Quais são as vantagens do consórcio de motos em 2022?

Quais são as vantagens do consórcio de motos em 2022?

A aquisição de motocicletas tornou-se mais favorável devido ao aumento das grandes cidades, que estão mudando a cada dia que passa. Afinal, o crescimento metropolitano nem sempre é acompanhado por uma melhor mobilidade urbana, obrigando os indivíduos a buscarem soluções mais flexíveis para seus deslocamentos. Porém, quando se trata de aquisições, a maior dúvida é: quais as vantagens do consórcio de motos?

Essa é uma pergunta natural, pois considera tanto a opção mais popular para os consumidores quanto a alternativa menos desejável, mas mais discutida, o consórcio. Dito isso, preparamos este conteúdo pensando em todos os pontos e curiosidades envolvidos nessa modalidade.

Ansioso por descobrir mais sobre a modalidade que facilitará que você estacione uma moto na garagem? Então, continue a leitura até o final deste artigo!

Vantagens do consórcio de motos

O consórcio de motos é uma forma de autofinanciamento, onde o próprio consumidor paga a totalidade da compra sem a necessidade de obter crédito de terceiros. Aqui, veremos em breve a primeira grande diferença entre consórcio e financiamento.

Veja, na sequência, cinco vantagens de participar de um consórcio de motos.

1. Compra totalmente programada

A compra de um bem durável, como uma moto, que agregará à sua propriedade e poderá usá-la por anos, requer muito planejamento. Embora as motos sejam geralmente mais baratas que os carros, seu custo está relacionado a um orçamento individual ou familiar.

Ao participar de um grupo, os membros do consórcio têm uma ideia pré-concebida de quanto tempo o programa vai durar, além de conhecer as condições do sorteio e dos lances.

Desse modo, ele pode optar por pagar as parcelas regularmente e esperar a contemplação quando for sorteado ou, então, oferecer um lance para tentar adiantar o recebimento do bem. Com isso, há certa margem de manobra para que o consorciado tome atitudes conforme as próprias necessidades.

Além disso, o consórcio de motos se torna um importante mecanismo de poupança de recursos, que poderiam ser facilmente gastos, caso não fossem destinados para a compra da moto.

2. Compra segura com consórcio de motos

Seja em tempos de prosperidade ou crise, é importante reservar uma parte de sua renda para construir patrimônio e garantir um futuro tranquilo. Se a pessoa não se importar em economizar, provavelmente gastará todo o dinheiro que ganhar para não construir uma reserva de valor.

Como é difícil para muitas pessoas economizar uma parte de sua renda todos os meses, algumas pessoas consideram o consórcio de motos como uma “poupança forçada”, afinal, eles têm que se comprometer com parcelas mensais em troca de benefícios.

Nesse aspecto, é importante aderir a um consórcio de uma administradora consolidada no mercado e que tenha aprovação do Banco Central do Brasil (BACEN) para atuar. Só assim o consorciado terá a certeza de que será contemplado e de que poderá usufruir do valor poupado.

3. Prazos maiores para pagamento

Uma das grandes vantagens do consórcio de motos é o fato de o comprador poder escolher o tempo mais apropriado para a aquisição do veículo. Você escolhe entre parcelas entre 25 e até 70 meses, o consorciado pode optar pelo plano que mais se adéqua à própria realidade financeira, sem que a compra programada pese no orçamento.

Além disso, a definição da duração do plano está ligada à quantidade de prestações, o que garante também a flexibilidade necessária para gerir as finanças das famílias sem o stress do financiamento tradicional.

Como você pode ver, a compra de uma motocicleta por meio de um consórcio oferece muitas vantagens ao consumidor, que se junta a outros interessados ​​no mesmo veículo, potencializando os benefícios dessa abordagem.

Quer comprar sua moto com todos os benefícios do mercado? Faça sua simulação com a Embracon e adquira seu consórcio de motos!