Motivos para ter um barco

Motivos para ter um barco

Alguma vez você já pensou em investir em um barco? E se pra você isso é uma novidade, pode ficar despreocupado. Vamos te apresentar 5 bons motivos para comprar um barco.

Confira!

É bom para o cérebro

Para manter a mente afiada é necessário exercitar o cérebro, e uma das melhores maneiras de fazê-lo é aprender coisas novas, como navegar.

Confira algumas coisas que você aprende navegando:

- Vocabulário náutico;

- Regras do governo sobre navegação;

- Manobra de embarcação, como atracar e desatracar;

- Combate a incêndio;

- Primeiros socorros;

- Noções de sobrevivência e segurança no mar, rios, lagos e lagoas;

- Comunicação na navegação;

- Operação dos sistemas de navegação por satélite (GPS)

- Ler tábua de marés;

- Meteorologia;

- Navegação Astronômica;

- Navegação Eletrônica.

Uma forma diferente de se divertir

As opções de lazer que um barco oferece são muitas: desde um simples passeio pela costa até a visita a uma praia que só pode ser acessada pelo mar, além de festas a bordo, pesca no mar e mergulho em belos pontos com equipamento ou apenas o snorkel.

Outro destaque são os esportes náuticos: ski aquático, wakeboard, wakesurf e wakeskate. Você ainda pode levar a bordo sua prancha de Stand Up Paddle e remar em qualquer lugar, contando com a segurança de um barco por perto caso você se canse.

E, nos pontos mais badalados do litoral e do interior, é possível encontrar uma boa balada náutica.

Reúne a família

Até existe quem prefira navegar sozinho, mas boa parte da diversão para muitos é unir as pessoas queridas no barco. E com tantas atividades para aproveitar a bordo, não é difícil envolver todos os membros da família em pelo menos uma delas.

Crianças e jovens podem aprender com os pais as primeiras noções de navegação e como cuidar de um barco, criando, quem sabe, uma nova tradição na família.

Combate ao estresse

Uma rotina estressante faz mal para a mente e para o corpo, por isso é importante dedicar as horas livres a atividades relaxantes. Diversas pesquisas indicam que o contato com natureza ajuda a aliviar o estresse, logo nada como subir a bordo e passar o dia observando e ouvindo o som do mar ou das águas dos rios e represas.

É totalmente acessível

A ideia de que barcos são apenas para milionários está ou deveria estar ultrapassada. Os estaleiros estão fabricando cada vez mais lanchas mais acessíveis e com maior custo-benefício, sendo possível encontrar barcos para iniciantes no mercado náutico pelo mesmo valor que um carro popular.

Além disso, pode-se optar pelas embarcações seminovas, que têm um preço ainda mais atraente. É claro que é preciso tomar alguns cuidados quando se compra um barco usado, mas esse cuidado só traz ainda mais tranquilidade para fechar o negócio.

Ainda é possível aderir à compra compartilhada de embarcações. Você pode comprar a lancha em parceira com um ou mais amigos, ou procurar uma empresa que trabalha com a venda de cotas de embarcações. Assim você paga apenas uma parte do preço do barco e ainda divide os gastos com manutenção, marina, combustível etc.

Simulação