É possível utilizar um carro usado para dar um lance em um consórcio?

É possível utilizar um carro usado para dar um lance em um consórcio?

Trocar de automóvel é o sonho de muita gente, mas esperar ser contemplado, às vezes, é angustiante. Porém, você sabia que é possível usar seu carro usado para dar um lance em um consórcio?

Pois é, nem todo mundo sabe disso, mas o carro usado serve como uma segurança na hora que você entra no consórcio. Ele tem seu valor de mercado e você pode usá-lo para dar um lance. E, assim, conseguir o tão sonhado automóvel novo sem ter que esperar muito para isso.

Ficou interessado em saber como funciona essa opção de usar seu carro usado para dar um lance de um consórcio? Então, continue a leitura! Vamos explicar tudo o que você precisa saber.

Como funciona o consórcio de veículos?

Antes de aprofundarmos o assunto, vamos entender um pouco mais sobre os consórcios de automóveis? Pois bem, essa modalidade funciona da mesma forma que qualquer outra. Várias pessoas com um objetivo semelhante (comprar um carro novo, por exemplo) se juntam para cofinanciar a aquisição do bem. Uma administradora, como a Embracon, reúne os indivíduos e faz a gestão dos recursos.

Mensalmente, todos os consorciados pagam um boleto, as famosas parcelas do consórcio. Essa cobrança é vista como uma poupança forçada, já que você é obrigado a poupar o dinheiro mensalmente. Se não fosse assim, esse valor ia ser gasto com outra coisa, não é mesmo?

Depois de formado o grupo, a administradora faz reuniões periódicas — chamadas de assembleias. Nelas, a administradora faz a prestação de contas e o sorteio das cartas de crédito. Nessas assembleias, o consorciado pode dar um lance para tentar conseguir resgatar a sua e adquirir o bem.

Como posso conseguir minha carta de crédito?

Você pode conseguir sua carta de crédito apenas destas duas formas: por sorteio ou por lance. O sorteio é uma questão de sorte, como o próprio nome já diz. O lance, por outro lado, é um pouco diferente.

Durante a assembleia você define o valor que quer dar de lance. Se ele for o maior daquele mês, a sua carta é contemplada e você envia o dinheiro para a administradora. Simples, não é mesmo?

Como faço para dar o carro usado como lance?

Algumas pessoas procuram o consórcio para conseguir completar o sonho do primeiro carro. Entretanto, esse cofinanciamento pode ser usado para muito mais do que isso. Você, por exemplo, que já tem um automóvel pode usar o recurso para trocar por um modelo mais novo.

Interessante, não é mesmo? Assim, sua carta de crédito chega muito mais rápido, você não depende da sorte e nem precisa gastar o dinheiro que está guardado no banco. Dessa forma a troca de carro fica muito mais fácil, concorda?

Passo a passo: como funciona esse processo?

Além de ser uma ótima opção, dar o carro usado como lance é muito simples. Basta solicitar à administradora uma relação com as concessionárias parceiras. Em seguida, escolher uma para avaliar o seu carro - e se certificar de que ela o aceita como "entrada" na compra de outro veículo. O valor da avaliação será o mesmo do lance a ser ofertado antes da assembleia.

Se seu lance for o maior e você for contemplado, a concessionária fica com o seu antigo veículo. Além, é claro, de receber a carta de crédito como complemento do pagamento do carro novo.

Entretanto, é importante saber que as regras de avaliação e aceite ou não do veículo variam de uma concessionária para a outra. Então, se você não der sorte na primeira escolha, procure por outras opções junto da administradora.

Quais problemas podem atrapalhar?

Por mais simples que seja, o processo não está isento de problemas. Existem alguns detalhes que você precisa ter bastante atenção para não ser surpreendido depois. Quer saber quais são?

O primeiro deles é a exigência das concessionárias. O carro deve ter sido fabricado até cinco anos antes da transação. Não pode ser blindado. E estar em bom estado de conservação, entre outros.

E não se esqueça: além de fazer a avaliação, confirme que a empresa está disposta a adquirir seu veículo usado. De nada adianta ela avaliar, mas não comprar, não é mesmo?Outro problema muito comum é dar o lance sem saber a real avaliação do veículo. Por mais que você tenha uma ideia de quanto seu carro vale hoje, a segurança de uma avaliação oficial é imprescindível.

Não é raro ter o veículo avaliado abaixo do que se esperava. Por isso, conseguir a carta de avaliação antes de dar o lance é a melhor forma de evitar erros. Além do mais, se seu lance for maior que o valor que a concessionária pagará, o resto do dinheiro sairá do seu bolso.

Quais as vantagens de usar o carro para dar um lance?

Usar o seu seminovo para dar um lance em um consórcio tem duas grandes vantagens: segurança e comodidade. Com essa estratégia, você consegue adiantar a contemplação da sua cota, trocar de carro antes do previsto e sem precisar investir muito dinheiro de uma vez. De quebra, deixa de se preocupar com a venda do seu seminovo.

Viu como é fácil usar seu carro usado para dar um lance em um consórcio? Essa é a maneira mais simples e econômica de trocar de automóvel. Tudo é feito com segurança e o orçamento familiar não sofre grandes impactos como sofreria em uma compra à vista ou em um financiamento bancário.

Para saber mais sobre o consórcio de veículos Embracon ou tirar suas dúvidas sobre usar seu carro para dar um lance, entre em contato conosco! Nossa equipe está esperando para ajudá-lo.

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.