Quanto tempo demoro para pegar meu carro no consórcio?

Quanto tempo demoro para pegar meu carro no consórcio?

Sabe quanto tempo demorar para pegar um carro no consórcio?

Carro é a modalidade mais comum de consórcio, por isso, muitas dúvidas surgem na hora de começar a pagar pela carta de crédito.

Uma pergunta muito frequente é: quanto tempo demora para pegar o carro no consórcio?

Como funciona o consórcio?

Antes de responder à pergunta, é preciso entender como funciona o consórcio.

Em linhas gerais, consórcios são sistemas de aquisição de bens em que pessoas com o mesmo interesse se reúnem para criar um tipo de poupança conjunta. Ela servirá para financiar os bens escolhidos pelos membros do grupo (os consorciados).

Este sistema é regulamentado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e deve ser regido por uma administradora de consórcios.

Mensalmente, são realizadas assembleias, em que os consorciados podem ser contemplados de duas maneiras: pelo sorteio ou pelo lance.

O consórcio é uma das formas mais vantajosas de adquirir o bem, porque não apresenta juros ao parcelar seu automóvel ou imóvel. Assim, fica bem mais fácil pegar um carro no consórcio do que com outras modalidades de crédito.

Existem taxas administrativas para a gestão dos consórcios, mas elas são bem mais atrativas que os altos juros dos financiamentos bancários.

Em um breve comparativo, é possível economizar mais de 50% dos gastos ao contratar um consórcio.

Assembleias de consórcio

É preciso acompanhar as assembleias para ser contemplado. Elas são realizadas com dia, hora e local previamente determinados pela administradora de consórcio.

O principal objetivo da assembleia é realizar a contemplação para os consorciados e informar ao grupo de consorciados o ocorrido durante o período. Falam sobre arrecadações, rendimento em aplicações financeiras, número dos consorciados já contemplados e a contemplar, e outras informações pertinentes.

É importante lembrar que todos os consorciados têm a mesma chance de serem contemplados.

Os sorteios são feitos a partir do número de cotas de cada participante, seguindo os números sorteados pela loteria federal.

Com o sorteio, o consorciado depende da sorte para adquirir o bem. Não há como prever quando a contemplação pode acontecer, portanto, desconfie de qualquer administradora que comercialize um tipo de serviço que preveja a contemplação (caso algum vendedor da Embracon ofereça algo semelhante, entre em contato com a nossa Central de Atendimento).

Lance para antecipar o carro

Isso não significa que é preciso esperar sempre até que seja contemplado. Afinal, você também pode adquirir o bem do consórcio por meio dos lances. Existem três modalidades:

  • Lance Livre: Neste modelo, você oferta o percentual desejado. O maior lance é o vencedor.

  • Lance Fixo: Aqui você oferta um percentual pré-definido: deve ser 50% ou 25% do valor total do crédito, se as regras do seu grupo permitir. Pelo lance fixo, há o benefício do lance facilitado, que permite a utilização de até 25% da carta de crédito para completar o lance.

  • Lance de antecipação: Você pode antecipar o valor que desejar. O saldo acumula para uma possível oferta de lance ou abatimento de parcelas.

O ideal é que você se organize financeiramente, para conseguir ofertar um lance e, assim, antecipar a contemplação.Portanto, avalie bem como você pretende adquirir o seu carro no consórcio. Com o devido planejamento financeiro, é possível fazer uma boa reserva enquanto vai pagando as parcelas do consórcio.

Veja qual é o plano que melhor se encaixa no seu orçamento e faça uma simulação no nosso site.

Imagem Consorcio Embracon CTA

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.