Entenda como funciona o pagamento do bem no consórcio

Entenda como funciona o pagamento do bem no consórcio

Quando você quer adquirir um bem de valor, como uma casa ou um carro, é praticamente impossível pensar em pagar tudo à vista. Da mesma forma, você não vai querer lidar com juros acumulados por anos a fio. Felizmente, o consórcio é uma forma de contornar essa questão. Isso porque ajuda a minimizar tanto a espera quanto o preço. Porém, quando chega o momento do pagamento do bem no consórcio, algumas pessoas não sabem exatamente o que fazer.

Se esse for o seu caso, ou você apenas não conhece o processo de um consórcio, não se preocupe. Vamos falar um pouco sobre como ele funciona e o que precisa fazer para conseguir o bem que procura. Acompanhe.

O que é um consórcio?

Se você ainda não conhece o termo, um consórcio é quando um grupo de pessoas contrata se reúne para fazer uma grande aquisição individualmente. Por exemplo, 10 pessoas, cada um desejando comprar uma casa na mesma faixa de preço.

Todas pagam um valor parcelado pelo bem que buscam e, com o dinheiro combinado, a empresa sorteia um dos integrantes para ser premiado. Se você for contemplado, recebe uma carta de crédito para adquirir o bem em questão à vista, mas deve continuar pagando até o fim do contrato.

Quando o pagamento do bem no consórcio é efetuado?

Seria natural concluir que o pagamento é feito logo após o sorteio, mas não é exatamente o que acontece. Ainda ocorre uma última verificação das suas condições antes da aprovação. A empresa confere se seus pagamentos estão em dia e, depois disso, aprova a liberação de sua carta de crédito para aquisição do bem.

Naturalmente, você tem seu direito ao sorteio suspenso quando atrasa as parcelas ou mesmo quando pede para ser excluído do grupo. Nesses casos, você deve procurar outras formas de anular suas obrigações pendentes e resgatar o valor já pago.

O que você precisa fazer para recebê-lo?

Primeiro, para receber o pagamento do bem no consórcio, você deve apresentar seus documentos pessoais. Entre eles, RG, CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante de renda. Isso já será suficiente para conferir qualquer inconsistência e alinhar o recebimento.

Em alguns casos mais específicos, a administradora pode exigir uma garantia de que a carta de crédito será usada na aquisição do bem escolhido. Para a compra de uma casa, por exemplo, seria necessário apresentar o recibo da compra.

Qual é o tempo de espera?

O intervalo entre a contemplação e a entrada do dinheiro pode variar um pouco. Mas, pelo  prazo estabelecido por lei,  não pode ultrapassar 30 dias. Seguindo a mesma lógica, a aquisição do bem deve se dar imediatamente após o recebimento da carta de crédito.

Agora você já entende um pouco melhor como funciona o pagamento do bem no consórcio. Com essa informação, já pode começar a se planejar para alcançar seu sonho.

Quer saber como fazer assinar um consórcio agora mesmo? Então entre em contato com a Embracon e veja como podemos ajudá-lo.

Institucional
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.