Investir em consórcio de veículos pesados em 2022

Investir em consórcio de veículos pesados em 2022

O consórcio de veículos pesados ​​contribuiu significativamente para o agronegócio brasileiro, dobrando o volume de crédito vendido. Entre janeiro e julho de 2021, o valor total dos contratos de consórcio firmados somou R$18,72 bilhões. Esse resultado representa um aumento de 105,3% em relação aos 9,12 bilhões de reais no mesmo período de 2020. 

Consórcio de veículos pesados 

Consórcios de veículos pesados ​​têm sido utilizados por pessoas físicas e jurídicas que planejam comprar diversos bens. Essas cargas incluem caminhões, tratores, ônibus e implementos agrícolas. 

Por isso, o consórcio torna-se uma boa opção de investimento para quem deseja ter um novo caminhão para operar no sistema logístico rodoviário brasileiro. 

Benefícios do consórcio para veículos pesados 

Pouca gente sabe, mas veículos pesados podem ser adquiridos por meio de um consórcio, o que pode trazer diversas vantagens aos investidores, como: 

  • O custo final é baixo porque não há entrada

  • Melhores condições de pagamento, pois o consórcio pode parcelar; 

  • Escolha livremente o seu modelo e marca preferidos; 

  • Ausência de juros

  • E muito mais. 

Como funciona um consórcio para caminhões? 

Agora que você conhece todas as vantagens de investir em um consórcio de veículos pesados, abordaremos como funciona o negócio e todos os elementos inerentes a ele. Assim, ao tomar sua decisão, você terá a certeza de que fez a melhor escolha. Entenda o motivo! 

Como contratar 

Ao entrar em contato com a administradora do consórcio, os interessados ​​devem expor suas necessidades para que possam informá-los sobre os planos de que dispõem. Analisando as opções e identificando as melhores oportunidades, o contrato já pode ser executado após a apresentação dos documentos necessários. 

Em um consórcio, os participantes se unem a um grupo de pessoas com o mesmo objetivo: adquirir bens ou serviços por meio de parcelamento e compra programática. Cada membro do consórcio será identificado por um número chamado de cota. Assim, serão definidos o crédito, o valor da parcela e o número de parcelas. 

O momento da assinatura é o mais importante para o cliente; portanto, em caso de dúvida, não deixe de esclarecer antes de assinar o contrato. Um negócio de sucesso é sempre aquele em que ambas as partes entendem seus direitos e obrigações. 

Forma de pagamento 

Em um consórcio, a conquista de objetos de desenho depende do pagamento pontual de todos os membros do grupo. Ou seja, quando um consorciado atrasa ou deixa de receber sua parte, todo o grupo sofre. 

Isso não é tudo, também podem prejudicar os participantes de outras formas, como: 

  • impedimento de participar dos lances e sorteios até a quitação dos débitos; 

  • perda do bem informado como garantia, após a contemplação; 

  • cancelamento da cota. 

Portanto, o melhor para todos é pagar na data certa. 

Formação de grupos 

Esses grupos são compostos por um determinado número de participantes e têm prazos definidos pelas empresas consorciadas. Existem duas possibilidades, são elas: 

  • em formação: ainda está em processo de angariação de participantes. Nesse caso, a assembleia de constituição ainda não foi realizada, e o grupo fica aberto até completar o número de membros necessário; 

  • em andamento: a assembleia de constituição já foi realizada, e o grupo já está em operação. Se ainda houver vagas, é permitida a inclusão de novos consorciados. 

Independentemente de qual grupo um membro pertença, os direitos e obrigações são os mesmos dos outros membros. 

Contemplação 

Os consorciados têm direito a carta de crédito por meio de lance ou sorteio após análise e aprovação das garantias identificadas no contrato.  

Os beneficiários podem adquirir veículos pesados ou outros bens do mesmo segmento de mercado utilizando o seu contrato de compra a crédito. Além disso, ele pode atribuir créditos para a totalidade das emissões do ativo, desde que essa autorização seja pactuada em seu contrato. 

Vai fazer a compra de veículos pesados? Entre em contato conosco!