Embracon se associa ao Instituto Ethos; saiba o que isso significa

Embracon se associa ao Instituto Ethos; saiba o que isso significa

A Embracon é a primeira administradora de consórcio a se associar ao Instituto Ethos, a principal referência em gestão de negócios comprometido com a responsabilidade social. Isso significa que a administradora adota uma série de boas práticas em relação à integridade, ética e sustentabilidade nos negócios.

Para se associar, a Embracon precisou atender a princípios e compromissos essenciais, que orientam a relação entre a empresa e o Instituto Ethos, e a partir de agora, amplia ainda mais seu  programa de Compliance e Integridade, adotando também ações voltadas ao social e ambiental.

O valor “Ser íntegro” sustenta não apenas as relações entre os colaboradores internos, mas também o envolvimento da empresa com clientes, parceiros, fornecedores, entidades públicas e privadas.

“A Embracon há mais de 30 anos mantém o compromisso com valores como ética, integridade e transparência, já temos um robusto programa de Complioance, porém a associação ao Ethos amplia nosso olhar para assuntos relacionados ao social, como diversidade e inclusão, e ao ambiental, dessa forma nos fortalecemos o eco do grupo de empresas associadas, que, unidas, atuam na promoção de um modelo de gestão para desenvolvimento sustentável levando beneficio para toda sociedade. Sempre podemos contribuir mais, e estamos em busca disso.”, explica Daniela Verassani, Head de Governança, Riscos e Compliance da Embracon.

Compliance e integridade

Essa associação se alicerça em um robusto programa de Compliance, responsável por estabelecer as melhores práticas de ética e governança dentro da Embracon, onde contemplamos os pilares de gestão de risco, monitoramento, criação, manutenção de canais de denúncia independentes e anônimos, conformidade, treinamentos internos, entre outros – tudo isso contando com a participação ativa e o comprometimento da alta gestão, além de um código de ética que serve como um “livro de cabeceira”.

Essas ações são importantes para criar um ambiente seguro e respeitoso para todos os colaboradores. Aliás, esse é um dos fatores que ajudam a Embracon a manter uma boa posição como uma das melhores empresas para trabalhar em diversos anos consecutivos.

O time de Compliance também criou o processo due dilligence para a escolha de parceiros de negócios e fornecedores. Isso significa que a Embracon leva em consideração critérios relacionados a integridade, conformidade e atuação transparente na escolha de seus relacionamentos de negócio.

Trata-se de um pacto que a Embracon assumiu, promovendo a excelência em políticas e práticas alicerçadas pela integridade em todos os seus relacionamentos, contribuindo dessa forma para que a sociedade seja mais próspera, sustentável e justa em todos os aspectos: sociais, econômicos, comportamentais e nas relações de negócio com empresas privadas e públicas.

O que esperar da associação com o Instituto Ethos

Além de fortalecer um compromisso de ética e responsabilidade social, a parceria com o Instituto Ethos deve impulsionar a adoção voluntária de medidas de integridade para prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.

A expectativa é dar mais robustez ao Programa de Integridade da Embracon, e manter o olhar para a atuação relacionada ao meio ambiente e ao social e, sobretudo, consolidando ainda mais o compromisso como empresa que enxerga o lucro como consequência de ações responsáveis e integras.

Na prática, isso significa que a Embracon deve participar ativamente de comitês específicos para diversos assuntos relacionados aos direitos humanos e à integridade no âmbito social e ambiental, promovendo um debate saudável e contribuindo para que as práticas empresariais sustentáveis sejam fortalecidas por um círculo virtuoso.

Além de fortalecer os processos de Compliance e da adoção de medidas de responsabilidade social, a associação da Embracon com o Instituto Ethos deve ajudar a sociedade civil como um todo na adoção de boas práticas de governança e sustentabilidade. Trata-se de uma parceria em que colaboradores, parceiros e a sociedade como um todo saem ganhando.

Simulação Consórcio