Entenda como funciona e quando fazer um implante dentário

Entenda como funciona e quando fazer um implante dentário

A odontologia avançou bastante nos últimos anos, com melhorias nos procedimentos e novas técnicas para realizá-los. Um desses avanços, sem dúvida, foi o implante dentário, auxiliando pessoas que tiveram acidentes ou que extraíram algum dente. Com isso, foi possível melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Porém, você sabe o que, de fato, é um implante dentário? Quais são suas vantagens e seus tipos? Para saber mais, confira este post. Boa leitura!

O que é um implante dentário?

Esse procedimento consiste na colocação de um parafuso de metal, normalmente de titânio, direto no maxilar do paciente, abaixo da gengiva, visando a substituição a raiz do dente que estava lá. Feito isso, no ponta desse pino, é afixado um molde dentário artificial, fabricado em laboratório. Essa prótese pode ser feita de diversos materiais, como acrílico ou porcelana.

Quais são os tipos de implantes?

Atualmente, existem três tipos no mercado: o implante ósseo integrado, a prótese protocolo e a prótese overdenture.

Implante ósseo integrado

Quando se pensa em implante, normalmente pensamos nesse tipo específico. Nesse procedimento, o parafuso é fixado cirurgicamente e, após um período de 4 a 6 meses, é realizado um novo processo que consiste na retirada da gengiva que está cobrindo o pino para a colocação do dente artificial.

Prótese protocolo

O procedimento é indicado quando é preciso ser implantado um conjunto de dentes. Nele, são afixados de 4 a 8 parafusos e, depois, é inserida a prótese. Essa é uma boa alternativa para quem procura evitar o uso de dentaduras, mas seu ponto negativo é a necessidade de mais cuidado na higienização, pois somente o dentista pode retirar esse tipo de prótese.

Prótese overdenture

Essa prótese feita em resina, é mais barata que a protocolo e exige menos implantes — de 2 a 6. Ela é bem semelhante à dentadura, pois é removível, o que facilita na hora da higienização, mas a diferença é que a overdenture tem uma peça de ferro que encaixa nos implantes, conferindo maior estabilidade e conforto.

Quais os benefícios desse procedimento?

Realizar esse procedimento pode trazer diversas melhorias para a sua vida, entre eles podemos citar:

  • melhor digestão: na falta de algum dente, o alimento pode chegar no estômago muito grande e com menos saliva, o que pode dificultar o processo digestivo no estômago;
  • aumento da autoestima: a falta de um dente deixa a pessoa envergonhada, ocasionando no receio em falar e sorrir, o que aumenta os riscos de depressão. Um implante de um dente melhora a estética e a autoestima da pessoa;
  • melhor comunicação: seja pela perda de um dente ou por próteses que não ficam fixadas, a fala pode ser comprometida, interferindo no dia a dia de qualquer pessoa;
  • melhor saúde bucal: os espaços sem os dentes podem acumular sujeira, o que pode acarretar em problemas bucais. Com um implante devidamente colocado, a higiene fica facilitada, diminuindo o risco de doenças.

Seja para corrigir problemas de formação, seja para repor algum dente perdido, realizar um implante dentário pode auxiliar a trazer um sorriso para o seu rosto. Os problemas gerados falta de um ou mais dentes vão além da estética, podendo trazer problemas bucais, intestinais e psicológicos. Portanto, esse procedimento é muito importante, pois traz diversos benefícios para o paciente.

Imagem Consorcio Embracon CTA

Gostou deste post? Agora que você está com um sorriso no rosto, que tal nos seguir nas redes sociais? Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.