Estágio internacional: entenda como funciona e quais são as vantagens

Estágio internacional: entenda como funciona e quais são as vantagens

Com certeza seu filho já comentou sobre um intercâmbio estudantil voltado para estudos, principalmente de uma língua estrangeira. E o estágio internacional, você conhece? Essa pode ser uma oportunidade para o seu filho enriquecer o currículo, ter experiências únicas e conhecer o mundo profissional de uma nova perspectiva.

Para saber como fazer esse sonho se tornar realidade e descomplicar na hora do planejamento, continue a leitura deste post!

Saiba mais: Entenda a importância de aprender a falar inglês.

Como funciona o processo de estágio internacional?

Primeiramente, é necessário ter um domínio da língua local, ou seja, ter feito um curso de idiomas. Um erro ou outro é aceitável, mas saiba que o estágio internacional não é para aprender um idioma novo.

Tendo isso em mente, é preciso avaliar o tempo disponível, para se candidatar a vagas com duração adequada à sua realidade. Normalmente o período é de 6 meses, mas existem vagas de 6 semanas, por exemplo.

Além disso, é preciso escolher a área de atuação. Normalmente ela é ligada à área de formação do estagiário, mas é possível complementar o conhecimento com áreas que não estão intrinsecamente ligadas à de origem da pessoa. Por exemplo: um estudante de relações internacionais pode escolher um estágio educacional, desenvolvendo sua habilidade de ensino.

Leia também: Tire as suas dúvidas sobre o consórcio de educação Embracon.

Como fazer a candidatura

O primeiro passo é se candidatar às vagas para dar início ao processo seletivo. Nessa hora, é possível entrar em contato diretamente com a empresa, por meio de anúncios na internet ou pelas diversas agências de intercâmbio existentes no Brasil.

Feito isso, é necessário que a empresa envie uma carta de aceite, que deve ser levada, junto a outros documentos, ao consulado do país para a obtenção de visto de estágio. Nessa hora é importante entrar em contato com o departamento para saber quais são os documentos exigidos, pois eles variam de país para país.

Quais são as vantagens de fazer um estágio internacional?

Networking internacional

A convivência com diversas pessoas de locais diferentes ajuda a construir uma grande rede de contatos, tanto profissionais quanto pessoais. Portanto, nesse período é importante que o estagiário se apresente e interaja com vários profissionais. Uma boa dica é se oferecer para ir a feiras de negócios junto à companhia na qual a pessoa está estagiando.

Aprimoramento do idioma

Nada melhor para melhorar a afinidade com uma língua estrangeira do que fazendo uso dela diariamente. Uma das maiores vantagens é conseguir cortar o caminho na hora de pensar, ou seja, em vez de pensar em português e traduzir para o outro idioma, pensar diretamente na língua local.

Enriquecimento curricular

As empresas estão buscando cada vez mais um diferencial em seus empregados, e uma segunda língua — especialmente o inglês — não é mais algo que chame tanta atenção. No entanto, um estágio internacional pode destacar o profissional entre os demais concorrentes.

O estágio internacional pode ser um grande passo na vida de um estudante. Aprimorar um idioma, estabelecer contatos internacionais e enriquecer o currículo são somente algumas das vantagens nesse período, pois a experiência como um todo pode gerar em um crescimento tanto profissional quanto pessoal. Portanto, é importante incentivar o seu filho a buscar esse tipo de experiência.

Gostou deste post? Viu como que intercâmbios também servem para o aprendizado no mundo profissional? Para receber mais conteúdos deste tipo, assine a nossa newsletter!

Consórcio de Serviços
Consórcio de Serviços: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.