Estilos de decoração: conheça os principais e identifique o seu

Estilos de decoração: conheça os principais e identifique o seu

Quer decorar a casa e não sabe por onde começar? Pois tenha em mente que, antes de mais nada, você precisa definir a atmosfera que pretende criar.  Sendo assim, conhecer os estilos de decoração que estão em alta e escolher qual se adapta mais ao seu gosto e às suas necessidades é fundamental.

Afinal, são esses toques de personalidade que deixarão a casa com a sua cara e possibilitarão beleza, conforto e aconchego no lar.

Pensando nisso, preparamos esse post com as diferenças entre os principais estilos de decoração, paletas de cores e objetos que compõem cada um deles. Siga a leitura e se inspire para criar um ambiente de tirar o fôlego!

Estilo clássico

Exatamente por ser um décor mais neutro e tradicional, ele resistiu ao tempo e ainda faz a cabeça de muita gente. O estilo clássico não apela para as tendências da moda e, de maneira sóbria, segue ganhando novos adeptos.

Sobretudo, remete ao luxo e à elegância, com móveis de madeira trabalhada, iluminação imponente e adornos dourados. Na decoração, não faltam objetos como espelhos, lustres e abajures grandes, molduras de quadros e outros acessórios cheios de detalhes.

A paleta de cores fica entre o branco, bege, marrom e off-white, sempre com toques de dourado, marsala ou azul-marinho.

Estilo vintage/retrô

Com forte impacto visual, o estilo vintage/retrô é marcado por peças icônicas e elementos de design dos anos 50, 60 e 70. Seu mobiliário tem linhas simples e é caracterizado, principalmente, por sofás longos com pernas pontiagudas, móveis baixos, superfícies lisas e brilhantes.

Assim, os objetos têm muita personalidade, como fotografias no estilo hollywoodiano, ilustrações vintage, vitrolas e outras ideias divertidas e inspiradoras.  Uma decoração recheada de referências.

A paleta de cores é contrastante: inclui vermelho, verde e amarelo, além de estampas geométricas.

Estilo romântico

O estilo romântico pode ser definido como delicado e leve. Ele lembra os quartos de princesas de séculos passados, mas sua composição é atemporal. Ele é muito utilizado, principalmente, porque preza pelo equilíbrio da decoração. Dessa forma, um elemento não se destaca mais do que o outro.

E se engana quem pensa que o estilo romântico está ligado a um décor exclusivamente feminino. Ele compõe muito bem ambientes mais íntimos e serenos, marcados pelo conforto e pela elegância.

Entre os objetos que fazem parte desse estilo estão os arranjos de flores, o mobiliário provençal. Também encontramos itens handmade, como almofadas, mantas e colchas com muitos bordados.

Os tons pastéis dominam a paleta de cores. Estampas florais aparecem em vários cantos, inclusive nas paredes.

Estilo moderno

Marcado por espaços diretos e funcionais, o estilo moderno conta com mobiliário composto por peças largas e espaçosas. Porém, as silhuetas são angulares e os traços, simples. Materiais tecnologicamente avançados também estão presentes nesse tipo de decoração.

O estilo moderno pode ser traduzido pela busca por funcionalidade aliada a um toque de impressão artística. Para isso, abusa dos móveis de estrutura baixa, superfícies lisas e materiais limpos. Entre eles, estão aço, cimento ou vidros laqueados, além das madeiras claras.

Estilo minimalista

Esse estilo cria ambientes cuidadosamente planejados, aliando a estética à funcionalidade, sempre com muita clareza.

Sendo assim, essa decoração pede poucos móveis, mas com muita qualidade nos materiais e no design. Além disso, o estilo minimalista é marcado pela falta de adornos.

Basicamente,  utiliza cores claras e neutras, com toques de cinza e preto, isso para espalhar a luz natural — outra característica desse décor.

Agora, você já conhece alguns dos principais estilos de decoração. Escolha o que mais se adapta ao seu gosto e ao de sua família e crie, na sua casa, um ambiente acolhedor, bonito e confortável. Enfim, um lar para chamar de seu!

Consorcio Embracon

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.