Qual é a melhor data para casar e como escolher?

Qual é a melhor data para casar e como escolher?

Se você não vê a hora de comemorar o casamento com amigos e parentes, um ponto a ser considerado para uma festa inesquecível é a data para casar. Afinal, ela pode ser determinante para a presença de pessoas queridas nesse e ter um impacto significativo no planejamento financeiro.

E, além da celebração, você deve estar com muita vontade de curtir a lua de mel em um lugar maravilhoso. Lembre-se que visitar locais em épocas diferentes proporciona experiências diferentes.Destacaremos neste post fatores relevantes para você escolher o dia ideal para dizer o "sim". Confira!

Atente às estações do ano

Dependendo do local, a estação do ano pode ter um peso importante na organização. Entenda:

Verão

Se você pretende realizar o evento no verão, opte por uma festa mais informal, em que os convidados possam usar roupas mais leves e simples.

Além disso, caso pretenda chamar pessoas de outras cidades e estados, evite casar em janeiro. Nessa época, muitos viajam para aproveitar o calor nas cidades litorâneas. É válido lembrar, também, de servir comidas de fácil digestão, para que todos fiquem mais à vontade.

Primavera

Para quem sonha em se casar em uma igreja muito bem decorada e com flores lindas, o melhor período é a primavera. Com a temperatura mais amena, o casal pode até optar por um casamento ao ar livre. Ou escolher um local onde a natureza chame bastante a atenção dos convidados.

Outono

Não pense que só é possível ter a igreja e o salão decorados com belas flores na primavera. Isso também é viável no outono. A estação tem flores de tons mais quentes (laranja, castanho etc.) e são perfeitas para decorar o ambiente.

E, por ser um período de baixa demanda, no outono você pode encontrar cerimoniais por um preço mais em conta. E fazer a lua de mel dos seus sonhos por um valor que cabe no seu bolso. Assim, você economiza e aproveita os bons momentos da vida.

Inverno

Por outro lado, para quem deseja se casar em uma localidade com a temperatura mais baixa, uma boa alternativa é o inverno. A cerimônia e a festa podem exigir dos noivos e dos convidados trajes mais elegantes, o que torna o momento ainda mais marcante.

Com relação ao cardápio, opte por sopas ou fondue, que são comidas mais quentes. Dependendo do local, a decoração pode ter lareiras e muitas velas. Criatividade não pode faltar para o casal curtir esse momento fantástico.

Pense em um dia especial

Já pensou agendar o casamento para o dia em que se conheceram? Gostaria de comemorar esse momento em datas marcantes, como o aniversário? Sonhar não custa nada, não é mesmo?

Para o sonho se transformar em realidade, conte com o planejamento e o bom senso. Veja se a data escolhida torna viável a presença de pessoas especiais. Não adianta se casar em um dia importante para o casal, se poucos convidados poderão comparecer.

Avalie as datas tradicionais

Para os mais românticos, o casamento se torna ainda mais maravilhoso ao ser realizado em datas tradicionais. Você pode se casar em maio, o mês das noivas. Outra alternativa é junho, mês dos namorados.

Ao escolher a data com antecedência, você terá mais atenção com detalhes importantes para o casamento. Entre eles, local da cerimônia, local da festa, buffet, decoração e lista de convidados.

Aproveite um feriado

Se você tem muitos amigos e parentes que moram em outras cidades e estados, analise, com muito carinho, a possibilidade de o casamento ser realizado em uma data próxima a um feriado.

Por exemplo, imagine que o dia 1° de maio caia em uma sexta-feira. Nesse caso, vale a pena agendar o casamento para o dia seguinte (sábado). Dessa forma, vai permitir que os convidados possam se planejar para comparecerem à cerimônia e à festa com mais tranquilidade.

Escolher uma data para casar não é simples. Mas com organização, bom senso e vontade de curtir esse momento marcante ao lado de pessoas muito queridas, é possível tornar esse sonho uma realidade.

Se você gostou deste post, compartilhe-o nas redes sociais agora mesmo. Afinal, todos merecem ter uma cerimônia e uma festa de casamento perfeitos!

Imagem Consorcio Embracon CTA
E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.