A partir do momento que uma pessoa decide adquirir um bem ou serviço por meio do consórcio, é importante se programar muito bem, pois se trata de uma compra a longo prazo. Sendo assim, você precisará considerar que a contemplação pode ser feita entre o primeiro e o último mês do plano do contrato, sendo impossível determinar quando isso acontecerá.
Quais são os tipos de consórcio?
Consórcio de imóveis
Por meio do consórcio imobiliário, é possível adquirir uma casa ou apartamento, adquirir um imóvel comercial ou adquirir terrenos, sem juros e totalmente parcelado.
Além do sorteio, você também pode oferecer lances e até usar o seu FGTS para aumentar suas chances de ganhar. Com isso, você pode conquistar seu próprio imóvel com parcelas que cabem no seu no bolso e em até 240 meses.
Consórcio de automóveis
Você pode comprar um carro novo ou usado sem pagar juros, usufruir de um plano de até 100 meses e formar um consórcio a um preço muito favorável.
Consórcio de Veículos Pesados
Com este consórcio, é possível adquirir ou atualizar sua frota de ônibus, caminhões, máquinas agrícolas e tratores. Isso é realizado conforme planejado e requer até 100 meses de tempo de pagamento.
Consórcio de Moto
Você consegue comprar a sua tão desejada moto sem juros, sem entrada, com parcelas que cabem no seu bolso e em até 70 meses.
Consórcio de Serviços
Faça viagens, festas, procedimentos estéticos, decoração e muito mais com o consórcio de serviços, sem juros e sem entrada.
Como participar de um consórcio?
O primeiro passo é encontrar uma administradora de consórcio autorizado pelo Banco Central do Brasil. Após esta verificação, deve-se analisar se possui um plano para os bens ou serviços que deseja adquirir.
Esses planos precisam estar alinhados com seu plano financeiro para a vida do consórcio. Lembre-se de estudar todas as cláusulas do contrato de cola. É justamente a partir disso que formalmente entra um grupo e estabelece as obrigações de todas as partes.
O contrato deve ser claro, o texto deve ser claro e a cláusula de restrição de direitos deve ser exibida com destaque. Ao assinar, é importante que seja necessária uma cópia.
Por fim, ao escolher um bom gestor, analisar o plano do consórcio, a forma de integração e aderir ao contrato, agora você pode participar e dar início ao seu grande sonho.
Lei dos consórcios
A Lei 11.795 de 2008 regulamenta todo o sistema de consórcios e trata do modelo de autofinanciamento. A lei dos consórcios é complementada por outros atos normativos editados pelo Banco Central do Brasil.
Administradora de consórcio
O gestor de consórcio ou administradora de consórcio é a entidade jurídica que presta serviços com o objetivo social principal de administrar o grupo de consórcio. A Embracon está entre as administradoras de consórcio mais procuradas do país, tanto por ser a maior geograficamente quanto em índices de confiabilidade. Se você pensa em firmar um consórcio, sem dúvidas a Embracon poderá atender aos seus critérios com excelência. Visite a página da empresa e conheça mais.
Carta de crédito
A carta de crédito é o documento financeiro recebido pelos membros do consórcio durante a contemplação, permitindo-lhes adquirir bens ou assinar um contrato de prestação de serviços pelo valor especificado no momento da assinatura do contrato com o consórcio.
Como é feita a contemplação
Sorteio
Todos os participantes do consórcio têm a mesma oportunidade de prêmios, desde que não tenha nenhuma parcela em atraso. Portanto, uma das formas que pode ser considerada é por meio do sorteio mensal durante uma assembleia, feita pela Loteria Federal.
Lances
O participante que desejar agilizar o recebimento da carta de crédito pode tentar ofertar um lance.
O lance geralmente funciona como um leilão, com o lance mais alto vencendo. No entanto, você só precisa pagar o valor.
Dicas para a hora da contemplação do consórcio
Faça um bom trabalho de planejamento financeiro
O planejamento financeiro é um bom aliado para que os participantes possam ingressar no consórcio com mais rapidez, pois por meio da organização o parcelamento pode ser pago antes do previsto.
Portanto, o ideal é criar uma planilha para controlar as despesas e conseguir economizar em diferentes departamentos, como economizar o valor em poupança ou fundos de investimento. Depois de coletar dinheiro suficiente para fazer um lance, você pode receber recompensas antecipadamente.
Manter a cota atualizada
Os participantes que pagam suas taxas regularmente mantêm a saúde financeira de todo o grupo. Além disso, para participar das reuniões mensais, as parcelas devem ser pagas em dia.
Em caso de circunstâncias imprevistas, o ideal é que os consorciados entrem em contato com a administradora e busquem negociar suas dívidas para que não tenham que atrasar a consideração.
Use o lance embutido
Neste modelo, parte do valor do plano do contrato pode ser usado para formar o valor oferecido no lance. Portanto, se vencer, o percentual do lance embutido é deduzido do valor a ser vencido, mas se não for levado em consideração, não há alteração na carta de crédito.
Utilize o FGTS no consórcio de imóveis
Em um consórcio imobiliário, um fundo de garantia pode ser usado para ofertar um lance. No entanto, é necessário cumprir as normas da Caixa Econômica Federal sobre o assunto, que podem ser encontradas no manual do FGTS.
Vantagens do consórcio
Graças ao consórcio, adquirir um imóvel ou veículo próprio deixou de ser um sonho.
Realizar um consórcio não é apenas uma forma de obter casas, carros, caminhões, máquinas agrícolas, serviços, etc.
Com esse tipo de investimento, você pode economizar dinheiro e planejar melhor o futuro. Compreenda as melhores vantagens do consórcio.
Custo baixo
O consórcio não exige entrada. Aliás, muitas pessoas não buscam poupança e investimento porque acham que é necessário ter um orçamento inicial muito alto.
Sem juros, apenas taxas de administração. No entanto, o resultado líquido do custo efetivo de aquisição dos bens pelo consórcio é muito inferior ao de outras formas de crédito.
Baixo risco
Em comparação com outras opções de investimento, como títulos do governo e bolsas de valores, o risco de um consórcio é muito baixo porque o valor é atribuído apenas ao saldo de caixa dos grupos membros do consórcio.
Ajuda no planejamento financeiro
Muitas pessoas acham difícil cortar despesas adicionais e fazer um planejamento financeiro adequado. Com o consórcio, o certo é que você pode planejar seu orçamento, acompanhar o parcelamento e ter a oportunidade de receber a recompensa.
Redução da burocracia
Com modelos de pagamento mais confortáveis e análises mais flexíveis, o consórcio tem maior flexibilidade e menos burocracia, o que facilita muito o processo de aquisição de ativos.
Parcelamento integral
Tão importante quanto os prazos e sem juros é a vantagem do parcelamento integral. Fique atento, pois na hora de escolher o consórcio, o valor dos bens será integralmente dividido pelo valor da parcela que você concordar em pagar.
Maior poder de compra
Para garantir que suas cartas de crédito tenham o último poder aquisitivo, uma administradora do consórcio fez ajustes nas parcelas mensais durante o período do plano do consórcio.
Uso de crédito flexível
Uma característica muito importante do consórcio é a flexibilidade de uso do crédito ao considerado. Desta forma, desde que respeitada a categoria do produto selecionado, podem ser selecionados o local, a hora e o conteúdo da compra.
Enfim, para quem sonha em economizar dinheiro e comprar coisas boas e está procurando a maneira mais fácil de fazer isso, o Consórcio Embracon é sem dúvida uma boa opção. Faça sua simulação direto no site da empresa e aproveite a chance de realizar seu sonho sem juros.