Saiba o que fazer para evitar infiltração na sua casa

Saiba o que fazer para evitar infiltração na sua casa

A infiltração geralmente é a parte da reforma que mais dá dor de cabeça aos proprietários de um imóvel.

Isso porque pode surgir em qualquer ambiente — especialmente em cômodos úmidos — e causar grandes estragos. Entre eles, a degradação de revestimentos, o deslocamento de reboco etc. Diante disso, fica evidente que a infiltração é um problema corriqueiro na vida de muita gente, não é mesmo? Pensando nisso, reunimos neste post informações para você entender como evitá-la. Confira!

Como identificar o aparecimento de infiltração?

A infiltração pode ser controlada em seus estágios iniciais, evitando danos maiores à construção.

Para isso, é importante ficar atento aos sinais que indicam que o imóvel precisa de reparos. Além das manchas e rachaduras,podem ser indícios de infiltração:

  • deterioração de revestimentos;
  • danos na pintura;
  • odores diferentes;
  • descolamento de pisos;
  • gotejamento;
  • poças de água sob pias;
  • curtos-circuitos na parte elétrica.

Ao encontrar algum desses problemas, preocupe-se em neutralizá-los o quanto antes — do contrário, é provável que voltem a aparecer mais tarde, causando ainda mais transtorno.

É importante ressaltar que nem sempre o vazamento de água terá origem na sua casa. Existem situações em que a infiltração ocorre devido a problemas estruturais no imóvel vizinho, sobretudo em prédios, visto que os apartamentos são germinados.

Se esse for o caso, o mais recomendado é buscar por um profissional da área para confirmar a desconfiança e, em seguida, entrar em contato com o vizinho para resolver o problema da melhor forma para ambos.

Leia também:

Como evitar infiltração?

As infiltrações podem ser evitadas antes mesmo de algum sinal de seu aparecimento. Durante a construção, o projeto deve ser verificado e os possíveis causadores neutralizados.

Se a construção já tiver sido finalizada, o ideal é analisar as prováveis causas do problema e pensar em soluções com o auxílio de materiais de qualidade e profissionais capacitados.

O que fazer quando já existe infiltração no ambiente?

Se não for mais possível evitar a infiltração, a dica é verificar de onde as manchas se originam. Uma parede com umidade no rodapé, por exemplo, mostra que não houve impermeabilização adequada no terreno ou uso incorreto da cola para revestimento. Por outro lado, manchas arredondadas próximas a registros ou canos costumam indicar pequenos vazamentos.

No entanto, independentemente da causa,a impermeabilização — melhor solução para evitar e resolver problemas relacionados à infiltração — precisa ser realizada rapidamente. Isso porque infiltrações podem danificar os móveis e estufar o revestimento, comprometendo a estrutura do imóvel e aumentando o custo dos reparos.

Qual é a importância da impermeabilização?

A impermeabilização é feita com o intuito de colmatar, vedar ou selar materiais porosos e suas falhas. Sua aplicação é realizada com a função de evitar a ação das intempéries — qualquer extremo nas condições climáticas — por meio de infiltrações em lajes, paredes, coberturas, muros etc.

Quando o responsável pela obra não é cuidadoso nessa etapa da construção, a estrutura do empreendimento fica em risco, ou seja, à mercê de infiltrações e suas consequências. Por isso, é fundamental ter um projeto específico para o processo de impermeabilização.

Quais são os tipos de impermeabilização existentes?

Existem dois tipos de impermeabilização:

Rígida

Os impermeabilizantes rígidos deixam áreas impermeáveis a partir da inclusão de aditivos químicos e agregados. Eles não funcionam em conjunto com os componentes estruturais, portanto não podem ser aplicados em superfícies sujeitas a grandes variações de temperatura. São ideais para galerias, subsolos e piscinas aterradas.

Flexível

Representada pelo conjunto de produtos aplicados em construções sujeitas à fissuração, a impermeabilização flexível costuma ser realizada com materiais compostos de polímeros e elastômeros.

O sistema flexível é perfeito para lugares sujeitos à grande variação de temperatura, como lajes, terraços, varandas, pisos frios etc.

As infiltrações surgem quando menos se espera. Desagradáveis, exigem que profissionais entrem em ação rapidamente.

Por isso, quem deseja evitar prejuízos à saúde — por conta do ambiente propicio aos fungos — e gastos exorbitantes com reparos, precisa realizar manutenções periodicamente.

Gostou de saber como evitar infiltração? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Então assine a nossa newsletter e receba as nossas novidades por e-mail!

Imagem Consorcio Embracon CTA
Que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.