Entenda como começar a investir mesmo com pouco dinheiro

Entenda como começar a investir mesmo com pouco dinheiro

A recuperação da economia brasileira pode estar em um ritmo mais lento do que o esperado. Porém,  isso não impede você de começar a investir. Sabe por quê? Não é necessário juntar muito dinheiro para fazer aplicações que vão ajudá-lo no futuro.

Com planejamento e inteligência, é possível contar com recursos financeiros e multiplicá-los. Assim, você aumenta as chances de ter as famosas reservas, que podem ser usadas para concretizar sonhos ou solucionar imprevistos.

Neste post, mostraremos boas opções para que você possa investir de maneira inteligente e não ter mais problemas por causa das finanças. Confira!

Pense no Tesouro Direto

É um dos investimentos mais seguros atualmente. O Tesouro Direto consiste em títulos emitidos pelo Governo Federal para serem negociados. A meta do poder público é ter recursos para financiar projetos nas áreas de saúde e educação, além de quitar eventuais dívidas.

A aquisição dos títulos da dívida pública é uma boa alternativa de investimento, porque a rentabilidade sobre o valor investido é superior, por exemplo, à da tradicional caderneta de poupança.

Vale destacar que o Tesouro Direto é ideal para investir com pouco dinheiro, porque é de fácil acesso e apresenta muitas opções de aplicação. Nesse caso, basta você avaliar a que está mais adequada aos seus objetivos financeiros.

Avalie o CDB

Conhecido como Certificados de Depósitos Bancários, eles são uma alternativa interessante para quem deseja começar a investir com pouco dinheiro. O CDB funciona como um empréstimo feito ao banco e tem duas modalidades:

  • Pré-fixado: o investidor já sabe o que receberá na data do vencimento do título;
  • Pós-fixado: o rendimento tem ligação direta com a inflação e a taxa de juros no período entre o início da aplicação e o resgate.

O CDB é um investimento de baixo risco. Caso a instituição financeira vá à falência, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) possibilita a devolução de até R$ 250 mil.

Para aplicar, é necessário ter, no mínimo, R$ 100 e conta corrente em um banco. O Imposto de Renda (IR) abrange somente o rendimento, que será retido quando vencer o título ou houver o resgate.

Conheça a LCA

A Letra de Crédito do Agronegócio é composta por títulos de crédito que têm ligação com o segmento do agronegócio, cuja garantia envolve hipotecas. Na LCA, o investidor aplica o dinheiro em uma instituição financeira que o encaminha para financiamentos do setor agropecuário.

No contrato, é estabelecido que serão recebidos juros sobre o montante investido durante o tempo da aplicação. Isso faz com que a LCA seja um investimento de risco muito baixo e com alta rentabilidade.

Essa modalidade também se destaca pela possibilidade de investir com pouco dinheiro e de adotar o Fundo Garantidor de Crédito.

Aposte no consórcio

Uma das modalidades mais seguras e atrativas é o consórcio. Nele, a meta é adquirir bens móveis e imóveis ou serviços, de maneira planejada e por meio de parcelas. É formado um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que pagam mensalmente uma cota para arrecadar o valor necessário para a aquisição do item.

O consórcio não tem juros nem parcelas intermediárias, o que o diferencia do financiamento. Além disso, é possível modificar o valor das parcelas para quitá-las com mais tranquilidade.

Os participantes podem ser contemplados por lance ou sorteio. Assim, eles recebem uma carta de crédito que permite a compra à vista do bem (imóvel, carro, moto, entre outros).

Você já percebeu que não faltam ótimas opções para começar a investir com pouco dinheiro e aumentar a renda e o patrimônio. Por isso, vale a pena entrar em contato com a equipe da Embracon. Temos ótimas dicas para você aplicar o seu dinheiro, adquirir bens e ter acesso a serviços com mais facilidade!

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.