Entenda como funciona um carro com motor turbo

Entenda como funciona um carro com motor turbo

Assim como os veículos 1.0 em um passado não tão distante, o carro com motor turbo tem se popularizado bastante ultimamente, caindo nas graças de muitos brasileiros. E não à toa: seja para a sua família, seja para você, esses automóveis têm características muito importantes.

Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura para entender um pouco mais sobre os diferenciais, vantagens e alguns modelos mais baratos de carro com motor turbo!

Como funciona o motor turbo e por que ele tem mais potência?

Basicamente, o motor turbo funciona com um compressor que fornece mais oxigênio à mistura de combustível. Para ilustrar isso melhor, façamos uma comparação: em um churrasco, é comum que se abane o fogo na hora de acender o carvão. Assim, o fogo cresce e pega mais rápido, não é verdade? Pois o mesmo acontece com o motor turbo.

Ao fornecer mais ar à mistura, a explosão produzida é maior, o que traz um ganho significativo de potência. É justamente por isso que esses carros costumam ser sinônimo de velocidade.

Quais são os diferenciais e características desse tipo de carro?

Com o passar dos anos, as montadoras começaram a utilizar o conceito dos motores turbo não somente para ganhar potência, mas para reduzir o consumo de combustível, criando carros mais econômicos e com bom desempenho.

Elas perceberam que, se fabricassem motores menores — reduzindo inclusive o número de cilindros — e aplicassem a tecnologia do turbo, manteriam a potência de um 1.4, por exemplo, mas com consumo de 1.0. Além disso, a própria redução de peso auxiliaria nessa economia. Os motores TSI da Volkswagen funcionam exatamente dessa forma, usando o conceito de Downsizing.

Existem vantagens em ter um carro turbo por aqui?

Além de serem mais econômicos, potentes, leves e menores, os novos motores turbo são mais robustos e, por terem menos peças (lembre-se de que muitos têm um cilindro a menos), são menos problemáticos. Eles também levam vantagem em regiões mais altas, tendo em vista que um carro normal chega a perder 1% de desempenho a cada 100 metros de altitude.

Embora seja um pouco mais caro que os modelos convencionais, o carro com motor turbo já está bem presente nas ruas brasileiras e, alguns têm ótimo custo-benefício. É o caso, por exemplo, dos:

  • Volkswagen Up! TSI;

  • Hyundai HB20 Turbo;

  • Ford Fiesta 1.0 EcoBoost;

  • Volkswagen Golf TSI.

Os dois primeiros, vale ressaltar, se encontram hoje na faixa dos R$ 50 mil.

Carros com motor turbo realmente gastam mais óleo?

Esta talvez seja uma das poucas desvantagens desse tipo de motor: o seu consumo de óleo, realmente, é maior. Isso se deve ao fato de que a pressão interna e a temperatura desses propulsores são superiores, por consequência, algumas vedações podem falhar, resultando em pequenas perdas.

Ainda assim, muitos especialistas afirmam que o carro com motor turbo vai se popularizar ainda mais, tornando-se um novo padrão de mercado e substituindo os mais modestos 1.0. As montadoras têm investido bastante nessa tecnologia, que já melhorou consideravelmente ao longo dos anos. E, ao que parece, ainda há muito por vir!

Então, está convencido de que os carros turbo são uma boa opção? Sobrou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe-nos o seu comentário e divida sua opinião conosco!

Consórcio de Moto

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.