está com seus recursos comprometidos, considera utilizar o cartão de crédito para parcelar a compra.

Quando se fala de bens de alto valor, qual a melhor opção: à vista ou parcelado? Vamos explicar as vantagens e desvantagens de cada modalidade a seguir.

Pontos positivos de pagar à vista

Se você tem dinheiro disponível para a compra de bens como carros ou imóveis, com certeza deve considerar a compra à vista.

A principal vantagem de pagar à vista é que você se livra dos juros de cara e possui uma boa margem de negociação.

Ou seja, se o valor final daquele modelo de automóvel que você tanto deseja custa R$ 52 mil a prazo, por exemplo, você pode negociar por um valor mais favorável, já que está pagando à vista.

Os revendedores e concessionárias cedem, em média, cerca de 10% de desconto para quem deseja pagar o total à vista. Além de já ter o bem na hora, você paga mais barato e não precisa se preocupar com o pagamento posterior das mensalidades.

Pontos negativos de pagar à vista

Embora seja recomendado ter o valor total para a compra, são poucas as pessoas que dispõem de um bom dinheiro para adquirir uma casa ou um carro, por exemplo.

Bens de alto valor exigem uma boa dose de sacrifício. Se você pretende comprar uma casa à vista, terá que ficar juntando dinheiro por um bom tempo. Por mais que você opte por uma aplicação para o seu dinheiro render, seu poder de compra pode estar comprometido com o passar dos anos. Afinal, nesse período o real pode desvalorizar e os imóveis aumentarem de preço.

Pontos positivos de pagar parcelado

Quando se fala em pagar parcelado, muitas pessoas começam a ficar com o pé atrás. Comprar em cartão de crédito, por exemplo, constitui um dos principais fatores para os mais de 65% dos brasileiros considerados endividados, de acordo com pesquisa mais recente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Quando não se tem poder de compra à vista, comprar parcelado pode ser uma boa alternativa. Claro que isso exige planejamento e responsabilidade. Se você vai comprar bens de pequeno valor ou perecíveis, é extremamente recomendável fazer a transação à vista.

Bens de alto valor, porém, podem ser parcelados. O parcelamento facilita o ajuste do seu orçamento mensal e não exige um grande comprometimento financeiro. Ou seja, você não precisa ficar meses ou anos guardando dinheiro para efetuar a compra de algo tão importante.

Em momentos mais urgentes, quando se é preciso repor aquele eletrodoméstico que quebrou ou trocar de carro porque precisa utilizá-lo para o trabalho, a compra parcelada pode ser de grande ajuda.

Pontos negativos de pagar parcelado

Quando você faz uma compra parcelada, essa compra automaticamente se torna uma dívida. Muitas pessoas acabam se complicando e, com a facilidade de parcelar qualquer tipo de compra, correm o risco de ver valores exorbitantes da fatura do cartão de crédito no mês seguinte.

Isso porque o cartão de crédito gera a falsa sensação de alto poder de compra. Muitas pessoas utilizam o limite do cartão como alternativa para gastos supérfluos, algo que pode gerar um rombo financeiro caso saia do controle.

Ou seja, a facilidade de efetuar uma compra parcelada representa um risco para os brasileiros. É preciso se planejar e ficar ciente de tudo o que é comprado de forma parcelada, para não comprometer o orçamento familiar.

De que forma posso comprar um bem de alto valor?

Se por um lado poucos dispõem de poder de compra à vista para bens de alto valor, por outro nem sempre o limite do cartão de crédito atende às necessidades de comprar um carro, uma casa ou até mesmo uma viagem de férias, realização de um casamento, entre outros serviços.

Existe outra alternativa para adquirir bens de alto valor?

A resposta é sim! Com o consórcio, você consegue se planejar melhor para a compra de carros, imóveis e serviços. Não é preciso pagar valor de entrada e, diferentemente do financiamento, não existe cobrança de juros no pagamento das parcelas.

Como funciona o consórcio

A diferença é que, com o consórcio, você não sai com o bem na hora. Ao fazer a contratação, você entra em um grupo com outros consorciados e participa dos sorteios mensais. Funciona como uma espécie de poupança forçada para aquele bem.

Primeiramente, você seleciona o valor que gostaria de pagar pela casa ou carro. Este valor é denominado carta de crédito.

Em seguida, basta selecionar a quantidade de parcelas para pagar a carta de crédito. Por ser uma modalidade flexível, o consórcio já permite visualizar quanto você gastaria por mês para investir no valor que escolheu de carta de crédito.

Para isso, cobra taxa de administração e fundo de reserva - valores que, somados, não ultrapassam 15% do total do bem. Quem já financiou bens de alto valor sabe que as taxas de juros podem fazer com que a casa ou o carro custe o dobro do valor a prazo…

Enquanto você paga as mensalidades, pode ser contemplado com o bem durante os sorteios ou fazer a oferta de um lance.

O lance é um valor correspondente a uma grande quantidade de parcelas que pode ser ofertado em um sorteio. Se o seu valor for o maior de todo o grupo naquele mês, você é contemplado. O valor oferecido amortiza as últimas parcelas do consórcio.

Quando se é contemplado, você recebe o valor integral da carta de crédito, que possui poder de compra à vista. Ou seja, ao negociar a compra de uma casa, carro ou serviço, você indica o fornecedor à administradora, que faz o repasse total do valor.

Informe ao vendedor que você possui o valor total da compra. Isso pode gerar um belo desconto na transação!

Para saber mais sobre as vantagens do consórcio na compra de bens de alto valor, faça uma simulação no site da Embracon.
Simulação Consórcio
Gostou do nosso post? Que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube!