Entenda como armazenar materiais de obra para evitar perdas e estragos

Entenda como armazenar materiais de obra para evitar perdas e estragos

Um dos passos mais importantes antes de uma reforma é determinar como armazenar materiais de forma adequada. Alguns são quebradiços ou não podem ter contato com a água e, se você não levar em conta tais características, o prejuízo devido ao desperdício e perda de produto é quase certo.Para que isso não aconteça, preparamos este post, trazendo algumas dicas de como armazenar materiais de obra de forma correta. Continue com a gente!

Sem dinheiro para a reforma? Faz um consórcio!

Guarde peças metálicas em locais que evitem corrosão e distorção

Peças metálicas, como as de aço, sejam elas de reforço ou estruturais, podem sofrer bastante com distorções e, principalmente, corrosão. Por esse motivo, elas devem ficar longe do solo — ao menos 15 cm. Também não devem ficar expostas ao ar livre por mais de 90 dias e serem separadas por tipo, ou seja, diâmetro, propriedades mecânicas e térmicas.Diferentes materiais dilatam de formas distintas e, quando armazenados juntos, é possível que um danifique o outro. Outra questão é em relação ao corte incorreto das peças. Nesse caso, pintar a ponta do componente ajuda na identificação do destino dele, evitando o uso inadequado.

Não deixe o cimento em ambientes externos e na presença de umidade

Um item que quase sempre é desperdiçado durante uma obra é o cimento, justamente por armazenamento inadequado. Esse material estraga pelo simples fato de entrar em contato com umidade e, o saco não o protege de forma eficiente. Armazene-o em um ambiente interno, cubra com lonas e, preferencialmente, deixe longe do chão.A questão do empilhamento dos sacos também deve ser observada, uma vez que, se forem colocadas muitas unidades umas sobre as outras, é bem provável que algumas rasguem ou tombem, causando a perda de material. Não ultrapasse o limite de 10 e sempre siga as orientações do fabricante.

Armazene os agregados em um local seco e plano

Materiais agregados como areia e brita, embora não tenham tanto problema com a umidade, devem ficar longe dela, principalmente se forem muito finos. O vento também pode ser um problema nesses casos e o ideal é cobrir o produto com uma lona. Se possível, coloque-os em um local fechado, até para evitar possíveis roubos.Esses materiais também devem ficar em locais planos e, assim como o cimento, preferencialmente acima do solo. Também é recomendado separá-los de acordo com a granulometria usando algumas divisórias, a fim de evitar que eles se misturem e contaminem uns aos outros.

Simule um consórcio para a sua reforma!

Empilhe tijolos e blocos respeitando o limite máximo

Tijolos e blocos podem até parecerem materiais extremamente resistentes, mas eles não são e, uma simples queda ou excesso de umidade podem danificá-los. Empilhe-os em no máximo 10 unidades por 4 de largura e 50 de comprimento, pois, se eles ficarem próximos demais, podem rachar durante a dilatação natural.Separe as pilhas em pelo menos 80 centímetros, cubra-as com uma lona e coloque-os em uma superfície firme e seca. Preferencialmente, deixe os tijolos e blocos próximos ao local em que eles serão usados. Isso ajuda a evitar quebras durante o transporte do material.

Tenha atenção especial com pisos e azulejos

Pisos e azulejos requerem uma atenção especial, pois costumam ser caros e frágeis. Deixe as caixas na vertical e observe nas embalagens o número máximo de pilhas que o fabricante recomenda, uma vez que isso varia de acordo com o tamanho do revestimento. Saber como armazenar materiais de obra evita uma série de dores de cabeça durante uma reforma. Verifique nas embalagens qual é a recomendação do fabricante, pois elas podem mudar um pouco. Esteja sempre atento a esses detalhes e não deixe que tudo vire um enorme pesadelo.

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.