Quais as vantagens de ter um carro com central multimídia?

Quais as vantagens de ter um carro com central multimídia?

Há pouco tempo, ela estava presente apenas nos veículos mais caros e completos, mas, atualmente, já é encontrada até mesmo nos modelos mais baratos. Estamos falando da central multimídia, esse componente que deixou de ser um simples acessório e virou o sonho de consumo de muita gente.

Quer saber um pouco mais sobre a central multimídia e todas as vantagens que ela traz? Então, continue com a gente e não perca!

O que é uma central multimídia e como ela funciona?

Mais que um sistema de som e vídeo completo — como muitos diriam antigamente —, a central multimídia é uma conexão entre os ocupantes e o veículo. Em sua tela LCD touch screen, além de vídeos e músicas, é possível ter acesso a vários dispositivos e configurações do veículo, centralizando quase todas as funções.

Um grande diferencial que ela traz é a possibilidade da contratação de serviços, como seguro ou auxílio, principalmente quando já vem instalada de fábrica. Em alguns modelos, a seguradora recebe automaticamente um alerta se houver uma pane no veículo, acelerando o tempo de resgate.

Ainda assim, é possível instalar uma central multimídia em um carro que não tenha saído com ela de fábrica, e algumas são bem completas e funcionais. No entanto, automóveis que já saem com o dispositivo costumam ter mais recursos — e isso deve ser considerado antes de sua compra.

Quais são as vantagens da central multimídia?

Além de ser um centro de entretenimento com TV digital, disponibilizar um som impecável a poucos centímetros de você e deixar o painel de instrumentos muito mais elegante, a central multimídia traz uma série de benefícios. Vamos conhecer alguns dos principais?

Maior integração entre o motorista e o carro

De fato, essa é a maior vantagem da central multimídia: a sua integração com o motorista, os passageiros e a centralização dos comandos. Lembra-se de quando era preciso um botão para o ar-condicionado, outro para o rádio, mais um para o limpador do para-brisa, e o painel era uma confusão?

Hoje, todos estão disponíveis em uma tela LCD com uma bela interface gráfica, facilitando o acesso e deixando tudo mais bonito. Você tem informações sobre o desempenho do carro, clima, tráfego e outros dados úteis.

Que tal integrar a sua agenda telefônica ao veículo ou atender o celular pressionando um botão instalado no volante? Aliás, nem é preciso apertá-lo, em alguns casos.

Comandos por voz e GPS integrado

Outro atrativo da central multimídia é justamente o comando por voz. Nos modelos mais modernos, você simplesmente fala e a central executa o seu pedido, como atender ou fazer uma chamada via celular. Basta conectar o seu smartphone ao veículo via Wi-Fi ou Bluetooth.

O GPS integrado também é uma ótima vantagem da central multimídia. Quem já precisou viajar e usou o celular preso aos famosos “suportes multiuso” sabe a dor de cabeça que eles são. Graças aos comandos por voz, basta falar o destino, a origem e pronto: rota traçada, sem problemas.

Câmera de ré e sensores de estacionamento

As câmeras e sensores de estacionamento integrados também são muito bem-vindos. Quem nunca suou ao colocar um carro naquela vaga apertada, em meio a uma avenida movimentada e cheia de gente com pressa?

Ao engatar a marcha, a câmera de ré é acionada e a imagem é exibida na tela, auxiliando bastante na manobra.

A central multimídia deixou de ser um luxo e, atualmente, é um item essencial para facilitar a nossa vida ao dirigir, trazendo praticidade, segurança e lazer. Antes de comprar um carro, veja quais recursos esse sistema traz e, se o dinheiro ficar apertado, faça um consórcio e garanta o seu precioso automóvel.

Consorcio Embracon

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.