Entenda as vantagens de usar aparelho nos dentes

Entenda as vantagens de usar aparelho nos dentes

Usar aparelho nos dentes é a alternativa mais eficiente oferecida pela ortodontia. Com ele, dá para corrigir dentição torta, mal alinhada, sobreposta ou espaçada no maxilar e na boca. De fato, não é um item muito agradável de ser usado, mas ao considerar os benefícios estéticos e saúde melhor, os incômodos são superados.

Além disso, temos que considerar que há uma série de benefícios relacionados a usar aparelho que ultrapassam a correção da dentição. Se você está curioso para conhecê-los, continue a leitura e conheça todas as vantagens.

Conheça o consórcio de serviços estéticos

Dentes alinhados

Eis a principal finalidade dos aparelhos ortodônticos: corrigir eventuais problemas relacionados ao seu posicionamento, mas é preciso ir além da estética e considerar o fator saúde. Problemas nos dentes podem afetar a digestão dos alimentos e a respiração.

De acordo com o caso, a correção pode ser feita com aparelhos fixos, para as situações mais complicadas, ou o removível, para os casos mais rápidos e menos complexos.

Descubra: Como funciona o clareamento dos dentes?

Prevenção do desgaste dos dentes

Usar aparelho nos dentes possibilita aumentar a proteção contra problemas relacionados ao desgaste da dentição e até das gengivas.

Lembrando que isso também pode afetar a forma como os alimentos chegam ao estômago e, como consequência, prejudicar a digestão alimentar.

Maxilares na posição correta

Os aparelhos ortodônticos também são usados para promover o realinhamento dos maxilares. Além de colocá-los no local certo, ajudam a cuidar de problemas relacionados ao abrir e fechar da boca.

Como resultado, o paciente terá uma mastigação mais eficiente, fácil e melhora no processo digestivo. Além disso, é preciso considerar os benefícios para a respiração uma vez que a boca e as vias respiratórias têm uma relação muito próxima.

Corrige espaço entre os dentes

Uma dentição desalinhada e com espaços significativos incomodam muitas pessoas. Usar aparelho nos dentes é uma das formas mais eficientes para que esses problemas possam ser corrigidos.

Melhora a dicção e a higiene dentária

Com o correto uso do aparelho para os dentes o paciente passará a ter uma escovação melhor e uma higiene otimizada. Muitas pessoas não conseguem nem usar fio dental devido à posição da sua dentição. Contudo, a correção possibilita o cuidado com a saúde bucal de forma bem mais ampla.

Simule a contratação de um consórcio de serviços

Aparelhos nos dentes: opções disponíveis

Ao contrário do que muitas pessoas pensam há uma série de modelos de aparelhos ortodônticos que podem se adaptar a qualquer perfil de paciente. Veja as opções mais comuns:

  • aparelhos fixos: com os avanços tecnológicos, esses modelos estão cada vez mais eficientes e menores. Muitos deles chegam a se aproximar da aparência dos dentes, deixando tudo menos visível;
  • autoligado: nesse modelo as famosas borrachinhas são dispensadas. Basicamente, trata-se de uma versão mais moderna dos dispositivos tradicionais. Devido a sua tecnologia é possível obter, inclusive, uma redução no tempo de tratamento;
  • aparelhos invisíveis — invisalign: também conhecidos como alinhadores invisíveis são indicados para casos simples de nivelamento e alinhamento. Dentre todas as opções é a mais confortável e pode ser colocado ou retirado sempre que o paciente quiser. Eles são feitos de placas removíveis de acetato confeccionadas sob medida.
Entenda como funciona e quando fazer um implante dentário

Então, gostou de conhecer algumas das vantagens sobre usar aparelho nos dentes? Aproveite e se inscreva em nossa newsletter para se manter sempre atualizado em sua caixa de mensagens!

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.