Carro hatch ou sedan: entenda as diferenças

Carro hatch ou sedan: entenda as diferenças

Decidir pelo melhor modelo de um carro é, sem dúvidas, uma tarefa complicada — especialmente se você não for experiente nesse assunto.

Seja um veículo novo ou usado, existem centenas de opções disponíveis e cada uma delas têm uma funcionalidade ou característica bem específica.

Se você está nessa situação de indecisão, não há motivos para se desesperar. Separamos para você este post com diversas informações e características dos modelos hatch e sedan, que são os mais procurados pelos consumidores.

Além disso, você vai conferir os prós e contras, bem como descobrir qual deles é o mais indicado para você. Continue sua leitura e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

Saiba mais: Como comprar um carro com R$ 100 por semana.

Entenda a diferença entre um carro hatch e sedan

Novas tecnologias surgem constantemente e, no mundo automotivo, isso não é diferente. Embora esses conceitos não sejam tão novos assim, a indústria de automóvel evoluiu tanto que podemos encontrar um veículo ideal para cada objetivo.

Seja para colocar o pé na estrada, para se aventurar fora dela ou para se deslocar pela cidade, você poderá encontrar um veículo apropriado para cada ambiente. Carros hatch (ou hatchback) e sedan são os segmentos mais populares do país. A principal diferença entre essas categorias passa diretamente pela dimensão de suas carrocerias.

Enquanto os carros tipo hatch são bem mais compactos e de um design mais simples, os sedans proporcionam um conforto maior para os seus usuários devido ao maior espaço interno. Outro ponto que define e distingue os modelos são os seus compartimentos fixos.

Os sedans dispõem de uma parte para o motor, uma para os passageiros e outra para as malas. Os do tipo hatch, no entanto, separam apenas o motor dos passageiros — que dividem espaços com as malas.

Leia também: Como funciona o consórcio de carros e quais são as vantagens.

Conheça as vantagens de cada segmento

As diferentes dimensões dos veículos são também responsáveis por grande parte dos prós e contras de cada modelo.

Os sedans podem apresentar um conforto superior aos hatchbacks no quesito dirigibilidade, principalmente durante viagens mais longas. Em contrapartida, para se deslocar pela cidade, os hatchs são mais compactos e fáceis de estacionar em vagas apertadas, por exemplo.

Outro quesito importante sobre a dirigibilidade dos veículos se dá pelo fato de o sedan promover uma estabilidade melhor durante uma condução em velocidades mais altas. Enquanto isso, o hatch, por ser mais compacto e mais leve, se demonstra mais seguro durante curvas mais acentuadas.

Com uma carroceria maior, carros sedan são mais comuns para pessoas que têm famílias grandes, que fazem viagens longas constantemente ou que dispõem de um poder aquisitivo maior. Afinal, o espaço interno é bem superior, com compartimento para diversas malas, mas, no geral, o preço médio é mais elevado em relação aos demais.

Por sua vez, o hatch é mais procurado por pessoas jovens que vão comprar o primeiro carro ou famílias pequenas, que utilizam o veículo para se deslocar por grandes centros urbanos e querem economizar com o transporte.Isso porque, como falamos, o espaço interno é bastante reduzido nesses modelos, são fáceis de estacionar e consomem menos combustíveis — além de terem preços mais acessíveis se comparados a um sedan.

Entenda: 4 motivos para você comprar um carro novo.

Modelos hatch e sedan

Hatch Compacto

Versáteis e de excelentes custos-benefício, esses veículos são os mais procurados na hora de trocar de carro. Nessa categoria podemos encontrar o Fiat Palio, Ford Fiesta, Chevrolet Onix, Volkswagen Polo, entre outros modelos.

Hatch Esportivo

Com motores mais potentes, esses veículos podem apresentar um espaço maior em relação às versões anteriores. São eles: Renault Sandero, Peugeot 308, Volkswagen Golf, Audi A1, Volvo V40, Hyundai Veloster entre outros.

Sedan Compacto

Esse tipo de veículo é muito indicado para quem tem família grande, mas não quer investir tanto dinheiro na compra de um carro. É possível encontrar excelentes modelos, como: Toyota Etios, Chevrolet Prisma, Volkswagen Voyage, Nissan Versa, Fiat Cronos, Hyundai HB20S e muito mais.

Sedan Médio e Superior

Esses veículos apresentam um espaço enorme, muito conforto e preços mais elevados. Nessa categoria temos: Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Cruze, Ford Fusion, Citroën C4 Lounge, Volkswagen Jetta, entre outros.

O que observar na hora de escolher entre um hatch ou sedan

Para tomar uma decisão mais acertada é preciso fazer uma análise minuciosa de vários aspectos como sua rotina, preferências, interesses e até mesmo poder aquisitivo.

Comece fazendo um exercício de imaginação. Procure listar tudo o que você pretende fazer ou ainda como imagina seu dia a dia dentro da vida útil de um veículo e veja se ele será capaz de atender a todas essas necessidades.

Se o seu interesse maior for viajar, de certa forma, os tipos de carroceria não vão exercer uma influência tão considerável nessa escolha. Contudo, vai depender, é claro, do estilo de viagem que deseja fazer. Afinal, se a ideia é ir sozinho ou acompanhado por mais uma pessoa, por exemplo, sua capacidade de armazenamento pode ser ampliada ao abaixar os bancos traseiros.

Embora essa opção exclua completamente a possibilidade de transportar mais pessoas, você vai ganhar um espaço que pode ser até superior a alguns carros do tipo sedan, permitindo levar mais bagagem. Outro ponto importante é que, durante viagens mais curtas e menos distantes, você pode compactar todas as suas coisas mesmo em pouco espaço.

Outro ponto que merece destaque tem relação direta com a sua capacidade financeira. Um veículo, independentemente do tipo, representa um gasto considerável no seu orçamento mensal. Manutenção, combustível, seguro veicular ou impostos: tudo deve ser levado em consideração para tomar uma decisão mais eficiente.

O guia completo para você comprar seu carro seminovo.

Hatch ou sedan: qual a sua decisão?

Concluindo, escolher entre um carro hatch ou sedan é uma decisão que precisa ser tomada de acordo com a análise de diversas variáveis. Cada modelo apresenta uma característica muito específica e, por isso, é indispensável considerar todos os pontos acima para tomar uma decisão mais correta. Investigue profundamente cada um dos modelos e veja qual entre eles é capaz de atender perfeitamente às suas necessidades.

O que achou das dicas e informações que trouxemos para você neste texto? Caso elas tenham sido úteis, não deixe de acompanhar nossos conteúdos. Para isso, assine a nossa newsletter ou curta a nossa página no Facebook.

Consórcio de Automóveis
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.