Entenda a diferença entre mestrado e doutorado

Entenda a diferença entre mestrado e doutorado

Afinal, quais são as diferenças entre mestrado e doutorado? Embora sejam termos comuns no ambiente acadêmico, muitos ainda se confundem quanto à classificação de cada um deles e suas respectivas características.

O que todos sabem é que, tanto um quanto o outro, se referem às últimas duas fases de um total de quatro da pós-graduação. As duas primeiras correspondem à "especialização" e ao "MBA".

Dito isso, vamos ao que importa: as diferenças entre mestrado e doutorado. Se você ainda não tem certeza a respeito disso, continue aqui conosco e aproveite a leitura!

Descubra: EAD: a educação a distância é para você?

O que é o mestrado?

Para compreender melhor as diferenças entre mestrado e doutorado, nada melhor que analisá-los de maneira individual, concorda? Pois bem, começaremos pelo primeiro.

Enquanto a especialização acadêmica serve para aprofundar os conhecimentos em uma área, o mestrado, além de contribuir para isso também, dá continuidade e abertura ao prolongamento do estudo já iniciado na graduação.

Em determinados casos, parte-se da presunção de que o estudante já está ambientado na teoria do campo de conhecimento do mestrado que está prestes a começar.

Entretanto, o que poucos sabem é que também pode ser uma maneira de dar uma nova direção à carreira.  De complementar a graduação com novas disciplinas. Aliás, esse é um ponto interessante do mestrado: possibilita maior flexibilidade em relação às especializações.Isso significa que, ao contrário do que muitos pensam, para fazer um mestrado não é necessário nenhum tipo de especialização, somente ter concluído a graduação. Muitas instituições requerem alguma experiência em projetos de pesquisa.

Cabe salientar, ainda, que existem dois tipos de mestrado. Um é mais direcionado para quem queira lecionar (teórico/acadêmico). E, outro, para aqueles que desejam estudar as práticas voltadas ao mercado de trabalho (profissionalizante).

O tempo para a conclusão é, em média, três anos, porém, dependendo do regime (parcial ou integral) e da "pressa" do aluno, é possível terminá-lo bem antes.

Educação: saiba como investir na sua.

O que é o doutorado?

Em um grau mais aprofundando que o do mestrado, o doutorado pode ser descrito como o último estágio de estudo quando observado as possibilidades da pós-graduação. Nessa fase, os conhecimentos são consolidados e intensificados, ajudando o doutorando a se tornar um pesquisador.

E é exatamente essa a principal finalidade de um doutorado: dar ao estudante o adjetivo de "pesquisador". Nesse sentido, não estamos nos referindo a qualquer tipo de pesquisa, mas, a estudos profundos. E que, muitas vezes, envolvem novas descobertas.

O nível de exigência de um doutorado é altíssimo, e demanda do candidato perfil de pesquisador analítico, domínio em inglês, graduação completa e elevado grau de comprometimento.

A maior parte do curso será dedicada a uma pesquisa extensiva de escolha do próprio aluno. Em seguida, existe uma tese com defesa oral - indispensável para a conclusão do doutorado. A duração gira em torno de três a quatro anos.

E quem acha que para se tornar doutor precisa ter mestrado, deve saber que nem sempre é assim. Isso mesmo! É possível passar diretamente para o doutorado logo que o indivíduo terminar sua graduação.

Para aqueles que têm como propósito a carreira profissional fora das universidades, o mestrado é a opção mais adequada. O doutorado, por sua vez, é recomendado para quem objetiva uma vida voltada ao campo das pesquisas e do ensinamento.

Portanto, as diferenças principais entre mestrado e doutorado não se baseiam apenas no nível de formação. Mas, também, nas exigências de cada um (muito maiores no doutorado) e nas suas finalidades de colocação.

Tire as suas dúvidas sobre o Consórcio de Educação da Embracon.
Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.