O que tem de tecnologia para caminhões?

O que tem de tecnologia para caminhões?

Os caminhoneiros enfrentam diversos desafios no dia a dia de trabalho: a distância de casa e os perigos da vida na estrada são apenas algumas das adversidades que esses profissionais essenciais enfrentam ao dirigir. 

No entanto, os avanços tecnológicos estão beneficiando as atividades dos motoristas. Com eles, os profissionais do setor podem exercer suas funções com mais segurança, economia e conforto. Então veja como a tecnologia nos caminhões pode facilitar a vida de quem transporta mercadorias nas estradas do país. Boa leitura! 

O melhor da tecnologia para caminhões 

Atualmente, é quase impossível encontrar uma área em nosso cotidiano que não seja afetada por dispositivos tecnológicos. O setor automotivo, e a tecnologia de caminhões em particular, é um bom exemplo. 

Tantas inovações mudaram a forma como as frotas são conduzidas e gerenciadas, garantindo que os motoristas sejam mais seguros e confortáveis ​​na estrada. No entanto, como veremos a seguir, isso não é tudo. 

Continue lendo para conhecer as principais tecnologias dos caminhões que já existem e dos que estão programados para chegar! 

1. Direção autônoma 

Veículos que não exigem motorista estão mais próximos da realidade. Engana-se quem pensa que esta inovação se limita aos modelos de automóveis de passageiros, porque já existem marcas a apostar em camiões autónomos. 

A direção é feita por sensores, câmeras e radar, dando ao motorista a liberdade de descansar ou se envolver em outras atividades enquanto estiver na estrada. O sistema realiza uma inspeção abrangente do caminhão, identificando obstáculos, placas de trânsito, pedestres e outras informações do veículo, como velocidade, direção, tamanho e localização. 

A tecnologia de caminhões também promete determinar rotas ideais, acelerar entregas, reduzir o consumo de combustível e diminuir o número de acidentes na estrada. No entanto, o objetivo não é substituir completamente o motorista, mas permitir que ele aproveite seu tempo quando a estrada estiver mais tediosa. 

2. Computador de bordo 

O dispositivo já existe há algum tempo em carros de passeio e está sendo instalado com cada vez mais frequência em caminhões. O computador de bordo é uma tecnologia de caminhões que facilita a verificação de diversas informações importantes, como cronômetros, relógios, quilometragem total e parcial e dados sobre possíveis falhas de componentes do veículo. 

Ele pode até ser usado para diagnóstico durante a manutenção, pois o registro em tempo real facilita a identificação de problemas. Além disso, a unidade avalia se o óleo precisa ser trocado, o que pode ajudar a prolongar a vida útil do motor. 

3. Softwares de gerenciamento de frota 

Os sistemas de gestão de frotas são projetados para simplificar o trabalho dos gerentes e são utilizados pela maioria das empresas de transporte. Ao reduzir a burocracia e eliminar as operações manuais, a solução facilita o controle do veículo, pois todos os dados podem ser adicionados e armazenados no próprio software. 

Além de garantir a integridade das informações, a manutenção preventiva dos caminhões pode ser acompanhada de perto, reduzindo custos e fornecendo contagens precisas de veículos para todos os serviços. Sem contar que o programa também pode criar relatórios baseados em estatísticas reais, o que melhora a eficiência da gestão. 

4. Sistema de roteirização 

Planejar um roteiro de viagem é um movimento de mercadorias muito popular. Isso porque proporciona mais segurança e reduz o tempo e o custo de entrega. 

A principal função do sistema de roteirização é otimizar a rota de viagem, pois é responsável por fornecer a melhor rota com base no mapa virtual. 

O uso de dados de geolocalização impede que os caminhões: 

  • utilize rodovias em más condições; 

  • trafegue em congestionamentos; 

  • corte os caminhos mais extensos; 

  • gere custos maiores para o negócio com pedágios, combustível e desgastes do caminhão. 

Vale ressaltar que essa tecnologia para caminhões facilita o cálculo dos custos de envio e reduz o tempo de entrega

5. Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) 

O ESC (Eletronic Stability Control) é uma das tecnologias de caminhão mais conhecidas, reduzindo a chance de derrapagem e capotamento nas curvas - um recurso indispensável para rebocar caminhões grandes e muito carregados, como graneleiros. 

O ESC utiliza duas funções principais: 

  • estabilidade dinâmica (DSP) — garante o equilíbrio do caminhão em trajetos molhados pela chuva, gelo ou neve e reage somente quando detecta pouca tração e o veículo precisa efetuar uma manobra; 

  • prevenção de tombamento (ROP) — reduz a incidência de tombamento do caminhão quando ele está transitando em solo seco e precisa frear repentinamente. 

Vale ressaltar que a partir de 2020, o controle eletrônico de estabilidade passou a ser obrigatório. Por isso corra para normalizá-lo, para não ter problemas futuros. 

6. Motores elétricos 

O pensamento sustentável contínuo incentiva o mercado automotivo a encontrar novas fontes de energia. Um deles é um caminhão com motor elétrico. 

Uma de suas vantagens mais significativas é a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Além disso, a geração de eletricidade é muito menos prejudicial ao meio ambiente do que a queima de combustíveis fósseis. 

Mas os benefícios não param por aí. Este tipo de motor é quase silencioso, o que ajuda a minimizar o ruído do trânsito e garante uma condução mais agradável. Sua manutenção também merece destaque, pois contém componentes e peças diferentes dos motores convencionais. 

7. Novas tendências no mercado de tecnologia para caminhões 

Existem muitas tecnologias sendo testadas no mercado, mas ainda não comercializadas. No entanto, é interessante aprender sobre eles: 

  • Vigilância por drones – cujo objetivo é melhorar a segurança do transporte de cargas, o que ajuda a identificar paradas bruscas e movimentos suspeitos; 

  • Tela de bloqueio - se conectar ao compartimento de carga para evitar roubo. Podem ser acionados por controle remoto, sensor ou manualmente; 

  • Smart Truck - trata-se da inteligência artificial que rastreia os paletes desde o carregamento até o destino final. A tecnologia também será capaz de gerar relatórios sobre as emissões de dióxido de carbono. 

O que achou deste artigo, preparado para tecnologia para caminhões? Se está pensando em comprar ou trocar seu caminhão, entre em contato com a Embracon e faça sua simulação conosco