Existe momento certo para adquirir um consórcio?

Existe momento certo para adquirir um consórcio?

O consórcio é uma forma de se planejar para a compra de um bem ou serviço de alto valor. Você pode investir em um automóvel, imóvel, moto ou até veículos pesados, como ônibus e caminhões. Mas, se quiser optar pela linha de serviços, é possível investir em viagens, reformas, intercâmbios, estudos, cirurgias e até mesmo diferentes tipos de festa, incluindo casamento.

Sabemos que a compra de um bem envolve um longo planejamento. Afinal, diferente do nosso consumo diário, em que podemos passar o cartão de débito ou até parcelar no cartão de crédito para termos uma ‘folga’, quando se trata de bens com valores acima de cinco dígitos, as formas de pagamento convencionais podem não se aplicar - a não ser, claro, que você tenha valor suficiente para fazer a compra à vista, sem prejuízo de seu orçamento pessoal.

Por se tratar de uma decisão de compra, é comum que muitos se perguntem quando seria o melhor momento para fazer um consórcio. A seguir, vamos tirar algumas dúvidas e dar o passo a passo de como se preparar para investir em seu próximo bem sem ter que se preocupar com os seus gastos mensais.

A hora de fazer um consórcio

Para que você tenha uma boa experiência de compra com o consórcio, o ideal é que você esteja com o seu planejamento financeiro bem organizado.

Isso significa não ter que lidar com um alto número de dívidas, que comprometa demais o seu orçamento mensal.

Para se preparar, o ideal é que você se organize para resolver as pendências financeiras que possui. Você pode contar com a ajuda de uma planilha financeira, em que pode listar todos os seus gastos e seguir com o plano de manter a sua conta no azul.  

Com as finanças no controle, vale a pena decidir que sonho pretende realizar. Se deseja comprar uma casa, por exemplo, pode iniciar o quanto antes o pagamento de um consórcio de imóveis. Trata-se de um pagamento a longo prazo, em que você não precisa escolher o que vai comprar logo de cara. Com o consórcio, você seleciona o valor da carta de crédito que deseja ter para comprar o seu imóvel, seja uma casa, apartamento, terreno ou até mesmo um empreendimento.

Quanto antes você conseguir se organizar para realizar esse sonho, melhor. Com o consórcio, você pode pagar pelo seu imóvel em até 15 anos. Diferentemente do financiamento, em que você pode ter acesso ao bem assim que fecha o contrato, o consórcio é um tipo de autofinanciamento: você decide o valor que gostaria de pagar pelo imóvel, a quantidade de mensalidades e pode ser contemplado de duas formas: pelos sorteios ou com a oferta de lances. Em nenhum dos casos a administradora pode dar previsibilidade de quando o consorciado terá acesso à carta de crédito: isso pode acontecer nos primeiros ou nos últimos meses de pagamento da cota, independente da forma.  

Caso queira fazer a oferta de um lance, o ideal é guardar um dinheiro à parte. Você pode fazer o seguinte planejamento: separe um dinheiro para a realização do seu sonho, em que metade dele você pode pagar pelas mensalidades do consórcio, e a outra metade, em uma poupança apartada, para que possa ofertar o lance nos próximos meses.

O valor mínimo de lance é de 10% do total da carta de crédito. Porém, você pode fazer a oferta quantas vezes quiser: aproveite para ir juntando um valor maior a cada mês, para que aumente as suas chances de ser contemplado.

Passo a passo para se preparar para o pagamento do consórcio

A seguir, vamos dar algumas dicas para que você consiga chegar ao melhor momento de fazer um consórcio:

  • Mantenha as contas em dia: com a ajuda de uma planilha ou aplicativo de finanças pessoais, se organize para que consiga ter um valor de sobra para investir no seu grande sonho. Converse com todos os integrantes da família e tente manter, pelo menos, 20% dos seus rendimentos mensais livres para iniciar o pagamento do seu consórcio.
  • Decida o que deseja comprar: com o consórcio, você pode planejar a compra de bens de alto valor. Veja o que deseja comprar, que o consórcio pode te ajudar, com flexibilidade no valor das parcelas, liberdade para selecionar o valor de carta de crédito e toda a segurança de que você pagará por um valor a prazo mais justo, sem ter que dar entrada ou pagar juros, como acontece com o financiamento.
  • Escolha o valor ideal de mensalidade: com a simulação, você consegue determinar o valor de carta de crédito e a quantidade de mensalidades ideal para realizar o seu sonho. Trata-se de um mecanismo gratuito, em que você pode simular quantas vezes quiser a compra do seu bem. Nesse momento, você verifica o valor da mensalidade, com o acréscimo da taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio pelos serviços prestados, e o fundo de reserva, que impede que a inadimplência de alguns comprometa a entrega das cartas de crédito.
  • Acompanhe as assembleias: ao fechar o contrato de consórcio, você é inserido em um grupo. Todos os meses são realizadas as assembleias, onde são entregues as cartas de crédito para os integrantes do grupo por meio dos sorteios ou ofertas de lance. Pela Área de Clientes, é possível acompanhar as datas online. Quem sabe você não é sorteado nos primeiros meses?
  • Prepare-se para o lance: caso queira ser contemplado com antecedência, vale a pena guardar uma reserva para tentar o lance. É possível ofertar quantas vezes quiser: quanto maior o valor, maiores são as chances de ser contemplado.

Agora que você já conhece bem como funciona o sistema do consórcio, vale a pena se preparar para manter as contas em dia e, assim, ter uma boa experiência investindo em seu sonho.

Faça uma simulação de consórcio agora mesmo e confira as vantagens de uma modalidade que realiza sonhos dos brasileiros há mais de 50 anos.

Simulação