O que é necessário avaliar no Contrato de Consórcio?

O que é necessário avaliar no Contrato de Consórcio?

Para a maioria das pessoas, por mais que existam condições mais flexíveis, não é fácil comprar um carro ou realizar o sonho da casa própria. Um dos fatores predominantes é a dificuldade em poupar dinheiro para finalizar a compra de um bem que demanda uma grande quantia em dinheiro.

Caso você não tenha condições de fazer um pagamento à vista, uma excelente opção é fazer um consórcio, que se caracteriza por se encaixar em qualquer orçamento, uma vez que você pode escolher o número de parcelas e não paga juros.

Essa é uma modalidade que tem como principal vantagem fugir dos juros elevados e da burocracia para conquistar um bem de valor, por exemplo. Para ter sucesso dentro dessa categoria de compra, a recomendação é ter muita cautela ao fixar o valor das prestações, o que ajuda a evitar a inadimplência e o endividamento.

Neste artigo, iremos apresentar os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de fazer um consórcio. Saiba o que é necessário avaliar no contrato de consórcio!

Analise com cuidado a taxa de administração

Essa taxa consiste no valor a ser cobrado pela administradora para gerenciar o consórcio, a administradora é responsável pela:

   • Criação dos grupos de consórcio;

   • Definição das formas de pagamento;

   • Entrega dos bens;

   • Contemplações por lance;

   • Funcionamento dos sorteios;

   • Comunicação e checagem das documentações no momento da contemplação;

   • Transferência da carta de crédito.

Atente-se a identificação das partes contratantes

Antes da assinatura do contrato, é válido buscar informações sobre a administradora do consórcio. A empresa também precisa estar registrada no Banco Central do Brasil. O órgão é responsável por fiscalizar o setor e barrar a prática e funcionamento de empresas fraudulentas que procuram se aproveitar da boa-fé dos clientes.

Também é recomendado fazer uma busca no site do Procon e em outros veículos online especializados em consórcio e checar quais as administradoras que atuam com seriedade no mercado. Assim que escolher uma empresa para investir na compra de um bem ou serviço, é fundamental ter a garantia de que ela age dentro das melhores práticas do mercado.

Quanto mais você estudar sobre a administradora de consórcio, maiores são as chances de escolher uma empresa que possa prestar um atendimento do jeito que você merece - 100% acessível e de qualidade.

Importante: no contrato de consórcio sempre haverá reajustes

Muitas pessoas assinam o contrato de consórcio cientes de que não existe cobrança de juros, e isso facilita bastante o pagamento das parcelas mensais. Em contrapartida, isso não faz com que o consorciado esteja livre dos famosos acréscimos para quitar as prestações.

Isso acontece porque a carta de crédito precisa estar atualizada para manter o seu poder de compra, o que garante ao consorciado a compra do item em boas condições. Se tratando de imóveis, essa carta tem o valor atualizado com base no Índice Nacional de Custo de Construção (INCC).

Mesmo com essas atualizações nos valores, as parcelas do consórcio têm alterações bem menores se compararmos com as praticadas pelos bancos tradicionais, o que garante ao investidor mais segurança para administrar as finanças.

Seja paciente para aguardar a contemplação

Essa modalidade de compra possui um ponto que se diferencia dos demais: o longo prazo de espera. Transparência é tudo, e adiantamos que é muito difícil obter o bem de forma rápida, embora haja sorteios ou disputa de lances para contemplar os participantes.

Os grupos de consorciados tendem a contar com um grande número de interessados, o que dificulta ser sorteado pouco tempo depois da adesão.

Por isso, essa modalidade é ideal para quem está projetando conquistas futuras. O importante é sempre manter os pagamentos das parcelas em dia para participar dos sorteios e contar com a sorte para conseguir o bem desejado, caso não tenha valor para oferecer algum lance.

Avalie o bem a ser adquirido

É extremamente importante que o contrato de consórcio conte com regras bem claras para a utilização da carta de crédito. Muitas pessoas compram algum bem de valor maior ou menor do que estava previsto inicialmente. Mas neste caso, o processo pode ser praticado quando os itens são da mesma categoria (carro, imóvel, etc.).

Caso você tenha interesse em concretizar a compra de um bem ou serviço que apresente um valor menor, é possível utilizar os recursos da sobra para quitar gastos relacionados a tributos, cartórios, transferência de propriedade, por exemplo.

Se for o caso de querer um bem com valor maior, é necessário pagar a diferença. Nessa situação, avalie se o investimento não vai comprometer o seu orçamento financeiro. Dessa forma, evitará problemas para administrar as contas e as tarefas do cotidiano.

Ter consciência das responsabilidades envolvidas e dos procedimentos que irão garantir o sucesso do investimento é um fator indispensável para assinar o contrato de consórcio. Com planejamento e paciência, você tem mais condições de fazer um bom negócio e comprar o bem ou serviço desejado.

Tenha cuidado com a descrição do bem ou serviço

Qualquer equívoco pode fazer com que você tenha problemas ao assinar um contrato de consórcio. Para que esse tipo de coisa não aconteça, uma boa alternativa é avaliar, com bastante atenção, o que está escrito no contrato.

Com essa postura, você evita que aconteçam eventuais discordâncias sobre o bem ou serviço a ser disponibilizado. Ter cautela é fundamental para aumentar as chances de fazer um bom investimento. Existem diversos itens que podem ser adquiridos por meio de um consórcio, como:

   • veículos automotores (carros, caminhões, motos, ônibus, aeronaves, máquinas etc.);

   • bens imóveis (área comercial, casa, sítio, imóvel na planta ou construído);

   • pacotes turísticos e passagens aéreas;

   • cirurgias médicas, estéticas e de beleza.

O que não falta são alternativas para você aderir a um consórcio e pagar de forma simples e sem burocracia cada parcela. Só não se esqueça de se organizar para quitar as mensalidades em dia.

Se tiver interesse e quiser mais informações sobre consórcios, basta entrar em contato conosco. A equipe da Embracon está à disposição para tirar todas as suas dúvidas e deixá-lo mais tranquilo sobre essa modalidade de investimento. Queremos contribuir para você usar melhor o seu dinheiro e ter mais qualidade de vida!

Faça um consórcio e veja os benefícios.

Simulação Consórcio