O que comprar para morar sozinho?

O que comprar para morar sozinho?

Muitas pessoas passaram pela fase de sair da casa dos pais para conquistar os seus sonhos. Isso pode se materializar na compra de um carro, para sair sempre que quiser, ou até mesmo se aventurar em morar sozinho pela primeira vez.

Há um bom tempo, quando os filhos atingiam a maioridade, a primeira coisa a se fazer era encontrar um emprego estável e procurar um lugar para morar. Enquanto algumas pessoas procuravam o aluguel de forma temporária, outras já começavam a guardar o seu dinheiro com antecedência, ainda morando com os pais, até encontrar a melhor oportunidade para a compra da sua nova casa ou apartamento.

Um levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a partir do Censo 2010, revelou que as pessoas estão saindo mais tardiamente da casa dos pais e responsáveis. Em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, a média de homens que costumam sair para morar sozinhos é de 26 anos - para as mulheres, que costumam sair antes, a média é de 24 anos.

Além do mais, entre os mais jovens o maior sonho é comprar a casa própria. Um levantamento feito pelo Instituto Datafolha, em pesquisa encomendada pela plataforma imobiliária QuintoAndar, revelou que 91% das pessoas entre 21 e 24 anos sonham em ter o imóvel próprio - quando se considera, então, as classes mais baixas (D e E), o índice sobe para 92% entre essa faixa etária.

Tudo isso mostra que o fato de sair para morar sozinho representa uma das fases mais importantes e cobiçadas nas vidas dos jovens.

Inclusive, muitas pessoas que decidem sair mais tardiamente da casa dos pais também possuem esse desejo.

Mas, o que levar em consideração ao morar sozinho? O que é necessário comprar?

A seguir, vamos trazer algumas das principais opções, para que você tenha uma boa experiência na sua primeira mudança de casa.

Itens essenciais para quem vai morar sozinho

Na lista a seguir, iremos elencar alguns dos principais móveis. É importante considerar que você não precisa ter tudo de uma vez - senão, pode comprometer todas as suas economias.

Tenha paciência no processo de mudança e priorize o que for essencial para a sua moradia. Caso tenha condições de morar com os pais por um período mais prolongado, planeje as suas compras com antecedência, para que consiga ter uma vida financeira mais saudável nessa etapa tão importante de sua vida.

A seguir, vamos mostrar o que você pode comprar para os principais cômodos de sua casa.

Cozinha

Uma das maiores preocupações de quem vai morar sozinho é pensar na cozinha. Você não precisa montar a cozinha dos sonhos nas primeiras tentativas: comece de forma básica, garantindo que irá conseguir guardar e preservar seus alimentos e, é claro, comprar os utensílios básicos para que possa comer em casa.

Se você pretende economizar dinheiro ao longo da mudança, não caia na tentação de comer fora todas as vezes. Você vai gastar muito mais a longo prazo. Mesmo que cozinhar não seja a sua praia, é essencial manter a sua cozinha preparada para guardar alimentos básicos.

Ao morar sozinho, economizar ganha uma conotação ainda mais importante: portanto, considere fazer a sua própria comida e guardar seus mantimentos da forma mais higiênica e organizada possível.

A seguir, vamos mostrar quais são os itens que devem ser priorizados para a sua cozinha.

Geladeira

Independente da forma que você se alimenta - seja pedindo por aplicativo, fazendo por si próprio ou comprando congelado - a geladeira é um eletrodoméstico essencial em todos os lares.

É com ela que você vai armazenar não só comida, mas bebida e congelados. Você não precisa comprar a melhor geladeira do mercado, mas vale a pena investir em uma frost-free, ou seja, que não possui a necessidade de degelo (que pode dar um trabalhão!).

Leve em consideração seu hábito de consumo na hora de escolher a geladeira e opte por um modelo que atenda às suas necessidades. Se você vai morar com toda a sua família, aí sim, pode considerar um modelo maior e mais robusto, que caiba mais alimentos e bebidas.

Fogão

Ter um fogão em casa é quase tão importante quanto se ter uma geladeira. Em média, o fogão custa menos do que a compra de uma geladeira, por exemplo, mas não deixa de ser um item essencial em qualquer cozinha. Por mais que você pense no micro-ondas, tem coisas que somente um fogão pode fazer por você.

Com a compra de um fogão, considere também o botijão de gás. Para quem mora sozinho e não tem o costume de cozinhar diariamente, um botijão pode durar até seis meses.

Micro-ondas

Se você sabe que irá passar a maior parte do tempo fora de casa - e deve chegar apenas para esquentar a janta, por exemplo, ou fazer algo mais elaborado na cozinha aos fins de semana - ter um micro-ondas ajuda bastante na praticidade do dia a dia.

Embora o fogão também possa ser utilizado para esquentar o que já foi pronto, o micro-ondas é mais prático e de fácil manuseio.

Armário de cozinha

Afinal, onde você vai guardar os utensílios da sua cozinha? Leve em consideração o espaço disponível na sua cozinha para a compra de um armário. Algumas casas e apartamentos já vêm com este móvel embutido. Se for o seu caso, melhor ainda, porque representa uma despesa a menos.

Mas, se não tiver onde guardar seus pratos, talheres e panelas, considere a compra de um móvel, por mais compacto que seja. Você não vai querer deixar os itens espalhados pela sua cozinha, não é verdade?

Utensílios básicos

Para quem vai começar a vida morando sozinho, o simples pode ser o suficiente - pelo menos nos primeiros meses. Coloque em sua lista a compra de pratos, talheres, copos e um jogo básico de panelas, para fazer as coisas do dia a dia.

Mesa e cadeiras

Embora comer na sala seja um hábito cada vez mais comum - especialmente para quem mora sozinho - ter mesas e cadeiras pode fazer toda a diferença para os hábitos que irá ter dentro de seu novo lar.

Algumas casas e apartamentos possuem a opção de cozinha americana, o que tira a necessidade de comprar uma mesa; apenas um banquinho na altura da bancada já é o suficiente.

Mas, se a ideia é receber mais pessoas ao longo dos dias, invista na compra de um jogo de mesa com cadeiras.

Quarto

Seu lugar íntimo também precisa de um bom investimento. Priorize o conforto, mas tome cuidado com os excessos. Para que você mantenha o foco, vamos mostrar o que é essencial comprar na hora de montar o seu quarto em seu novo lar.

Cama e roupas de cama

Todos precisamos de um lugar confortável para dormir. Portanto, invista em uma cama de qualidade onde você possa passar por noites tranquilas em seu novo lar.

Pense muito bem se vai comprar uma cama de solteiro ou uma cama de casal. E, depois dessa decisão, compre também travesseiros, roupas de cama e fronhas em quantidade suficiente para que você tenha uma rotina de higiene com as trocas de roupas de cama.

Guarda-roupa

Um guarda-roupa é essencial para você manter todas as suas roupas guardadas e limpinhas. Pense no espaço que ele vai ocupar do seu quarto e se ele comporta a quantidade de roupas que possui.

Lavanderia

Na hora de morar sozinho, os itens de lavanderia também são essenciais para a sua nova jornada. Se a ideia é morar em uma casa, uma lavanderia básica precisa ter os instrumentos necessários para que você lave e seque sua roupa, além de armazenar os produtos de limpeza para a sua casa. Mas, se decidir morar em um apartamento que possui lavanderia comunitária, pode focar apenas nos produtos de limpeza que irá utilizar.

Máquina de lavar

Por muitos anos era necessário lavar a roupa na mão. Isso dá um baita trabalho: já imaginou pegar aquela calça jeans que você usou na semana e passar um bom tempo esfregando a sujeira?

Por isso mesmo, a máquina de lavar se tornou item indispensável em nossas vidas. Elas dão praticidade ao dia a dia ao permitir lavar, torcer e deixar pronta para o varal. Invista em uma máquina que atenda às suas necessidades básicas, principalmente as que possuem o ciclo completo de limpeza.

Banheiro

Outro cômodo extremamente importante é o banheiro. Dependendo do local em que for morar, talvez seja necessário comprar um box, ajustar a pia, enfim, cuidar de partes estruturais para que fique o mais confortável possível. Mesmo se este for o seu caso, você não precisa se preocupar com isso nos primeiros meses em que for morar sozinho.

Para este cômodo, vamos listar apenas o essencial para essa primeira fase.

Jogo de toalhas

Pense em toalhas de rosto e toalhas de banho. Compre o suficiente para que consiga ter um ciclo: afinal, enquanto algumas estiverem lavando, você vai utilizando outras.

Cesto de lixo

Você não precisa gastar tanto para isso. É possível comprar uma unidade com pouco dinheiro, sem ter que comprometer suas economias.

Itens de higiene

Papel higiênico, sabonete, escova de dente, xampu… Esses itens serão recorrentes na sua nova rotina e, claro, você precisa ficar atento a esse tipo de compra.

Sala

Muito provavelmente a sala será um dos seus cômodos favoritos em seu novo lar. Você pode começar com poucas coisas e incrementar ao longo do tempo, conforme suas finanças entrarem mais em ordem. Veja a seguir o que priorizar.

Televisão

A TV costuma ser uma boa companheira para quem passa a morar sozinho. Pense muito bem no seu objetivo com a TV: se deseja assistir canais livremente, precisa considerar os custos com TV a cabo que, inicialmente, podem comprometer demais o seu orçamento. Só considere essa opção caso passe muito tempo em casa e consiga desfrutar da quantidade de canais ofertados pelas operadoras.

Caso tenha acesso à internet ou videogame, aproveite para utilizar ferramentas como os serviços de streaming, por exemplo, que têm um valor mais em conta comparado à TV a cabo.

Hack

Necessário para organizar as coisas que compõem a sua sala: se tiver CDs, livros ou jogos de videogame, por exemplo, pode organizá-los em um único móvel. Veja o que mais combina com os elementos da sua sala e com as coisas que possui.

Sofá

Um ambiente aconchegante precisa de um sofá confortável. Se você tem o hábito de assistir bastante TV, considere a compra de um sofá-cama. A vantagem é que você garante um lugar caso uma companhia, amigos ou familiares venham dormir na sua nova casa.

Itens de decoração

Por mais que não seja tão importante quanto os itens anteriores, a decoração deixa o ambiente mais leve e personalizado, do jeito que você gosta. Plantas, quadros, fotografias, espelhos e diferentes tipos de artesanato podem tornar o ambiente mais aconchegante. Assim, você terá motivos de sobra para aproveitar o lar do jeito que sempre quis.

Dicas importantes para quem vai morar sozinho

Para muitas pessoas, morar sozinho é uma decisão bastante emocional. Muitas pessoas querem o quanto antes conquistar a liberdade e montar o seu espaço do jeito que sempre sonhou.

Porém, é importante tomar alguns cuidados. Trata-se de uma fase repleta de aprendizados (para quem vai fazer isso pela primeira vez).

A seguir, vamos dar algumas dicas importantes para que esta experiência seja aproveitada da melhor forma possível.

Pesquise o imóvel com antecedência

Algumas pessoas fazem de tudo para apressar a sua mudança para um novo local. Por mais que você esteja disposto a ter uma nova experiência, morar sozinho requer muitos cuidados.

Um dos principais está na escolha do imóvel em que vai morar.

Atualmente, existem muitas ferramentas que facilitam a visualização do local em que deseja morar. Você pode fazer isso de forma online, acessando as imagens do local e conferindo os comentários de moradores anteriores.

Veja se o local atende a requisitos importantes que você tenha estipulado, como:

  • Será que a localização é boa para o transporte público - principalmente próximo de metrôs, hospitais, padarias, mercados etc?

  • Converse com os moradores e veja os índices oficiais de segurança na região;

  • Veja se o local fica próximo de atividades culturais que queira fazer aos fins de semana, como parques, centros culturais, áreas de lazer etc.

  • Entenda como é a vizinhança, se o local tem muito barulho, entre outras características, para que tenha um bom convívio

  • Pesquise se o local tem bom acesso à internet, principalmente se a ideia é trabalhar de home office. Afinal, você precisa assegurar uma boa conexão para exercer a sua função de forma adequada.

Faça um bom planejamento financeiro

Não apresse as coisas em busca de morar sozinho. Fazer um planejamento é a forma mais saudável de prosseguir com essa etapa tão importante em sua vida.

O ideal é guardar com antecedência um bom valor em uma conta apartada da sua conta corrente. Tenha em mente que este valor será utilizado para a sua mudança, para que seja feita de forma segura.

Antes disso, tenha uma planilha para controlar seus gastos e seus rendimentos. Você pode separar seus gastos como receita e despesas. Tenha o hábito de, pelo menos uma vez por semana, atualizar a sua planilha com os seus gastos correntes. Coloque suas compras de cartão de crédito, gastos com serviços como streaming e TV a cabo, despesas com lazer no fim de semana e até mesmo o cafezinho que costuma tomar na padaria.

Essa listagem é importante, porque permite visualizar quais são os seus principais gastos mensais. Dessa forma, você pode ter um plano de ação para economizar no que for preciso a fim de realizar o seu sonho de morar sozinho.

Tenha um bom senso de organização

Conseguir guardar dinheiro exige, sim, organização. Mas, quando o assunto é morar sozinho, a organização ganha uma conotação ainda mais ampla.

Quando for efetivamente fazer a mudança, veja com antecedência os valores de carreto e prepare-se para este momento. Caso tenha tempo, leve as coisas aos poucos, para que consiga se organizar de forma adequada em seu novo lar. Tente ver quais são os melhores espaços para deixar as suas coisas e compre seus novos itens aos poucos, sempre conforme a sua necessidade.

Seja paciente

Como já antecipamos, a paciência é importante nessa fase. Determine com antecedência o que comprar, para aos poucos deixar o seu lar do jeito que realmente deseja.

A não ser que tenha um bom dinheiro guardado ou condições para comprar tudo de uma vez, você vai ter que adquirir suas coisas aos poucos. Trata-se de um processo. Conte com a experiência dos seus pais e familiares para realizar as compras necessárias para o seu novo lar.

Como o consórcio pode ajudar quem mora sozinho

Enquanto algumas pessoas se aventuram para morar sozinho com a motivação de sair da casa dos pais, também existem pessoas que vêm de outros momentos: pode ser após o término de um relacionamento ou simplesmente porque teve que viajar para outro estado, por conta da situação profissional.

Seja como for, não deixe-se levar demais pela empolgação. A melhor forma de determinar um ritmo saudável para o que deve ser gasto é controlando suas finanças. Você pode contar com uma planilha de gastos ou até mesmo com aplicativos que ajudam no controle do seu dinheiro.

Quanto mais você se planejar para essa nova fase da vida, melhor. E, para isso, o consórcio se apresenta como uma ótima opção a seu favor.

Com a criação do consórcio de serviços, você pode investir em algo extremamente importante para o seu novo lar: sua reforma ou decoração total.

A utilização da carta de crédito para reforma é a mais selecionada pelos consorciados que optam por serviços. Afinal, manter a casa ou apartamento do jeito que realmente deseja necessita de planejamento e um bom investimento.

Fazer um consórcio de serviços é muito simples. Basta escolher uma administradora com autorização do Banco Central do Brasil (Bacen), como a Embracon, e seguir com o processo de simulação.

Basta inserir o valor de carta de crédito, que equivale ao total da reforma, e a quantidade de mensalidades no consórcio de serviços. Imediatamente você já sabe quanto terá que investir mensalmente. Você pode fazer a simulação quantas vezes for necessário, até definir o melhor valor de mensalidade.

Com a assinatura do contrato, você participa das assembleias mensais e pode ser contemplado tanto pelos sorteios, quanto pela oferta de lance, que é um valor a mais que cada consorciado pode tentar, em busca de antecipar sua aquisição. O maior valor de lance define o contemplado da assembleia.

Além da reforma, o consórcio também possibilita a realização do sonho de quem deseja comprar o seu imóvel. Com cartas de crédito de até R$ 500 mil, você pode utilizar a carta de crédito para a compra da sua casa, apartamento (na planta ou decorado) ou até mesmo um terreno para construir.

Como diferencial, o consórcio de imóveis permite a utilização do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para a oferta do seu lance.

E aí, que tal planejar do começo ao fim o seu novo lar? Faça uma simulação de consórcio de imóveis, caso queira investir no seu novo lar, sem ter que se amarrar ao aluguel. E, se tiver a sua casa ou apartamento, conte com o consórcio de serviços para decorá-lo da forma que tanto sonhou.