Erros para não cometer ao comprar um caminhão novo

Erros para não cometer ao comprar um caminhão novo

Todas as empresas saudáveis contam com metas de produtividade, fundamentais ao crescimento das pequenas e grandes transportadoras. Por esse motivo, elaboramos este conteúdo indispensável àqueles que cogitam ampliar suas frotas. Afinal de contas, quais são os principais erros cometidos na compra de um caminhão?

Considerando essa questão, reunimos informações importantes aos nossos leitores, possibilitando que ampliem suas malhas de operação, evitando situações inconvenientes. Acompanhe!

Fatores importantes no momento da compra de caminhão

Os caminhões são as ferramentas de trabalho mais importantes em todo o mercado nacional, basta considerarmos as consequências catastróficas para a economia a cada paralisação do setor.

Por isso, são fundamentais na geração de renda de seus proprietários. Além disso, também são indispensáveis ao consumidor final, que aproveita todos os produtos transportados no baú dessas máquinas.

Com tamanha importância social e financeira, a escolha do caminhão deve ser cautelosa, evitando que a frota ou o seu condutor sofram prejuízos inerentes a uma aquisição mal pensada.

Agora, confira os principais critérios a se considerar nesse momento!

Carga e dimensões

Aqueles que têm uma frota estabelecida costumam contar com uma cartela de clientes e serviços recorrentes. Por isso, a escolha do modelo deverá considerar a sua aplicação nas estradas, sendo no transporte de conteúdos químicos, de cargas vivas, de materiais frágeis, entre outros.

As dimensões também deverão ser avaliadas considerando a área pela qual o veículo trafegará. Caminhões menores, característicos das entregas varejistas, são competentes no cenário urbano, entregando agilidade nos ambientes mais estreitos.

Em contrapartida, as viagens de tiro-longo sempre serão beneficiadas pelos caminhões maiores, com boa capacidade de carga, permitindo maior autonomia aliada a uma boa velocidade de cruzeiro, com uma condução ágil, constante e eficiente.

Manutenção

Caminhão parado não gera dinheiro! Portanto, essas máquinas são desenvolvidas para rodar: e muito! No entanto, é fundamental que a compra seja antecedida por uma pesquisa de confiabilidade e resistência, identificando a durabilidade do caminhão.

Além disso, também é importante que a máquina seja fácil de reparar. Afinal, nem sempre você contará com uma equipe especializada, exigindo que o motorista tenha familiaridade com alguns reparos pontuais em sua ferramenta de trabalho.

Pagamento e suporte

Logicamente, caminhões são veículos caros, tanto pela engenharia embarcada, quanto pela perspectiva de retorno financeiro. Sendo assim, o pagamento precisa ser bem planejado, balanceando os ganhos com a capacidade de quitação.

Não somente quitar o caminhão, também é fundamental protegê-lo de ação criminosa, sendo prudente a contratação de um seguro. Portanto, a compra desses veículos sempre deverá considerar os custos de aquisição, manutenção e proteção.

Erros a serem evitados na compra de um caminhão

Além de considerar os critérios acima, o consumidor deverá ficar atento a alguns erros recorrentes nessas negociações, aprendendo a evitá-los com a devida dose de planejamento e atenção. Entenda!

1. Negligenciar as comparações

Esse é um dos erros mais frequentes. Os gestores das frotas, assim como os motoristas autônomos, precisam considerar que nem sempre as impressões de colegas do ramo bastarão para a escolha adequada. Lembre-se de que a compra de um caminhão implica em um investimento pesado, exigindo cautela na sua decisão final.

Por isso, considere até mesmo a compra de um veículo seminovo que, a depender da sua utilização, poderá apresentar a mesma funcionalidade que um caminhão zero km, mas a um preço bem menor. Além disso, a comparação também é válida entre diferentes modelos, identificando a máquina mais adequada ao seu perfil de uso.

2. Ignorar a documentação

Esse é um problema mais recorrente na compra de caminhões seminovos e usados, negociados além dos limites de uma concessionária licenciada. Nesse cenário, será fundamental avaliar as pendências do veículo, como saldos à quitação em financiamentos ou, até mesmo, com a existência de débitos tributários e estaduais, como as tarifas de IPVA, DPVAT e afins.

3. Estar ansioso

O sentimento é justificado. A compra de caminhão costuma representar o incremento de renda e segurança na vida dos trabalhadores. Mas, novamente, a sensatez deve ser recuperada!

Trata-se de uma aquisição que exige calma e um raciocínio presente.

4. Evitar a inspeção

Esse é um erro, geralmente, vinculado ao anterior. O consumidor, imerso em afobação, se esquece de verificar pequenos pontos do caminhão, ignorando uma análise minuciosa que poderia identificar detalhes ocultos por um vendedor agindo de má fé.

Aqui, recomendamos os pés no chão combinados a um olhar atento, inspecionando lataria, pintura, faróis, portas, motor, pneus, vazamentos, suspensões, áreas envidraçadas, tudo. Afinal de contas, você precisa garantir que está comprando uma máquina apta às estradas e não uma bomba-relógio!

5. Subestimar a importância do auxílio profissional

Não importa a sua competência mecânica, você sempre ganhará com a ajuda de um profissional da sua confiança. Considere que ele conseguirá avaliar o funcionamento do caminhão com pares de olhos e ouvidos mais apurados que os seus, identificando problemas que passaram despercebidos por você na inspeção inicial.

Gostou deste conteúdo detalhando curiosidade ao momento da compra de caminhão? Tem interesse na aquisição de um caminhão novo?

Faça a simulação com a Embracon!