O que posso comprar com o consórcio de veículos?

O que posso comprar com o consórcio de veículos?

Muitas pessoas acabam conhecendo o consórcio quando pensam na compra de um carro. Trata-se de um bem que as pessoas têm considerado cada vez mais, principalmente após a chegada da pandemia, para que possam se locomover com segurança e, principalmente, liberdade de um bairro ou até de uma cidade para outra.

Por ser um bem de alto valor, poucos têm um valor à disposição para a compra à vista. E, por conta disso, tentam parcelar a compra de alguma forma: sem o limite de cinco dígitos para a compra, as pessoas recorrem ao financiamento ou ao consórcio.

O financiamento permite parcelar a compra e ter acesso imediato ao bem. Para isso, uma instituição financeira verifica o poder de compra do interessado, faz uma análise de crédito e pede um valor de entrada, que geralmente corresponde a 20% do total do bem. Dependendo do seu score com o banco, você pode iniciar com um valor menor. Porém, quanto menor for a sua entrada, maior será o impacto dos juros na sua compra. Afinal, a instituição realiza a compra do bem com o vendedor e possibilita que o consumidor pague o valor do carro para o banco. E, com isso, um valor de juros é cobrado, fazendo com que o bem, a prazo, possa custar mais que o dobro de seu valor original.

Cada vez mais as pessoas estão cientes do quanto os juros são prejudiciais, principalmente a longo prazo. E, como solução, o consórcio se apresenta como a melhor forma de investir na compra do seu carro.

Você não precisa se comprometer com valor de entrada, nem de juros. O consórcio faz apenas cobrança de uma taxa de administração, que remunera a empresa por todos os serviços realizados, e o fundo de reserva, que é uma forma de cobrir os custos de possíveis inadimplentes.

Ao fechar o contrato de consórcio, você entra em um grupo, que reúne outras pessoas com interesse na compra de um veículo. Mensalmente, são realizadas as assembleias, que permitem a contemplação por meio dos sorteios ou com a oferta de um lance. Pelo lance livre, que é a modalidade mais comum, o maior valor define o contemplado e quita as últimas mensalidades da sua cota.

Ao ser contemplado e passar pela análise de crédito, você tem acesso à sua carta, que possibilita a compra do seu veículo. A carta de crédito tem poder de compra à vista, o que permite uma boa margem de negociação com a concessionária ou vendedor: quem sabe você não consegue um desconto de 5% a 10% no valor total?

Agora que você já sabe como funciona o consórcio, vamos explicar o que é possível comprar com a sua carta de crédito de veículos.

Compra de um carro zero km

Se você tem o desejo de investir em um modelo zero km, o consórcio é uma excelente opção.

Você pode utilizar a sua carta de crédito para a compra de um carro diretamente na concessionária. E pode escolher o modelo que desejar. A vantagem de um zero km é conseguir personalizá-lo à sua maneira, com opcionais que podem deixá-lo mais confortável e até com a escolha do final da placa (para quem mora em grandes cidades, onde se tem rodízio na semana, trata-se de uma escolha importante).

Outra vantagem do carro zero é que você conta com a garantia da concessionária para lidar com as primeiras revisões e dificilmente terá algum problema de manutenção - que costuma acontecer a partir dos 60 mil km rodados.

Porém, uma coisa não pode ser desconsiderada: a desvalorização do veículo, uma vez que, ao sair da concessionária, seu carro pode perder até 20% do valor final.

Compra de um seminovo

Como o carro é um bem de valor muito elevado, muitas pessoas consideram a compra de um seminovo.

O bom de comprar um seminovo é que seu índice de desvalorização costuma ser bem menor que o de um carro zero. Além disso, com o valor que você compraria um carro em uma concessionária, você pode comprar um modelo mais luxuoso, só que usado.

Porém, é preciso ficar atento às desvantagens: provavelmente você não terá mais cobertura da garantia da fabricante e terá que ficar atento às manutenções regulares. Por isso, pesquise com antecedência os valores a partir da Tabela Fipe e leve um mecânico de confiança antes de escolher o seu modelo, para que avalie as reais condições do carro: da lataria ao barulho do motor.

Faça agora mesmo uma simulação de consórcio de veículos e conte com todas as facilidades para investir na realização do seu sonho.