Morar em um studio vale a pena?

Morar em um studio vale a pena?

Morar em um studio é uma tendência no mercado imobiliário. Este é um imóvel menor que atende plenamente as necessidades de quem quer morar em uma área privilegiada, mas não exige muito espaço como os apartamentos de 2 e 3 quartos oferecem.

Apesar da grande emissão desse tipo, muitas pessoas ainda têm dúvidas se vale a pena morar em um studio e investir nisso. É esta a sua situação? Então vamos entender melhor sobre o assunto, confira esse artigo.

O que é um apartamento studio?

O studio é um apartamento compacto com uma área de cerca de 30 m², muito adequado para quem procura praticidade e uma boa localização. De um modo geral, a planta destes apartamentos apresentam um ambiente único, incluindo quarto, sala e cozinha.

O banheiro é geralmente o único cômodo com uma parede divisória. Alguns estúdios possuem varanda para melhorar a iluminação, ventilação e espaço.

A fim de fornecer as plantas mais simplificadas, muitos apartamentos estúdio têm recursos interessantes, como lavanderia compartilhada, espaços de coworking (espaço onde várias empresas e freelancers partilham o mesmo ambiente de trabalho e ideias, partilhando custos de gestão e localizações de espaços comuns), praças de alimentação para receber amigos, espaços para animais de estimação, bicicletários e produtos de lazer pay-per-use (pagos apenas quando usado).

Benefícios de morar em um estúdio

O aumento da preferência por morar em um estúdio mostra que uma boa propriedade não precisa ser muito espaçosa. Hoje, essa escolha é propícia para fornecer uma variedade de facilidades para seus residentes. E algumas das vantagens de morar em um estúdio são:

Praticidade

Por ter uma área menor em comparação com outros tipos de apartamentos, a quantidade de trabalho necessária para limpar e manter o espaço também é menor. Em outras palavras, o foco na organização é reduzido, permitindo que pessoas ocupadas tenham mais tempo livre.

Além disso, o ambiente integrado ajuda a otimizar o espaço de acordo com o gosto dos moradores. Por exemplo, é possível ter uma sala ou quarto maior, investimento na decoração de um ambiente específico, etc. São muitas as opções para tornar o dia a dia mais prático!

Localização privilegiada

Os estúdios geralmente estão localizados em áreas centrais de grandes cidades, com várias empresas próximas e mais opções de transporte público. Portanto, facilitam o acesso a serviços como bancos, farmácias e restaurantes, além de locais como trabalho e universidades.

Portanto, morar na área central pode reduzir o tempo de deslocamento diário, facilitar o acesso a diversos serviços e trazer mais opções de lazer. Existem também apartamentos estúdio localizados fora do centro da cidade. No entanto, eles também estão localizados em comunidades ou apartamentos que oferecem aos residentes serviços diferenciados.

Economia

O metro quadrado é um dos fatores de maior impacto no valor dos imóveis. Por serem mais compactos, a faixa de preço do estúdio é menor. Além disso, os impostos e as contas também são menores, tornando as opções mais baratas e ideais para quem não pode fazer grandes investimentos.

A praticidade desse tipo de moradia também ajuda a reduzir os gastos dos moradores. Isso porque você precisa comprar menos móveis e eletrônicos, a limpeza e a manutenção são menos complicadas, e é mais fácil se locomover e encontrar os serviços necessários.

Confortável

Os studios são um tipo de apartamento que se popularizou recentemente. Por isso, muitos projetos são bastante modernos, a estrutura dos apartamentos é completa, a comodidade dos serviços e do espaço de lazer pode trazer mais conforto e praticidade ao dia a dia.

Piscina, churrasqueira, academia, home office, espaço gourmet, lavanderia e serviços diários são algumas das facilidades que este condomínio oferece. Por se tratar de um apartamento, a segurança dos moradores também está garantida.

Lucratividade para o investidor

Se a sua ideia é comprar um studio para investimento (aluguel ou venda), você pode recuperar o valor do investimento em um curto espaço de tempo.

Ainda na questão do aluguel, é importante destacar que os apartamentos estúdio, atendem a diferentes grupos de pessoas, como estudantes, trabalhadores, empresários e pessoas que moram na cidade, mas precisam se deslocar constantemente porque trabalham em outro.

Isto significa que é muito improvável que o seu apartamento seja fechado e que não haja inquilinos, o que também melhora a sua rentabilidade.

Dicas para obter mais lucros através do estúdio

Muitas pessoas são atraídas pelas vantagens de um apartamento estúdio, mas veem como um desafio morar em um espaço menor. Quer curtir o imóvel da melhor maneira? Veja algumas dicas abaixo.

Aproveite ao máximo a decoração

Algumas decorações podem fazer a casa parecer maior. Por exemplo, um grande espelho pode "ampliar" uma sala. O uso de tintas claras e o uso de luz natural também são formas de ampliar visualmente o espaço. A disposição dos móveis também é um ponto que merece atenção. Os móveis devem ser agrupados em cada cômodo para ajudar a separar a cozinha, a sala de estar e o quarto e ajudar a tornar o ambiente mais organizado.

Tenha poucos objetos

Muitos móveis e decorações em um espaço pequeno farão você se sentir bagunçado e desorganizado. Portanto, é muito importante escolher os objetos que estarão no estúdio. A situação ideal é ter uma pequena quantidade de móveis coordenados e decorações bem projetadas.

Já pensou em ter seu imóvel próprio mas não tem condições de pagá-lo à vista? Conheça as opções de consórcio e saia do aluguel. Consulte o site da Embracon, administradora, e saiba tudo sobre a modalidade que vem ganhando cada vez mais brasileiros.

Simular Consórcio