Escolha o consórcio de veículos para comprar seu carro

Escolha o consórcio de veículos para comprar seu carro

Você sabe qual é o melhor consórcio de veículo? Se está buscando uma alternativa simples para conquistar esse objetivo, saiba que essa é uma opção. Sem taxas de juros e com facilidade nas condições de pagamento, o consórcio pode ser a escolha certa. Porém, sempre é preciso analisar os dados. 

Isso porque cada empresa tem suas características — e essas diferenças impactam o valor final pago. Então, o que é preciso saber? 

Como funciona o consórcio de veículos? 

Um consórcio de veículos não é como um financiamento ou parcelamento comum. Nesse modelo de compra, diversas pessoas interessadas na aquisição de um bem se unem para formar um fundo comum e alcançar o objetivo de compra. 

Na prática, os participantes de um grupo de consórcio efetuam pagamentos mensais, de acordo com o valor do crédito desejado. Dessa forma, o que acontece é que todos os meses essas parcelas são reunidas, formando um fundo conjunto, que é utilizado para contemplar um ou mais membros com a carta de crédito. 

Em regra, os grupos de consórcios são organizados por uma administradora. É ela que fica responsável por cuidar das questões legais e burocráticas, assim como por recolher os valores e contemplar os membros de acordo com as regras estabelecidas no contrato. 

Em um consórcio, a pessoa pode ser contemplada de duas maneiras: 

Na prática, funciona da seguinte forma: a cada assembleia, um ou mais participantes são contemplados por sorteio. Para ampliar as chances de contemplação, o consorciado pode ofertar um lance, assim ele concorrerá nas duas modalidades. 

Caso o lance ofertado seja o vencedor, o cliente deve realizar o pagamento relativo a essa oferta e terá acesso à sua carta de crédito. É importante destacar que só será preciso pagar pelo lance caso ele seja o vencedor. De qualquer forma, ao final do contrato todos os participantes terão recebido a carta de crédito

Quais são os benefícios do consórcio de veículos? 

Como visto, o consórcio é uma ótima alternativa para adquirir bens móveis e imóveis. Por ser extremamente flexível e simples, permitindo a aquisição de bens de categorias e valores diversos, muitas pessoas têm optado por ele na hora de realizar os seus sonhos, a exemplo do carro novo. 

Além dessas características mencionadas, o consórcio de veículos apresenta outras vantagens, as quais, inclusive, justificam o seu grande destaque no mercado atual. Confira algumas delas! 

Ausência de juros 

Sem dúvida, uma das principais vantagens do consórcio de veículos em relação a outras modalidades de aquisição de bens é a ausência de juros. Ou seja, quem optar por adquirir um carro via consórcio não tem que se preocupar com as temidas taxas de juros, que tanto pesam no bolso do comprador. 

Diferentemente do que ocorre em outras opções do mercado, em que os juros são comuns, nos consórcios não há esse tipo de custo. Nessa modalidade existe apenas a cobrança de alguns encargos, como a taxa de administração, o fundo de reserva e o seguro (se contratado). 

Ainda assim, mesmo havendo a cobrança dos valores citados, essa modalidade se mostra, do ponto de vista dos custos, uma opção muito vantajosa para o consumidor. 

Aquisição planejada 

O consórcio é um modelo de compra voltado para quem gosta de se planejar financeiramente e, com isso, gastar menos. Como é preciso ser sorteado ou dar lances para ser contemplado, geralmente, esse serviço não é o mais indicado para quem tem pressa em adquirir um veículo. 

Por outro lado, para quem se organiza financeiramente, o consórcio é uma ótima oportunidade. Ele permite a compra com mais tranquilidade e prazos mais flexíveis. 

Manutenção do poder de compra 

Outra vantagem dos consórcios que vale a pena ser destacada é que o poder de compra do consorciado é mantido no decorrer da vigência do plano. Isso acontece pois, periodicamente, o valor da carta de crédito é reajustada para acompanhar as variações econômicas que ocorrem ao longo dos anos. 

Vale lembrar que essas alterações são previstas em contrato e variam de acordo com cada administradora. 

Faça seu consórcio de veículos com a Embracon