Quais os principais cuidados para realizar a manutenção da sua casa?

Quais os principais cuidados para realizar a manutenção da sua casa?

Talvez nunca na história as pessoas tenham ficado tanto em casa como no momento da pandemia de Covid-19. O isolamento social gerou consequências devastadoras para alguns tipos de negócio e forçou milhões de trabalhadores a se adaptarem para conseguir trabalhar no modelo home office.

Com isso, mais pessoas passaram a ficar em casa: tanto quem trabalha quanto, principalmente, quem estuda. E isso tem feito com que o índice de acidentes domésticos aumentasse de forma vertiginosa. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, crianças e adolescentes sofreram 112% mais com acidentes em casa ao longo de 2020 do que no ano anterior.

Alguns acidentes podem ser considerados leves e, com um ajuste no ambiente, evitáveis. Porém, outros tipos de acidente costumam ser mais graves e podem estar relacionados à manutenção da sua casa. Nesses casos, vale avaliar o momento para contar com a ajuda de um profissional e manter a sua casa o mais segura possível, para você, sua família e seus filhos.

A seguir, confira algumas dicas para a manutenção do seu lar.

Cuide da sua casa

Pelo menos uma vez por ano vale a pena dar uma boa olhada em toda a sua casa, para identificar o que pode estar gasto e o que pode ser consertado.

Algumas estruturas da área externa, por exemplo, podem necessitar de cuidados especiais. Um bom exemplo são os telhados de maneira, que correm o risco de passar por algum tipo de infiltração a longuíssimo prazo. 

Uma boa opção é investir em uma calha, para que a água da chuva escorra e não gere nenhum tipo de infiltração dentro da sua casa.

Verifique também possíveis rachaduras nas paredes, principalmente em locais mais delicados, como a estrutura da casa. 

Caso tenha algum tipo de receio, chame um profissional especializado para executar o serviço. Vale lembrar que todo serviço de prevenção ajuda bastante a evitar qualquer tipo de acidente doméstico, dos leves aos mais graves.

Atenção à parte hidráulica e elétrica

Pelo menos uma vez por ano é necessário limpar a caixa d’água e sempre ficar atento ao chuveiro de casa. 

Se você tiver algum tipo de seguro residencial, por exemplo, pode contar com a ajuda de um profissional para esses tipos de serviço. Não hesite em chamar, caso seja necessário.

Em relação à parte hidráulica, fique atento se nenhuma torneira está vazando e acompanhe de perto a conta de água. Caso se surpreenda com uma conta muito elevada, entre em contato com a empresa responsável pelo abastecimento de água na sua cidade: se for identificado algum tipo de vazamento na sua residência, você pode rever o valor da sua conta.

Outro problema comum de hidráulica é a pressão da água. Isso pode danificar algumas torneiras, principalmente se o seu bairro adota algum sistema de corte de água da rua pela noite, por exemplo. 

Em relação à parte elétrica, fique atento com a falta de tomadas em casa. Isso pode levar à necessidade de passar por mais fiação por conta de extensão, por exemplo - o que aumenta o risco de acidentes domésticos.

Caso sinta que a sua casa necessite de mais tomadas, procure o trabalho de um eletricista, para verificar os melhores locais para a instalação. Se puder, evite o uso de benjamins: por serem objetos de plástico, podem derreter, gerando uma situação perigosa de queimar a sua tomada. O mais indicado nesses casos é a utilização dos filtros de linha, ou as famosas ‘réguas’.

Cuidados na cozinha

O perigo de queimaduras é iminente quando se trata de acidentes domésticos. E vale lembrar que a cozinha é o lugar em que mexemos com água, fogo e diversos equipamentos de eletricidade, sem esquecer os objetos cortantes, como facas e garfos.

Nesse cômodo, nunca deixe os cabos de eletricidade à mostra. Isso evita que eles entrelacem com algumas panelas no fogão, por exemplo, e representem um perigo elétrico.

O uso do gás também precisa ser visto com atenção. Sempre verifique as bocas de fogão após utilizá-lo. Também é recomendado desligar o botijão de gás quando não estiver utilizando a cozinha, a fim de evitar o risco de uma boca de fogão acesa emitir gás por todo o ambiente.

Fique atento aos detalhes da sua casa

A melhor maneira de cuidar da sua casa é ficar atento, sempre que possível, a tudo que acontece.

O recomendado é, periodicamente, tirar um tempo para fazer uma limpeza bruta em todos os ambientes e cômodos do seu lar.

Se quiser manter a casa bem preservada, conserve bem o acabamento. Você pode pintar paredes que estão mais gastas, envernizar portas de madeira, para que mantenham a aparência de nova, e verificar se a hidráulica e elétrica atendem às suas necessidades.

Não tenha receio de fazer possíveis mudanças de móveis, por exemplo, para dar uma nova cara ao ambiente. E, sempre que necessário, conte com a ajuda de um profissional para realizar os serviços mais delicados, principalmente se tiver que mexer com canos, tomadas elétricas, fiação e diferentes tipos de instalação.

Já ouviu falar no consórcio de reforma?

Caso a sua casa necessite de uma boa manutenção, você sabia que pode contar com o consórcio?

Por meio do consórcio de serviços, você pode investir em cartas de crédito de até R$ 30 mil para renovar toda a instalação elétrica e hidráulica da casa, cuidar da decoração, enfim, realizar todos os serviços necessários para a completa manutenção da sua casa.

Trata-se de um investimento que ajuda a manter o seu lar sempre novo e repaginado, para que possa proporcionar mais conforto e segurança para toda a sua família. 

Quer saber mais? Faça uma simulação de consórcio de serviços e prepare-se para renovar todo o seu lar.
Simulação Consórcio Serviço