O que saber antes de fazer uma abdominoplastia?

O que saber antes de fazer uma abdominoplastia?

Ficar feliz com o próprio corpo é uma forma de manter a autoestima elevada, não é mesmo? Por isso, mulheres e homens têm optado pela abdominoplastia. Essa cirurgia é utilizada para eliminar os excessos de gordura e de pele do abdômen. A famosa "barriguinha".

Para alcançar bons resultados, à princípio, é fundamental procurar um profissional com registro no Conselho Federal de Medicina (CFM) e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Também é recomendado que o médico tenha a qualificação de especialista (RQE) nesse procedimento operatório.

Neste post, vamos destacar diversos fatores sobre essa cirurgia plástica para você ter mais consciência e segurança ao realizá-la. Confira!

abdominoplastia: Veja como funciona

É uma cirurgia indicada para quem está com a barriga muito flácida em virtude da perda peso ou de uma gravidez. Os principais resultados desse procedimento são:

  • retirar a flacidez do abdômen;
  • fazer com que a barriga fique mais firme;
  • acabar com as estrias na região inferior do abdômen.

A abdominoplastia dura de 1h30 a 3h30 e começa com a aplicação de anestesia. Depois disso, é feito um corte horizontal entre o púbis e o umbigo, cujo formato e extensão variam de acordo com a quantidade de pele e gordura a ser retirada.

Dependendo do caso, é necessária uma segunda incisão nas proximidades do umbigo cujo objetivo é a correção da parte superior do abdômen. Ao término da cirurgia, os cortes são suturados e, posteriormente, os pontos serão retirados.

O período de internação é de, normalmente, 48 horas, assim o paciente pode voltar à rotina com facilidade. É comum as pessoas confundirem a abdominoplastia com a lipoaspiração. Esta prioriza aspirar o excesso de gordura em uma região do corpo. O procedimento envolve uma pequena incisão (aproximadamente 4 mm) e deixa cicatrizes quase imperceptíveis.

Entenda como é feito o pós-operatório

Durante o período de 15 a 21 dias é necessário bastante repouso e evitar ações bruscas, como dirigir um carro, trabalhar e pegar peso. Dependendo da complexidade da operação, o paciente pode ficar com os movimentos restritos até 1 mês.

Os hematomas podem demorar até 4 meses para desaparecer, por isso, o ideal é não frequentar a praia até a situação se normalizar. Além do mais, existe o risco de a exposição ao sol provocar manchas na pele.

Para que a recuperação seja mais rápida, o ideal é fazer sessões de drenagem linfática que devem começar 7 dias após a operação. Essa medida é importante para reduzir o desconforto e o inchaço provocados pela cirurgia.

Veja como manter o resultado da abdominoplastia

O investimento em uma cirurgia plástica não termina com a conclusão do procedimento operatório. Se você pretende manter o resultado, deve priorizar a alimentação balanceada, com foco em estabilizar o peso.

Da mesma forma, é muito relevante fazer exercícios físicos para fortalecer o abdômen e evitar a flacidez da pele. Antes de optar por um procedimento cirúrgico, a recomendação é ter muito planejamento para não comprometer as finanças e evitar problemas na vida profissional e pessoal.

Com certeza, a abdominoplastia é uma alternativa interessante para cuidar do corpo e fortalecer a autoestima. Uma pessoa feliz consigo mesma tem mais chances de se relacionar bem com os familiares, amigos e colegas de trabalho.

Se você está procurando formas de financiar uma cirurgia plástica, leia com bastante atenção, este post com tudo o que você precisa saber sobre os tipos de consórcio. Enfim, ficar bem informado pode ajudá-lo a ter mais qualidade de vida!

Imagem Consorcio Embracon CTA

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.