O que é contemplação?

O que é contemplação?

Uma das maiores dúvidas que as pessoas que consideram o consórcio para a compra de um bem de alto valor (casa, carro, moto etc) ou serviço tem a ver com a contemplação. Afinal, diferentemente das outras formas de pagamento, como financiamento ou até mesmo compra à vista, com o consórcio você não sai com o bem na hora da compra.

Na verdade, o consórcio é um modelo que facilita o planejamento da sua compra. Ao fechar o contrato com a administradora, que é a empresa responsável pelo consórcio, você precisa contribuir mensalmente com a sua cota e integrar um grupo com outros consorciados.

A cada mês é realizada a assembleia somente com as pessoas do grupo. As assembleias são um evento crucial para o sistema de consórcio, afinal, é ela que define os contemplados.

Mas, você sabe o que é a contemplação dentro de um consórcio? Quais são as formas de se ter acesso ao seu bem? Vamos explicar tudo neste post, fique atento.

Como funciona a contemplação

A contemplação é o momento-chave em que o consorciado, ou seja, a pessoa que está pagando por sua cota, tem acesso à carta de crédito, que corresponde ao bem que selecionou para compra.

Para fazer essa liberação, a administradora precisa se assegurar de que o consorciado vai continuar comprometido com o pagamento das mensalidades. Isso porque, na grande maioria das vezes, o consorciado pode estar com a dívida em aberto com a administradora.

O consórcio funciona como um autofinanciamento, em que o pagamento de cada mensalidade é crucial. Quando uma pessoa deixa de pagar, coloca em risco o funcionamento do grupo inteiro.  

Por isso mesmo, a administradora realiza uma análise de crédito antes de liberar a carta de crédito na contemplação. Além de fazer uma consulta nos órgãos de proteção ao crédito, os dados pessoais também são checados, para garantir que o consorciado se mantenha comprometido com o pagamento de sua cota mesmo já tendo acesso ao bem.

Quando se é contemplado, significa que pode usar o valor da carta de crédito para a compra do bem. Neste caso, é preciso indicar para a administradora o bem e o proprietário, para que ela faça a transferência do valor integral da sua carta de crédito. Ou seja, o valor não passa pela conta corrente do consorciado.  

A grande vantagem da carta de crédito é que ela possui poder de compra à vista, o que dá uma boa margem de negociação. Em alguns casos, você pode ter até 10% de desconto nesse tipo de compra - um valor bem significativo, principalmente em bens de alto valor, como casa ou carro.

O valor da carta de crédito não precisa ser exatamente igual ao bem que você irá comprar. Portanto, se a carta tiver um valor maior que o bem, é possível utilizar até 10% para despesas burocráticas. E, se ainda sobrar, dá até mesmo para quitar as últimas mensalidades da sua cota.

Se o bem tiver um valor superior à sua carta de crédito, sem problemas. A administradora ainda permite a contemplação, e você pode negociar diretamente com o proprietário ou empresa responsável pelo bem a forma com que irá pagar o valor restante.

Quais são as formas de ser contemplado?  

Pelo consórcio, você pode ser contemplado de duas formas, que iremos detalhar a seguir.

Contemplação por sorteio

O sorteio é a forma mais comum de contemplação em um consórcio.

Nas assembleias, os sorteios são realizados mensalmente. Na Embracon, é utilizado o sistema da Loteria Federal. A administradora não pode prometer quando você será contemplado, a contemplação pode acontecer no início ou no final do seu consórcio.

Contemplação por lance

Se você não quiser aguardar o sorteio para ser contemplado, pode fazer uma proposta de lance. Funciona da seguinte maneira: pela Área de Clientes, você pode inserir um valor a mais que daria pela sua cota, com o objetivo de ser contemplado com antecedência.

Se o seu valor for o maior da assembleia (pelo lance livre), você é o contemplado, e a sua proposta é debitada pela administradora, quitando as suas últimas mensalidades. Mas, se outro consorciado fizer uma oferta melhor, sem problemas; o valor não é debitado, e você pode tentar o seu lance nos meses seguintes.

Para aumentar as chances de ser contemplado, aproveite para juntar um bom dinheiro e, assim, ter acesso com antecedência à sua carta de crédito.

Por mais que existam o sorteio e o lance, nenhuma administradora pode garantir quando o consorciado será contemplado. Isso pode acontecer nos primeiros meses ou até mesmo quando estiver perto de concluir o pagamento da sua cota.

Se quiser ser contemplado com antecedência, a oferta de lance é a melhor forma de ter essa garantia. Veja dicas de como fazer a sua oferta, para concluir mais rapidamente o pagamento da sua cota.

Simulação