Revestimento de metrô: conheça essa tendência clássica e charmosa

Revestimento de metrô: conheça essa tendência clássica e charmosa

Uma forte tendência do design de interiores e da decoração atual é o azulejo de metrô, também conhecido como subway tile. Inspirações contendo revestimento de metrô são facilmente encontradas em redes sociais e mídias especializadas. A simpatia pelo material é facilmente entendida quando observamos um ambiente decorado com os tijolinhos — o local fica charmoso, elegante e ainda ganha um ar retrô. Para saber mais sobre essa tendência do mundo da decoração, continue a leitura. Você poderá conferir quais são as vantagens de usar o revestimento de metrôe ainda conhecer as aplicações mais comuns desse recurso. Veja também algumas das combinações de estilo que podem se encaixar na sua casa.

As vantagens de utilizar revestimento de metrô

O azulejo de metrô começou a ser utilizado nas estações do meio de transporte de grandes capitais como Londres, Paris e Nova York no início do século XX. Ainda hoje, o estilo é mantido nos embarques e desembarques dessas cidades. Além de charmoso, o subway tile se tornou uma forte tendência de decoração por terdiversas vantagens, como você poderá ler a seguir.

Durabilidade

O revestimento de metrô tem durabilidade maior do que outros materiais, como o papel de parede, e demanda menos manutenção do que a pintura. Portanto, só é preciso trocá-lo em caso de reforma. Por isso, recomenda-se que, no momento da compra, sejam adquiridos mais tijolinhos do que o necessário, para repor em caso de uma futura reforma.

Manutenção simples

Já a limpeza do material é muito simples:basta um pano úmido com detergente neutro e uma escova de cerdas macias para deixar o material com aspecto de novo. Em todo caso, é aconselhável consultar o fabricante do material para saber qual produto de limpeza é mais adequado para aplicação.Outra grande vantagem do azulejo de metrô é que, como ele é maior do que as pastilhas usadas em banheiros e cozinhas, por exemplo, gasta-se menos rejunte na aplicação do material. Essa característica também colabora com a limpeza, já que acumula menos sujeira.

Um material eclético e atemporal

O revestimento de metrô se encaixa nos mais diversos estilos. É um material eclético, que orna com ambientes monocromáticos, coloridos, sérios ou despojados. Geralmente, são utilizados em áreas molhadas, como cozinhas e banheiros. No entanto, há outras aplicações, como lavanderia e espaço gourmet.Você pode instalar os tijolinhos de uma cor só, como o clássico branco, com o rejunte contrastando com a cor do azulejo, e ainda destacando móveis e a decoração. Deixe a imaginação fluir e decore o ambiente de acordo com a sua personalidade. E não se preocupe! Por se encaixar facilmente nos ambientes, e combinar com diversos estilos,é que se constata que essa não é uma tendência passageira.

Aplicações

Por se tratar de um retângulo, há possibilidade de diferentes aplicações do azulejo de metrô. Cada uma delas tem uma proposta e muda o ambiente completamente. Algumas das aplicações são:

  • linha reta — podem ser colocados um ao lado do outro na horizontal ou na vertical;
  • espinha de peixe — as peças são colocadas na diagonal, criando triângulos que se encaixam;
  • intercalado — formando o famoso “L”, uma peça na horizontal e a outra na vertical.

Como você pôde perceber, o revestimento de metrô é uma tendência forte, mas que veio para ficar. Apesar de estar em alta e ser utilizada para criar ambientes modernos, o material tem a propriedade de criar uma decoração clássica com um toque vintage, além de permitir incontáveis combinações com outros componentes da decoração. Sem dúvidas, o subway tile é um ótimo recurso para quem quer investir na decoração de casa.Gostou deste artigo sobre como o revestimento de metrô é usual para a decoração? Aproveite a visita e saiba como funcionam os consórcios de serviços para reformas e construções!

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.