Quer saber como organizar uma viagem? Aqui está o passo a passo!

Quer saber como organizar uma viagem? Aqui está o passo a passo!

Planejando curtir as férias ou o feriado prolongado em algum lugar diferente, mas não sabe por onde começar? Está em dúvida quanto aos destinos e um pouco incerto no que se refere à preparação dos roteiros? Independentemente do que for sua preocupação, preparamos este artigo para apresentar algumas dicas sobre como organizar uma viagem.

Seja no Brasil, seja no exterior, é importante que você tome determinados cuidados para evitar problemas e imprevistos . Do contrário, eles podem colocar toda a sua experiência a perder.

Confira este passo a passo com os principais pontos a considerar ao preparar-se para sua próxima viagem.

1. Confira quais são os documentos necessários

Ao organizar uma viagem, fique atento à localidade. Se a viagem pretendida for para algum dos países do Mercosul, o RG já será o suficiente para liberar a sua entrada. Porém, a atenção aqui deve ser para a data de emissão da carteira de identidade, que não pode ser superior a dez anos.

Para os demais países, será obrigatória a apresentação de um passaporte válido. Nesse caso, é preciso verificar também a questão dos vistos. Cada país tem as suas próprias regras, portanto, pesquise. E em hipótese alguma perca os documentos, especialmente o passaporte.

Quando chegar ao seu destino, as recomendações são duas: uma é guardá-los em uma "doleira", um tipo de pochete que fica escondida sob a camiseta. A outra é tirar cópias e nunca andar com os documentos originais.

Certifique-se de que eles estarão seguros no local em que você estiver hospedado. Se optar por um hotel, é provável que estarão, contudo, hostels ou albergues com quartos compartilhados podem não ser tão confiáveis. Veja na recepção se há algum guarda-volumes que pode ser trancado e acessado só por você.

2. Reserve as passagens e estadias o quanto antes

Não pense em deixar tudo para a última hora, especialmente as passagens e estadias. Assim que decidir para onde ir, faça as suas reservas o quanto antes.

Além de conseguir melhores preços, dificilmente você encontrará problemas em relação à falta de opções.

Leia também:

3. Contrate um seguro viagem

Nos casos de viagens internacionais, contratar um seguro viagem não só é uma boa ideia, como obrigatório em vários países. Se, porventura, você adoecer ou necessitar de qualquer apoio médico/hospitalar, esse serviço se responsabilizará por todos os custos.

Cabe salientar que em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e integrantes da União Europeia, o custo relacionado à saúde (consultas, medicamentos e diárias em hospitais, por exemplo) é muito alto — mas muito alto mesmo! Sendo um estrangeiro que não tem plano de saúde local, o seguro é a sua a salvação.

4. Verifique se há indicações de vacinas

Países da África e do Caribe (não todos) e algumas regiões do Brasil recomendam que o turista seja vacinado contra algumas doenças antes de entrar no território. Se a sua intenção é partir para lugares como esses, não se esqueça de verificar quais vacinas tomar.

Para a África do Sul, por exemplo, você só conseguirá embarcar se tiver em mãos o Certificado Internacional de Vacinação. Confira todas essas informações no site da Anvisa.

5. Faça o check-in com antecedência

Não espere para pegar filas nos balcões dos aeroportos: providencie a sua partida pela internet. Fazendo isso, você evita que um atraso causado pelo trânsito ou qualquer outra circunstância resulte na perda do voo.

Para concluir, lembre-se de levar dinheiro em espécie e um cartão de crédito. Para viagens internacionais, não é preciso nem falar que o seu cartão tem que ter bandeira internacional, certo? Mesmo assim, confira com seu banco se há necessidade de habilitação do uso no exterior.

Quanto ao dinheiro, você pode trocar o Real pela moeda local aqui no Brasil ou lá no destino, como preferir. Planeje-se para ter pelo menos uma quantia inicial para pegar um táxi no aeroporto ou cobrir qualquer custo menor.

Imagem Consorcio Embracon CTA

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.