Entenda o que é bichectomia e como funciona o procedimento

Entenda o que é bichectomia e como funciona o procedimento

A bichectomia é um procedimento estético que se tornou muito popular nos últimos tempos. A cirurgia consiste na retirada parcial ou até mesmo total das bolsas de gordura presentes nos cantos da boca — entre a mandíbula e o maxilar —, chamadas de "bolas de Bichat". O objetivo é reduzir o volume das bochechas. A cirurgia é indicada, principalmente, para quem tem o rosto em formato arredondado.

Apesar do seu apelo estético, a bichectomia também pode trazer melhora funcional. É recomendada,  por exemplo, para o paciente que costumam morder a bochecha durante a mastigação.

Quer entender melhor sobre o procedimento? A seguir, vamos apresentar as principais informações a respeito do assunto. Continue a leitura para conferir!

Conheça o Consórcio de Cirurgias da Embracon

Qual é o preço da bichectomia?

Os valores variam de acordo com a região, o local da clínica, o cirurgião, entre outros fatores. Em geral, o valor médio é de R$ 5 mil a R$ 10 mil.

Como a cirurgia é feita?

O procedimento é relativamente simples: um pequeno corte é realizado na cavidade oral para facilitar a identificação e a manipulação da gordura presente nessa parte. O volume removido depende muito da necessidade de cada paciente.

A anestesia utilizada é a local, podendo ser acompanhada ou não de sedação, e dura de 20 a 40 minutos. A internação não é necessária e os pacientes recebem alta no mesmo dia. Além disso, os pontos são absorvidos pelo corpo. Ou seja: não precisam ser retirados.

Leia também: O que eu preciso saber sobre o uso do botox para correção de sorriso?

Quais as possíveis complicações da cirurgia?

Como toda cirurgia, a bichectomia pode, sim, ter suas complicações. Como as bolas de Bichat estão próximas das ramificações de nervos importantes, como o trigêmeo — nervo sensitivo, responsável por controlar as sensações que se espalham no rosto —, é possível que algum deles seja danificado durante o procedimento, podendo causar até paralisia facial.

Tudo sobre o consórcio de cirurgia plástica Embracon

Quais as recomendações importantes para a recuperação?

O pós-operatório normalmente é bem tranquilo, necessitando apenas de compressas de água fria, devido ao inchaço na região, e o uso de medicamentos para aliviar a dor. Porém, o consumo de alimentos cítricos e duros deve ser evitado, pois pode causar um grande desconforto no início — as melhores opções são alimentos e bebidas gelados.

Além disso, não é permitido se expor ao sol nos primeiros 7 dias, sendo indispensável o uso do protetor solar, mesmo dentro de casa. O retorno às atividades normais gira em torno de uma semana, no entanto, somente o profissional responsável pela cirurgia pode avaliar e indicar o período correto para cada pessoa.

Botox: como funciona e quais são os resultados

Qual o tipo de profissional indicado para a realização da cirurgia?

Somente médicos cirurgiões plásticos e dentistas são os profissionais que têm autorização para fazer esse tipo de cirurgia.

A bichectomia é uma cirurgia relativamente simples, que pode reduzir as bochechas e, consequentemente, elevar a autoestima. Contudo, é preciso pesquisar e buscar indicações de um bom especialista para que ele avalie se o procedimento é indicado para você e, caso positivo, seja realizado de forma segura!

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.