Quando reformar a casa: 5 sinais de que já chegou a hora

Quando reformar a casa: 5 sinais de que já chegou a hora

A nossa casa deve ser um lugar aconchegante e confortável, um ambiente onde possamos descansar após um longo dia de trabalho. No entanto, muitas vezes surgem problemas que deixam os moradores incomodados, como vazamentos, problemas elétricos, pinturas antigas, entre outros. Então, como saber quando reformar a casa?

Os sinais de que é preciso reformar a casa certamente vão aparecer com o tempo, gradativamente. É fundamental que eles não sejam ignorados, já que podem se agravar ou até mesmo causar danos estruturais na residência. Portanto, é imprescindível que se identifique e conserte todos os problemas assim que eles aparecerem, sem hesitar.

Tendo em mente a relevância de manter uma casa agradável e sem problemas, preparamos uma lista de sinais que alertam sobre a necessidade de uma reforma urgente. Confira e não deixe para depois! Boa leitura!

Saiba mais: Como contratar um arquiteto para a sua reforma?

1. Problemas elétricos

Os problemas com as instalações elétricas da sua residência podem indicar vários sinais. Se há quedas imprevistas e frequentes de luz, se os interruptores dão choque ou se os disjuntores desarmam com muita facilidade, a estrutura de eletricidade deve ser imediatamente revista.

Lembrando também que, quando as tomadas apresentam manchas carbonadas e aquecimento excessivo, não se pode fazer uso delas até que seja descoberto o motivo. A demora no conserto desses problemas pode causar curtos-circuitos, defeitos em aparelhos e eletrodomésticos e aumento na conta de luz.

Entenda como evitar dores de cabeça com obras e reformas.

2. Rachaduras aparentes

Uma simples rachadura pode parecer superficial, inocente e não aparentar nenhum perigo. No entanto, é aí que mora o problema. As rachaduras, em muitos casos, representam danos na estrutura do imóvel que podem ocasionar problemas maiores e perigosos. Alerta laranja de que é hora de reformar a casa!

Lembre-se de que encobrir rachaduras com produtos específicos só vai funcionar se o problema for superficial. Caso o dano seja estrutural, o reparo vai encobrir um problema mais grave, apresentando, portanto, uma falsa sensação de segurança. Por isso, o ideal é que você não corra riscos e busque um auxílio profissional, evitando surpresas desagradáveis.

Leia também: Reforma de banheiro: 3 dicas para fazer sem muita bagunça!

3. Problemas com o encanamento

As infiltrações ocorrem, na maioria dos casos, pela falta de impermeabilização qualificada. Um cano furado também pode ser a causa das infiltrações, por isso deve ser consertado imediatamente a fim de evitar o alastramento.

Não se esqueça de que esses problemas causam danos estruturais à casa. Logo, é fundamental que haja um cuidado logo no início do problema para que ele não se espalhe para os demais cômodos.

Veja: Saiba o que é tendência em decoração de quarto de criança.

4. Paredes estufadas

As paredes estufadas ou descascadas geralmente são resultado de uma pintura mal feita. Esse é considerado um dos problemas mais simples de ser resolvido ao reformar a casa. Antes de qualquer coisa, é preciso que se faça uma limpeza na parede, descascando-a por completo.

Após isso, uma camada de massa corrida é aplicada, para depois lixar toda a parede e pintar o local. Assim, os moradores poderão contar com uma parede limpa e sem falhas.

4 vantagens de usar o piso vinílico na casa.

5. Vazamentos

Os vazamentos são recorrentes em muitas residências. Pode até parecer um inconveniente simples de ser resolvido, mas, na maioria das vezes, a melhor solução é uma reforma. O banheiro é o local onde ocorrem muitos vazamentos, por exemplo. Existe a possibilidade de fazer a troca apenas do vaso sanitário, ou então optar por uma reforma, que vai deixar o local mais higiênico e agradável.

Os vazamentos também podem aparecer em tetos e lajes. Em casos assim, a necessidade de uma reforma é ainda mais urgente, já que ninguém quer se preocupar com goteiras toda vez que chover.

Saber quando reformar a casa é fundamental para garantir um ambiente confortável e uma melhor qualidade de vida dos moradores. Nem sempre os sinais de que a residência precisa de uma reforma são evidentes, por isso é importante sempre fazer uma análise com um profissional. Lembre-se de que deixar para depois pode transformar uma situação simples em uma bola de neve, resultando em muita dor de cabeça.

E aí, o que achou deste post? Percebeu que a sua casa está precisando de uma reforma? Quais são as partes que gostaria de reformar? Conte para nós nos comentários!

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.