Quero comprar uma casa ou carro com consórcio. Por onde começar?

Quero comprar uma casa ou carro com consórcio. Por onde começar?

Já pensou em fazer um compra com consórcio?

Não é fácil planejar e se organizar para comprar bens como um carro ou uma casa. Por conta disso, muitos consumidores se frustram e acabam deixando de lado o objetivo de adquirir bens tão importantes em suas vidas.

Antes de comprar um carro ou uma casa é importante se planejar. É preciso entender o quanto de sua renda está comprometida com despesas, e de que forma diminuir ou eliminar gastos supérfluos.

Após essa etapa, é preciso ter consciência de que não se pode adquirir um bem material de alto custo se não puder pagar por ele. Quando se trata de financiamento, por exemplo, essa escolha pode se revelar custosa, já que o consumidor acaba tendo que arcar com os altos juros da categoria.

Consórcio para casa ou carro

Comprar sua nova casa ou seu novo carro com consórcio é uma ótima opção. Ele é mais barato que o financiamento, porque não apresenta juros no parcelamento, e é menos burocrático para realizar a contratação.

No final das contas, você economiza mais da metade do que pagaria com o financiamento bancário.

Muitos estão realizando o sonho de ter o primeiro carro ou imóvel com consórcio.

Porém, mesmo em uma categoria repleta de facilidades, é preciso ter planejamento e consciência para que os planos escolhidos não comprometam demais a sua renda.

Se você se organizar bem, as chances de fazer um ótimo negócio são garantidas.

Organize suas finanças

Essa é a base para planejar certinho a compra do bem que tanto deseja. Ao organizar suas finanças e fazer o possível para quitar as dívidas, fica mais fácil selecionar o melhor plano de consórcio para você.

Identifique as contas que podem ser diminuídas e, principalmente, eliminadas. Isso vai garantir que você tenha maior poder de investimento e, até mesmo, se antecipar para dar um lance. Dessa forma, vai obter a carta de crédito o quanto antes.

Existem metodologias específicas que funcionam para organizar bem as finanças. Uma delas é a regra 50-15-35, que funciona da seguinte maneira:

  • Você deve destinar 50% de sua renda para despesas fixas, ou seja, as que não têm como fugir;
  • 15% para investimentos, onde pode incluir o consórcio;
  • 35% para lazer e tudo aquilo relacionado ao prazer e bem-estar.

Defina suas metas

Após a difícil tarefa de organizar as finanças, determine suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazo.

Você pode definir o objetivo para um bem (casa ou carro), ou até mesmo as duas coisas. O automóvel, por exemplo, pode ser um bem a ser adquirido no médio prazo (de 1 a 5 anos), enquanto o imóvel se enquadraria numa proposta de longo prazo (mais de 5 anos).

Para ver a quantidade de parcelas exatas que se alinham com o seu planejamento financeiro, faça uma simulação no nosso site.

Uma das vantagens de se planejar com consórcio é a possibilidade de ser contemplado antes do término do plano. Isso pode acontecer de duas maneiras: pelos sorteios, que são realizados mensalmente pelas assembleias; e pela oferta de lance, momento em que todos os consorciados do grupo podem definir, antes da assembleia, o valor que dariam para adquirir a carta de crédito do bem escolhido.

Disciplina nos gastos

É preciso disciplina para ter foco nos investimentos. Sempre tenha em mente o que é prioridade para você e faça o possível para não comprar por impulsos. Ou, até mesmo, ser pego desprevenido numa situação emergencial.

Além dos investimentos, faça, também, uma reserva para gastos emergenciais. Isso evita o surgimento de surpresas desagradáveis.

Antecipe a contemplação no consórcio

Existem duas maneiras de ser contemplado no consórcio: pelo sorteio na assembleia ou pela oferta de lance.

Os sorteios são feitos a partir do número de cotas de cada participante, seguindo os números sorteados pela loteria federal.

Caso não queira depender de ser sorteado, ou esperar até a última parcela do consórcio para adquirir o bem, é possível dar o lance como oferta. Existem três modalidades:

  • Lance Livre: Neste modelo, você oferta o percentual desejado. O maior lance é o vencedor.
  • Lance Fixo: Aqui você oferta um percentual pré-definido: deve ser 50% ou 25% do valor total do crédito, se as regras do seu grupo permitir. Pelo lance fixo, há o benefício do lance facilitado, que permite a utilização de até 25% da carta de crédito para completar o lance.
  • Lance de antecipação: Você pode antecipar o valor que desejar. O saldo acumula para uma possível oferta de lance ou abatimento de parcelas.

Contemplação

A contemplação é a aquisição da carta de crédito com o valor que corresponde ao bem contratado.

Não é possível estimar a data exata de quando você será contemplado ao contratar o consórcio. Isso porque existem apenas duas maneiras disso acontecer: por sorteio ou por lances.

Por isso, a Embracon reforça: não acredite em nenhuma promessa de contemplação em tempo determinado. A única forma de antecipar a sua contemplação é com a oferta de lances.

O consórcio é livre de taxas de juros, algo bastante comum nos financiamentos. Entretanto, no caso de atraso de pagamentos das parcelas, a administradora aplica juros, com o interesse de preservar o interesse dos cotistas do seu grupo.

Caso queira tirar dúvidas sobre consórcio, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Ou faça uma simulação online no nosso site.

Consórcio de Imóveis
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.