Motivos para fazer um consórcio

Motivos para fazer um consórcio

Em determinado momento da vida, é comum que as pessoas planejem a compra de um bem de alto valor, como um carro ou uma casa. Isso requer muito planejamento e, em determinadas situações, até mesmo um pouco de urgência. 

Embora nem todas as pessoas tenham o dinheiro à vista para compras desse tipo, isso não significa que contrair uma dívida, um empréstimo ou até mesmo recorrer ao financiamento, que cobra valor de juros nas mensalidades, sejam as melhores opções. 

É possível, sim, planejar a compra de um bem sem comprometer seus rendimentos mensais por meio do consórcio. 

Com o consórcio, você não sai com o bem na hora que fecha o contrato. Porém, tem a possibilidade de escolher o valor da carta de crédito, que corresponde ao total do bem, que faça mais sentido para você. Ah, e você também seleciona a quantidade de parcelas a pagar. 

O consórcio não faz cobrança de entrada ou de juros nas mensalidades. Só é cobrada taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio por todos os serviços realizados, como formação dos grupos, entrega das cartas de crédito etc; e de fundo de reserva, uma espécie de garantia de que os integrantes dos grupos serão contemplados.  

Ao fechar o contrato, você entra em um grupo e participa das assembleias, onde pode ser contemplado de duas formas: por meio dos sorteios ou com a oferta de um lance, que é um valor a mais que cada um pode tentar com o objetivo de antecipar sua contemplação. O maior valor de lance define o vencedor. Caso outro consorciado faça uma oferta maior, seu valor não é debitado, e você pode tentar a sua oferta novamente nos meses seguintes - uma boa oportunidade para juntar um valor ainda maior e, assim, aumentar suas chances de ser contemplado

Com a contemplação, você pode utilizar a carta de crédito para a compra do bem que selecionou. Como vantagem, a carta dá poder de compra à vista, o que permite uma boa margem de negociação

Mas, será que o consórcio realmente é para você? A seguir, vamos mostrar alguns dos principais motivos para se fazer um consórcio. 

Bom para planejar sua compra 

O consórcio é a melhor forma de planejar a sua compra. Isso porque você tem autonomia para selecionar a quantidade de parcelas que deseja pagar, além do valor da carta de crédito. 

Com paciência e bom planejamento, você consegue aliar a sua organização financeira com o pagamento do seu bem. Quanto menor for o impacto das parcelas em suas contas, maiores são as chances de se ter uma ótima experiência com o consórcio. 

Portanto, reúna toda a família e mantenha suas finanças sob controle antes de fazer uma simulação de consórcio. Assim, você saberá determinar qual o valor de parcela que faz mais sentido para a sua realidade e, aos poucos, investir na realização do seu sonho. 

Você paga menos no valor a prazo 

O consórcio é uma forma de parcelar a compra do seu bem. Só que, diferentemente do financiamento, você não paga valor de entrada e nem juros em suas mensalidades. 

Na verdade, o consórcio funciona como um autofinanciamento: é você que determina o valor necessário para a compra do seu bem. 

Como já antecipamos, as mensalidades do consórcio possuem taxas que já são fixadas no momento em que se faz a simulação. Assim, você tem mais previsibilidade do quanto irá investir.  

Ao todo, com o consórcio você economiza muito mais na compra de um bem. Uma economia bem significativa, principalmente quando comparada ao financiamento, em que o bem pode custar mais que o dobro de seu valor original. 

Flexibilidade para determinar o valor do bem 

Se você se preocupa em manter a sua saúde financeira, ter flexibilidade de gastos pode ser mais importante do que imagina. 

Com o consórcio, você define o valor de carta de crédito e, se precisar, pode até mesmo solicitar a alteração deste valor - seja para o aumento ou até mesmo a diminuição, se achar necessário. 

Com mais flexibilidade, você consegue se planejar melhor e até mesmo ter opções em casos de perda de renda, por exemplo. 

Não precisa se preocupar com desvalorização 

Com o consórcio, você recebe a carta de crédito e possui poder de compra à vista. Isso elimina o fator desvalorização do seu bem. 

Imagina que você queira comprar um carro com o consórcio. Ao ser contemplado, decidiu comprar um modelo zero km, que atende às suas expectativas. Como o carro já estará quitado, caso queira vender no futuro, seu índice de desvalorização é bem menor se comparado ao financiamento - em que você utiliza o seu veículo enquanto paga. 

Com o financiamento, você pode perder um alto percentual do valor na hora da venda - isso se o bem tiver sido quitado; do contrário, a perda é ainda mais significativa. 

É possível investir em mais de uma cota 

Caso o valor da sua cota seja insuficiente para o bem que deseja comprar, você pode investir em mais de uma cota, até atingir o valor que precisa. Por exemplo, caso queira comprar um imóvel de R$ 800 mil pelo consórcio, pode muito bem pagar por duas cotas, de R$ 400 mil cada. 

Essa possibilidade é ainda mais atrativa para empresas, que podem investir em frotas inteiras de consórcio. Para isso, basta conversar com o consultor da sua administradora e seguir todas as recomendações. 

Seja para pessoa física ou pessoa jurídica, o consórcio gera economia a longo prazo. Faça agora mesmo uma simulação e aproveite os benefícios de uma modalidade que há décadas realiza sonhos dos brasileiros.