Entenda como funciona um consórcio para festas

Entenda como funciona um consórcio para festas

Presentear sua filha com evento de 15 anos dos sonhos dela ou realizar uma cerimônia de casamento inesquecível parecem conquistas distantes? Pois saiba que não são! Com o consórcio para festas, esses desejos viram realidade — e o melhor de tudo: sem comprometer o seu orçamento.

Para entender melhor como o consórcio funciona e como ele pode ajudar você a dar uma festa memorável, resolvemos reunir, neste post, tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Para conferir, acompanhe a leitura!

Como funciona o consórcio para festas?

No consórcio para festas, uma administradora de consórcios — autorizada a funcionar pelo Banco Central (Bacen) — abre um grupo para as pessoas que estão interessadas em adquirir um mesmo bem ou serviço.

Após a abertura do grupo, os participantes começam a pagar as parcelas referentes à carta de crédito contratada, e a administradora fica responsável pelo dinheiro dos consorciados e sorteios mensais.

É importante ressaltar que a administradora fica responsável por realizar os pagamentos aos fornecedores da sua festa. Portanto, caso sobre algum valor, ele não vai para a conta bancária dos cotistas, mas para o amortecimento das parcelas restantes do consórcio.

Quanto tempo dura um consórcio para festas?

Não existe uma duração exata. No entanto, esse tipo de consórcio, geralmente, dura até 30 meses. Isso significa que se você não for sorteado rapidamente, poderá ter que esperar até 4 anos para fazer a sua festa.

A única forma de adiantar a contemplação é a partir de lances. Por isso, o consórcio é uma opção perfeita para quem não consegue economizar ou não está com pressa.

Como eu faço o pagamento das parcelas do consórcio de festas?

Ao aderir uma cota em um consórcio de serviços, o consorciado recebe um carnê com boletos para pagamento das parcelas. Simples, não é mesmo?!

As parcelas do consórcio de festas têm juros?

Diferentemente de um financiamento bancário e de um empréstimo, o consórcio para festas não tem juros. Nele, o cotista paga apenas uma taxa referente a administração do plano que fez.

Contudo, é importante destacar que as parcelas podem sofrer reajustes uma vez por ano, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Isso por que a inflação pode influenciar o poder de compra da carta de crédito contratada.

Quais são as vantagens de contratar um consórcio para festas?

Ainda não ficou convencido de que vale a pena fazer um consórcio para festas? Então, confira as vantagens dessa modalidade de compra!

Variedade de prazos e parcelas

Com o consórcio, o malabarismo financeiro se torna coisa do passado. Isso porque o cotista pode optar pelas parcelas e prazos que mais se encaixam no seu planejamento financeiro.

Poder de compra e negociação

A carta de crédito recebida durante a contemplação equivale ao pagamento à vista. Isso significa que, ao contratar o consórcio, o participante do grupo ganha a oportunidade de negociar descontos e condições especiais com os fornecedores, visto que não precisarão receber o pagamento parcelado pelos serviços prestados.

Flexibilidade no uso da carta de crédito

Esse tipo de investimento oferece liberdade aos participantes. Se um cotista quiser dedicar toda a quantia da carta de crédito para realizar um evento, ele pode! Se quiser economizar no evento para investir mais na lua de mel, ele também pode. Com o consórcio para festas não há limites, pois o que importa mesmo é realizar sonhos!

Gostou de saber como funciona o consórcio para festas? Quer entender melhor como ocorre a contratação e quais seriam os valores das parcelas? Então, entre em contato com a gente! Nós temos a certeza de que podemos transformar o impossível em possibilidade.

Imagem Consorcio Embracon CTA
E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.