O que é a contemplação?

O que é a contemplação?

No consórcio, a contemplação é o momento que permite ao consorciado ter acesso ao valor da carta de crédito que selecionou quando fechou contrato com a administradora.

Trata-se, na verdade, do momento mais esperado pelo consorciado. Afinal, é pela contemplação que ele possui acesso ao valor da carta de crédito, que vai permitir a compra do bem que selecionou.

Mas, como elas realmente funcionam? Quais são os tipos de contemplação existentes? Iremos explicar a seguir, confira.

Quais são as formas de contemplação

Todas as contemplações acontecem nas assembleias de consórcio. Assim que você fecha o contrato com a administradora, recebe o acesso da sua Área de Clientes, onde pode acompanhar a numeração que corresponde à sua cota, atualizar seus dados cadastrais e verificar os dias em que acontecem as assembleias.

A seguir, vamos explicar em detalhes como funcionam as formas de contemplação no consórcio.

Sorteio

Para realizar os sorteios da forma mais transparente possível, a Embracon conta com o sistema da Loteria Federal.

Os consorciados podem ser sorteados desde os primeiros meses até os últimos meses de pagamento da sua cota. Por conta disso, nenhuma administradora pode garantir quando a contemplação irá acontecer. Caso alguma administradora ou representante de consórcio prometa a data de contemplação, desconfie: você pode estar sendo alvo de uma fraude de consórcio, já que nenhuma empresa está autorizada a dar garantias desse tipo, de acordo com as regras do Bacen.

Caso queira ser contemplado com antecedência, a alternativa é tentar ofertar o lance - que iremos explicar a seguir.

Oferta de lance

Quem já ouviu falar de consórcio muito provavelmente já se deparou com o termo “lance”. Assim como acontece em leilões, por exemplo, em que cada interessado dá o seu lance com o objetivo de conquistar o bem que está sendo leiloado, o lance no consórcio funciona de maneira semelhante: dentro de um grupo, você pode ofertar um valor, com o objetivo de ser contemplado com antecedência.

Só que nenhum consorciado tem conhecimento dos valores que são ofertados com antecedência. Até um dia antes da assembleia, o seu valor de lance pode ser registrado na Área de Clientes.

Se o seu lance for aprovado, você passa pela análise de crédito e tem o valor debitado - que irá quitar as últimas mensalidades da sua cota. Porém, se outro consorciado tiver o lance aprovado, sem problemas: seu valor não chega a ser debitado, e você pode tentar nos meses seguintes.

Quanto maior o valor de lance, maiores são as chances de ser contemplado.

O que fazer ao ser contemplado

Depois de passar pela análise de crédito realizado pela administradora, você finalmente tem acesso ao valor integral da sua carta de crédito.

A cada ano, o valor da carta passa por reajustes, por conta da inflação. Essa medida protege o poder de compra do consorciado, que não sai prejudicado diante da atualização de índices como INCC ou IPCA, que interferem nos preços de bens e serviços.

A carta de crédito tem poder de compra à vista, o que permite uma ótima margem de negociação na hora de comprar o bem. Já pensou: um desconto de 10% de um bem que pode custar até 6 dígitos, como um apartamento, por exemplo? Você pode ter um desconto considerável.

E, caso o bem tenha um valor superior à sua carta de crédito, sem problemas. Converse com o proprietário ou empresa responsável pelo bem, para que possa negociar a forma de pagamento. A administradora permite a liberação do valor, e você pode negociar o que falta com o próprio vendedor.

Com todas essas vantagens, o consórcio se destaca como a melhor forma de investir em seu bem a longo prazo. Faça uma simulação e invista na realização do seu sonho, sem ter que pagar valor de entrada ou juros nas mensalidades.