Saiba como é a faculdade de relações internacionais

Saiba como é a faculdade de relações internacionais

Se você é daqueles alunos curiosos, adepto da leitura e se interessa por geopolítica, história e sociologia, tem o perfil dos estudantes da faculdade de relações internacionais. Esse é um curso que alia diversas áreas e desperta o debate entre diferentes pontos de vista sobre assuntos relevantes que estão acontecendo no mundo.

Com a globalização, as empresas estão cada vez mais se relacionando com seus clientes alocados em outros países. Assim, as barreiras espaciais foram rompidas por meio das conexões digitais e o comércio se expandiu.

Para encarar esse mercado de trabalho, é preciso estar preparado para atuar em transações internacionais, compreender as culturas e diferenças entre os países, além, é claro, de estar pronto para tomada de decisão. E esse é o foco principal da faculdade de relações internacionais. Quer saber um pouco mais sobre como funciona essa graduação? Acompanhe!

Leia também: Consórcio para pagar faculdade: o que é e como funciona

Foco da faculdade de relações internacionais

O curso de relações internacionais prepara o aluno para pesquisa, análise e entendimento das transações internacionais. O foco é interdisciplinar, ou seja, os profissionais precisam desenvolver habilidades nas áreas econômica e administrativa. Também precisam estar preparados para entender os cenários políticos.

O aluno deve desenvolver um olhar sobre o mundo globalizado, empreender nos negócios e ter noções de liderança de equipe. É preciso, ainda, aprofundar os conhecimentos em direito internacional, para entender as relações e transações econômicas entre os países.

Para formar um profissional de qualidade para atuar no setor de relações internacionais, o curso desperta no aluno a vontade de conhecer outras culturas e pensamentos.

Conheça 4 formas de pagar a faculdade

Duração do curso

O curso tem uma duração de quatro anos, divididos em 8 semestres letivos. Nesse período, os alunos são incentivados a conhecer a parte prática e teórica da profissão. As aulas costumam ser expositivas e permitem o debate entre professores e alunos sobre as questões políticas e sociais em relação ao mundo. Os quatro assuntos-base do curso são:

  • história;
  • economia;
  • direito internacional;
  • política internacional.

Áreas de atuação profissional

Um profissional de relações internacionais desenvolve habilidades para trabalhar em empresas públicas e privadas que tenham como foco o mercado externo. Algumas das principais carreiras são:

  • planejamento de ações em agências governamentais;
  • analista internacional de projetos e cooperação entre países;
  • importação e exportação no setor de comércio exterior das empresas;
  • diplomacia, para representar os interesses do Brasil em outros países;
  • acadêmica.

Mercado de trabalho

Com o crescimento das relações comerciais entre as empresas e o resto do mundo e também o surgimento das startups, o campo de atuação para o profissional de relações internacionais tem registrado um aumento no número de oportunidades.

As empresas privadas estão investindo cada vez mais em profissionais que possam assessorar as negociações no exterior. Outra característica, é estar apto a atuar no relacionamento e monitoramento dos investidores internacionais.

Durante o curso, os alunos são motivados a fazer pesquisas, desenvolver projetos, passar por um estágio obrigatório para se integrar ao mercado de trabalho e, ao final do quarto ano, desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Nesse momento, são incentivados a colocar os conhecimentos adquiridos em prática.

E aí, entendeu um pouco melhor sobre o que o estudante aprende na faculdade de relações internacionais? Então, que tal aproveitar a sua visita e assinar a nossa newsletter? Você vai receber informações fresquinhas diretamente na sua caixa de entrada!

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.