O que posso comprar com um consórcio?

O que posso comprar com um consórcio?

Quando pensamos na compra de bens de alto valor, sabemos que, na grande maioria das vezes, precisamos de algum tipo de liberação ou intermediação para a sua compra. Diferente de itens que utilizamos no dia a dia, que podem ser adquiridos com uma compra à vista ou com o uso do cartão de crédito, bens como casa, carro ou até mesmo diferentes tipos de serviço exigem maior tempo de pagamento.

Como forma de viabilizar esse tipo de compra, as pessoas oferecem garantias em troca de empréstimo para instituições bancárias. Outra forma de prosseguir é se organizando de forma que não dependa de ninguém: juntando um bom dinheiro para conseguir pagar à vista, por exemplo.

Uma das formas mais comuns de compra é por meio do financiamento. Ao recorrer às instituições financeiras, é preciso realizar uma série de procedimentos burocráticos para a liberação do valor para comprar o bem que se deseja.

Mas, não pense que é assim tão fácil. Além de comprovar uma renda considerável, as instituições exigem um valor de entrada acima de 15% do bem a prazo. Dessa forma, é possível parcelar a compra, com mensalidades em que são cobrados um alto valor de juros.

Outra forma de investir em um bem de alto valor é por meio do consórcio. Nessa modalidade, você define o valor do bem que quer comprar e a quantidade de mensalidades.

O bem é representado por um valor de carta de crédito. E, uma vez determinado este valor, o consorciado passa a realizar o pagamento para a administradora, que o coloca em um grupo.

Nos grupos são realizados sorteios mensais, para que todos os integrantes tenham iguais chances de contemplação. Nenhuma administradora que tenha autorização pelo Banco Central do Brasil (Bacen) pode garantir quando a contemplação vai acontecer: pode ser do primeiro ao último mês de pagamento da cota.

Caso o consorciado tenha interesse em ser contemplado com antecedência, pode tentar o lance, que é um valor a mais ofertado nos sorteios mensais para ter acesso à carta de crédito. Geralmente, o maior valor ofertado garante a contemplação, mas existem diversas formas para viabilizar a sua tentativa de lance.

Na contemplação, você tem acesso integral à carta de crédito, que dá poder de compra à vista do bem que deseja comprar. O valor é transferido diretamente ao proprietário. Aproveite essa possibilidade para fazer uma boa negociação na hora da compra do seu bem.

Agora que você sabe como funciona o consórcio, vamos mostrar o que é possível comprar com as cartas de crédito.

Consórcio de automóveis

Uma das modalidades mais procuradas quando se fala em consórcio é possibilitar a compra do carro.

Isso porque a história da indústria automobilística do Brasil está muito ligada à criação do consórcio. Em uma época em que o acesso ao crédito era mais difícil, funcionários do Banco do Brasil criaram o primeiro modelo de consórcio ainda nos anos 1950, possibilitando a formação de grupos para contemplação.

O modelo deu tão certo, que não demorou para as concessionárias e grandes fabricantes replicarem. Tanto que, até hoje, as pessoas procuram o consórcio para a compra do carro dos sonhos.

É possível facilitar a compra do primeiro carro ou até mesmo organizar a troca do seu modelo. Para isso, você pode dar o seu usado como lance para a compra de um zero km ou um seminovo com até cinco anos de utilização.

Consórcio de imóveis

Com o consórcio, você também pode realizar o sonho de ter a casa própria ou comprar o apartamento que sempre quis.

As cartas de imóveis podem ser divididas em até 240 mensalidades, afinal, estamos falando de bens que ultrapassam os seis dígitos.

Na verdade, é possível investir em imóveis de diferentes formas:

   • Investir em um terreno: uma ótima opção para quem quer construir a casa do zero, seja para moradia ou para aumentar patrimônio e alugar, por exemplo.

   • Comprar apartamento na planta: existem ótimas oportunidades de se comprar um apartamento antes de sua construção. E, com a carta de imóveis, você pode aproveitar essa oportunidade.

   • Comprar imóvel já construído: para quem já tem a casa ou apartamento em vista e deseja utilizar a carta de crédito para essa finalidade.

   • Investir em um imóvel comercial: também é possível utilizar a carta para comprar um ponto ou até mesmo construir um do zero. Dessa forma, você pode garantir uma renda extra ou realizar o sonho de tocar o seu próprio negócio.

Consórcio de moto

Com cartas de até R$ 15 mil, você pode investir no sonho de comprar a moto dos seus sonhos.

A grande vantagem é que você não precisa dar entrada e pode ser contemplado rapidamente, uma vez que não se trata de um valor tão elevado quanto o consórcio de automóveis e imóveis.

Consórcio de veículos pesados

Com o consórcio também é possível investir em ônibus, máquinas agrícolas e até caminhões, seja com o objetivo de montar uma frota ou simplesmente trocar por veículos mais novos.

Consórcio de serviços

A mais recente categoria de consórcio permite a realização de diversos tipos de serviços com a carta de crédito:

   • Viagens: é possível utilizar a carta para preparar aquela viagem em família ou, preferir um mochilão para conhecer novos países.

   • Estudos: uma boa forma de pagar pela faculdade, cursos de especialização, aprimoramento de idiomas ou até mesmo a realização de um intercâmbio.

   • Reformas: para quem deseja investir na decoração do lar, construir um novo cômodo, montar uma piscina, enfim, tudo para deixar a sua casa ou apartamento do jeito que você realmente deseja.

   • Cirurgias: para procedimentos estéticos, reparadores e cirúrgicos, como bariátrica, cirurgias plásticas, entre outros.

   • Festas: para organizar momentos inesquecíveis ao lado dos amigos e familiares, como primeiro aniversário do filho, debutante ou até mesmo o casamento.

Como pode-se ver, o consórcio oferece muitas possibilidades de compra, de forma flexível e que casa muito bem com o seu planejamento.

Faça uma simulação e desfrute de todas as suas vantagens, sem precisar comprometer seus rendimentos mensais.
Simulação Consórcio