Máquinas agrícolas: como comprar?

Máquinas agrícolas: como comprar?

Por mais que o consórcio seja muito associado à compra de um carro, com o passar dos anos a modalidade se renovou bastante. Atualmente, é possível investir na compra de uma casa, moto, na realização de um serviço e até mesmo em veículos pesados. 

Entre as possibilidades, você pode investir na compra de uma máquina agrícola. Por mais que sejam veículos bem específicos, você não precisa limitar suas escolhas. Afinal, por meio do consórcio você investe no valor de uma carta de crédito, que servirá como base para a sua compra. 

Mas, antes de falar sobre o consórcio, vamos explicar de que forma você pode comprar a sua máquina agrícola. 

Como investir em uma máquina agrícola 

Antes de tudo, é preciso saber que tipo de máquina você precisa. Para isso, é necessário compreender o tipo de negócio em que atua e até mesmo o investimento que pretende fazer para essa finalidade. 

Você pode comprar uma máquina desse tipo das seguintes formas: 

  • Pagamento à vista: por ser um bem de valor acima de R$ 100 mil, seria necessário ter um alto valor à disposição para a compra de uma máquina agrícola. A vantagem é que você não estende a dívida, ou seja, já compra de uma vez o que precisa. Porém, avalie se o dinheiro para essa compra não fará falta em seus rendimentos mensais ou, caso seja pessoa jurídica, em seus investimentos. 

  • Financiamento: existem instituições especializadas em financiar máquinas agrícolas. Neste caso, é cobrado um valor de entrada, e o restante das parcelas possuem incidência de juros. Por mais que saia com o bem na hora, por meio do financiamento o bem pode custar até duas vezes mais que o valor original do veículo. 

  • Consórcio: é a melhor forma de planejar a longo prazo a compra da sua máquina agrícola. Você define o valor de carta de crédito e pode dividir em quantas mensalidades quiser. Para ter acesso ao bem, é preciso ser contemplado por meio dos sorteios ou com a oferta de um lance, que é um valor a mais que cada consorciado pode tentar nas assembleias. O maior valor de lance define o contemplado. 

Avalie com cuidado as formas de pagamento e invista na que faz mais sentido para você. 

Quais são os tipos mais comuns de máquinas agrícolas 

A seguir, vamos mostrar quais são as principais máquinas agrícolas, para que tenha melhor decisão de compra. 

Tratores 

São os veículos mais utilizados no campo por conta de sua versatilidade. Com um trator, você pode fazer aragem, descompactação do solo e até mesmo transportar e rebocar cargas específicas do agronegócio. 

Existem diversos tipos de modelo. Os mais comuns possuem a cabine aberta e o motor à frente do condutor, geralmente com rodas dirigíveis acima do motor e duas rodas maiores na parte de trás do veículo. Outros modelos, entretanto, utilizam esteiras para se locomover no campo. 

Atualmente, é possível adquirir tratores mais tecnológicos, com sistema hidráulico e sistema que favorece a agricultura de precisão. 

Plantadeiras 

Caso tenha uma lavoura e faça a atividade do plantio, o uso de uma plantadeira se mostra essencial, principalmente para depositar as sementes no solo. Para esse tipo de operação, as plantadeiras geralmente são conectadas a um tipo de trator específico, que permite sua locomoção por toda a lavoura. 

Com o avanço da tecnologia, existem plantadeiras que se conectam a softwares especializados, que permitem mapear a operação por completo, permitindo alterar a velocidade da máquina e gerir uma população inteira de sementes. 

Pulverizador 

É o tipo de máquina agrícola essencial para quem precisa controlar a sua plantação de pragas e doenças. Para resolver esse problema, o pulverizador possui sensores e alta tecnologia que permite rastrear alguns dos maiores males para o seu agronegócio. 

Assim como as plantadeiras, os pulverizadores também podem ser controlados com a ajuda de um software especializado, permitindo ao agricultor monitorar detalhadamente o controle de pragas e aplicar os defensivos com eficácia. 

Colheitadeira 

Como o próprio nome já dá a entender, a colheitadeira serve justamente para melhorar o processo de colheita de toda a lavoura. 

Vale lembrar que a colheita é um dos trabalhos manuais mais complexos de toda a lavoura, exigindo muita mão de obra e tempo disponível. Além disso, essas máquinas ajudam a executar outras funções, como debulhar e limpar os grãos ao longo do processo. 

Como o consórcio pode ajudar na compra da sua máquina agrícola 

Como já antecipamos, o consórcio é a melhor forma de planejar a compra de um equipamento tão importante como a máquina agrícola. 

Você não precisa decidir de antemão qual máquina precisa comprar. Pode muito bem partir para o processo de simulação simplesmente tendo uma ideia de qual valor precisa para a sua aquisição. 

Para isso, basta selecionar uma administradora que tenha autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para sua operação, como a Embracon. Selecione a categoria de veículos pesados para, então, iniciar a sua simulação de consórcio. 

Escolha o valor de carta de crédito e a quantidade de mensalidades. De imediato, você já sabe o valor das mensalidades, com acréscimo das taxas de consórcio. 

É possível fazer a simulação quantas vezes quiser. Depois disso, um especialista de consórcio entra em contato para entregar o contrato de adesão. 

Ao se tornar um consorciado, você entra em um grupo e participa das assembleias, que são realizadas uma vez por mês. As assembleias definem os contemplados. 

Vale lembrar que nenhuma administradora pode prometer quando o consorciado será contemplado: isso pode acontecer tanto nos primeiros, quanto nos últimos meses de pagamento da sua cota. Caso queira antecipar a sua aquisição, você pode fazer a oferta de um lance. 

Ao ser contemplado, você tem acesso à carta de crédito, que permite a compra da máquina agrícola que você deseja. Viu como é fácil? Faça uma simulação de consórcio de pesados e invista o quanto antes no desenvolvimento do seu negócio.