Saiba o que levar em consideração antes de comprar um imóvel

Saiba o que levar em consideração antes de comprar um imóvel

Comprar um imóvel é um grande investimento e demanda muito tempo de pesquisa e análise para garantir a melhor decisão.

Desse modo, não se trata de uma decisão que se toma de um dia para o outro. É necessário ter muito planejamento e estar consciente para que tudo ocorra da melhor maneira possível, evitando problemas no futuro.

Realizar um sonho como esse tem ficado cada vez mais fácil, com tantas instituições financeiras disponibilizando financiamentos com taxas que variam entre 5% e 12%.

Sem falar nos consórcios, que facilitam muito a vida daqueles que querem ter a sua própria casa.

No entanto, apesar das facilidades, é importante que se tomem alguns cuidados antes de fechar a compra. Pensando nisso, preparamos este post com alguns fatores que devem ser levados em conta nesse momento. Confira!

Conheça o Consórcio de Imóveis da Embracon.

Conheça o limite financeiro antes de comprar um imóvel

Adquirir um imóvel requer um investimento considerável, seja quanto ao tempo gasto para lidar com todos os detalhes, seja quanto às próprias finanças.

Logo, é preciso conhecer todos os custos que estarão envolvidos no negócio e estar preparado para arcar com o pagamento de impostos e gastos extras que fazem parte de uma compra como essa.

Por isso, antes de fechar a compra, confira todas as suas finanças e escolha um imóvel que esteja na sua base de ganho.

Caso opte por consórcio ou financiamento, não hesite em fazer projeções e estar a par de todas as obrigações, valores e taxas que lhe serão oferecidos. Isso é extremamente importante para evitar preocupações futuras!

Saiba como será feito o pagamento do seu imóvel. É um ponto que deve ser avaliado com muito cuidado. Por isso, é importante enfatizar a necessidade de realizar uma análise minuciosa de todo o seu financeiro e ter certeza do tamanho do seu orçamento.

Descubra: Imóveis usados têm garantia no consórcio?

Avalie as necessidades da sua família

Analise quais são as necessidades da sua família. Para tanto, faça algumas perguntas para si mesmo:

  • pretendemos ter filhos?
  • precisamos de quantos quartos na casa?
  • qual o tamanho ideal da casa?
  • qual o tamanho da sala e da cozinha que desejo?
  • quero churrasqueira, jardim, piscina ou playground?
  • quantas vagas na garagem são necessárias?

Enfim, é preciso analisar questões como essas e várias outras para que você possa fazer um bom planejamento familiar e comprar um imóvel que vai atender a todas as suas necessidades.

Esteja atento à localização

Antes de fechar a compra, é preciso considerar a localização do imóvel, já que é um fator bastante relevante quando se fala em qualidade de vida.

Dessa forma, investigue se a construção fica próxima de estabelecimentos comerciais. Hospitais, escolas, academias, shoppings, mercados, padarias e, principalmente, do seu local de trabalho. É indispensável que você tenha isso em mente para facilitar a sua rotina.

Analise a estrutura do imóvel

O ideal é que toda a condição do espaço seja avaliada, embora seja um imóvel novo. Então, verifique fechaduras, janelas, pintura, torneiras, pias, portas, chuveiros, vidros, ralos, pisos, interruptores. Não deixe de constatar se existem vazamentos ou rachaduras nas paredes e no teto.

Lembre-se de que os imóveis novos podem ter problemas também, e é por esse motivo que se deve tomar alguns cuidados.

Consórcio de imóveis vale a pena? Entenda!

Analise os documentos

Por que é tão importante analisar os documentos na hora de comprar um imóvel?

Simplesmente porque essa análise vai resguardar o comprador, que vai ficar sabendo se há processos, litígios, dívidas e demais impedimentos para a aquisição do patrimônio.

No caso do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), por exemplo, o dono do imóvel deve quitar todos os débitos pendentes antes de vendê-lo.

Caso isso não seja possível, o comprador tem o direito de negociar um desconto no valor do imóvel. Assim, ele vai transferir a dívida para o seu nome e quitá-la.

Além das certidões negativas e dos documentos do vendedor, é necessário correr atrás de toda a documentação do imóvel, como a matrícula atualizada, que vai apontar se existem impedimentos para a venda, como hipoteca, penhora judicial ou indisponibilidade.

Em caso de apartamentos, é importante pedir também a declaração de inexistência de débitos do condomínio.

Lembre-se de que são muitos detalhes em uma contratação antes de comprar um imóvel. Assim, tanto quem compra como quem vende devem estar a par de todos os detalhes para evitar incômodos e transtornos indesejáveis.

Antes de fechar o negócio, leia todas as cláusulas com atenção e tenha certeza de que conhece todas as características do imóvel.

Leia também: Como escolher o tamanho ideal de apartamento?

Analise a incidência solar

Um detalhe que muitas vezes passa despercebido no momento da compra de um imóvel é a posição dele em relação ao Sol. É exagero? De forma alguma.

É um poderoso fator que vai influenciar e determinar o conforto térmico da sua casa, contribuindo até para a valorização do imóvel. Como fazer essa análise?

Verifique a planta do imóvel

É muito difícil alguém comprar um imóvel sem olhar a planta, concorda? Então, nesse momento, aproveite para avaliar o posicionamento das janelas. Caso elas estejam voltadas para o norte, certamente a incidência solar vai ser maior.

Essa iluminação vai garantir economia na conta de luz, uma vez que os raios do Sol estarão presentes na sua residência o dia todo.

Além disso, você vai poder cuidar das plantas com mais facilidade e ainda poder fazer uma horta, caso desejar.

Quer investir em imóveis? Entenda por onde começar.

Leve a região em conta

De modo geral, saiba que a incidência solar vai ser mais baixa no imóvel que se encontra voltado para o sul. Imóveis que são virados para o norte vão receber os raios de Sol de maneira mais direta.

Aqueles que têm a face para leste não vão apresentar muita umidade devido à iluminação da manhã. E o mesmo vai acontecer com os de fachada oeste, visto que são atingidos pelo Sol no período da tarde.

Saiba mais: Segunda casa: o consórcio pode te ajudar.

Descubra se a valorização do imóvel compensa

O posicionamento do imóvel não vai influenciar apenas no bem-estar e no conforto das pessoas que residem nele, mas também vai refletir no preço de compra.

A incidência solar na residência com a fachada voltada para o norte implica valorização de até 10% quando se compara com os imóveis que são voltados para o sul. Tal diferença pode ser maior com as mudanças do mercado imobiliário.

Entretanto, é fundamental ficar atento para as armadilhas: não adianta pagar mais por uma iluminação excelente se ela for obstruída por outras construções ou prédios, causando sombras, certo? Atente para esse detalhe e faça uma análise minuciosa para ver qual é a melhor opção para você.

Sendo assim, não deixe de fazer várias visitas no imóvel em diferentes horários e dias. Essa simples atitude vai auxiliá-lo a tomar a melhor decisão e evitar surpresas ruins após a mudança.

Após analisar essas dicas, tente refletir profundamente e compreender suas necessidades para comprar um imóvel, com a consciência de que fez a melhor compra.

Adquirir um imóvel é um investimento muito grande, e você vai precisar de tempo para garantir a melhor decisão. Boa sorte!

Consórcio de Imóveis
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.