Os 5 primeiros passos para quem vai começar uma reforma

Os 5 primeiros passos para quem vai começar uma reforma

Antes de começar uma reforma é preciso checar e tomar certas atitudes para que tudo aconteça conforme o planejado. Caso a situação saia do controle, ela pode causar prejuízo e muita dor de cabeça.

Portanto, para evitar qualquer problema, confira os 5 primeiros passos na hora de começar uma reforma. Boa leitura!

Conheça o consórcio para reforma e confira as vantagens

1. Faça um planejamento

Faça uma lista de compras e coloque tudo o que achar necessário, desde materiais de construção e de decoração até serviços profissionais. Além disso, elabore desenhos que mostrem como você gostaria que os ambientes ficassem após a reforma.

Essa atitude minimiza imprevistos e ajuda na consulta de preços dos materiais e dos serviços necessários para a realização da obra. A lista ainda auxilia na contratação de um profissional, poupando tempo, e oferece um panorama da obra.

Consórcio para reforma Embracon: por que é uma boa opção?

2. Pesquise os preços

A pesquisa de preços é fundamental em qualquer processo de conta. Afinal, quem quer gastar mais ou pagar mais caro? No caso específico de uma obra é possível reduzir, consideravelmente, os custos. Ou, mesmo, evitá-los, pois sabendo as quantidades e materiais necessários para o processo você deixa de compra itens desnecessários.

Entendeu por que a lista era a primeira dica?  No entanto, vale ressaltar que compras durante esse processo podem acontecer devido a imprevistos. Fique atento.

3. Definir o roteiro da obra

Depois de fazer o planejamento, pesquisar os preços e fazer o orçamento, é preciso definir em qual ordem serão feitas as etapas da obra. Ter esse esquema em mãos facilita as decisões e a organizar melhor o seu tempo.

Em geral, o roteiro adotado é o de fazer primeiro a parte de demolição, depois, organizar o esquema elétrico e hidráulico, regularizar o piso e as paredes, o revestimento, instalação da iluminação, pintura, limpeza e, por fim, a decoração.

4. Planeje-se para acompanhar de perto a obra

É fundamental acompanhar de perto toda a reforma por dois motivos fundamentais: para fazer o controle de qualidade, fiscalizando se tudo está sendo feito conforme o planejado, e estar preparado para responder rapidamente a qualquer imprevisto.

Fazendo esse controle, você mantém o andamento da construção de acordo com o planejamento, além de tomar as providências cabíveis quando ocorrer algum problema, diminuindo ao máximo qualquer atraso. Sem essa atenção, a probabilidade de a obra fugir da sua gestão é muito maior.

5. Contrate um profissional da área

Obras de grande porte, como a criação de um espaço gourmet, necessitam sempre de um profissional capacitado. Principalmente se for realizada em um apartamento, pois são exigidos documentos específicos para esse empreendimento. Além disso, o especialista estará pronto para responder e solucionar todas as suas dúvidas.

No entanto, vale a pena fazer orçamentos com cada profissional para ter noção dos preços cobrados por eles. Outra dica é pedir a ele para ver alguns de seus trabalhos prontos, garantindo a observação do nível de qualidade que ele costuma empregar.

Muitas situações podem fazer com que seja necessário começar uma reforma, sejam problemas estruturais ou a insatisfação com a atual situação do imóvel. Nessa hora, é importante tomar as devidas precauções e fazer o planejamento, item fundamental para evitar problemas futuros. Assim, é possível finalizar a obra o mais rápido possível e desfrutar de bons momentos nesse novo lar.

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.