Posso pagar tributos do veículo com o saldo excedente do consórcio?

Posso pagar tributos do veículo com o saldo excedente do consórcio?

Você está em casa, tranquilo, quando recebe uma notícia: sua cota foi contemplada e agora é possível comprar aquele carro que tanto queria. Para completar, o veículo tem um desconto para pagamento à vista e você ainda ficará com algum saldo excedente do consórcio.

Pode até parecer sonho, mas essa situação é bem comum e você pode ser o próximo a lidar com ela. Quando isso acontecer, o que precisa ser feito? Quais são os próximos passos? O que deve ser comprado? Como deve ser usado o saldo excedente?

Este texto foi feito para responder a essas perguntas e prepará-lo para quando sua carta de crédito chegar. Ficou curioso para saber as respostas? Então, continue a leitura!

Fui contemplado! E agora?

Se você foi contemplado, parabéns! Sinta-se privilegiado, já que agora os seus sonhos estão mais perto de se realizarem. Seja por sorteio ou por lance, o que importa é que sua carta de crédito já pode ser usada.

Em outras palavras, agora é o momento de adquirir aquele bem ou serviço que você queria no momento em que iniciou o consórcio. Então, está na hora de pesquisar.

Encontre os melhores preços, negocie com os vendedores, ofereça o pagamento à vista — o poder da barganha está em suas mãos. Tente usar sua carta da melhor forma possível, sempre tentando encontrar o produto ou serviço que quer, mas pelo menor preço possível.

A carta de crédito é sua, o dinheiro é seu, por isso é muito importante encontrar boas ofertas. Afinal de contas, nenhum centavo desse investimento será deixado para trás. Tudo voltará para você uma hora ou outra.

Por isso é preciso pesquisar bastante, se esforçar, negociar e garantir um bom negócio. Com trabalho duro você conseguirá o bem que queria e terá um saldo excedente, o que provavelmente fará diferença nas finanças de sua família, não é mesmo?

O que posso comprar?

Apesar de ser contemplado, o carro que você queria saiu de linha, outro modelo baixou de preço e chamou sua atenção ou a família aumentou e vai precisar de um veículo maior? Sem problema, o consórcio permite uma certa flexibilidade com relação à forma que vai usar a carta de crédito.

Assim que for contemplado você poderá adquirir qualquer bem ou serviço que pertença à mesma categoria do seu grupo de consórcio. Se pensarmos, por exemplo, em um grupo com o objetivo de adquirir automóveis, é possível escolher um carro de qualquer marca ou modelo.

Dessa forma, ao ser contemplado você fica livre para escolher o que é melhor para sua família no momento. Caso tenha alguma dúvida entre em contato com a administradora do seu consórcio, certamente eles saberão lhe orientar.

Saldo excedente: como proceder?

Você já foi contemplado, escolheu seu bem, conseguiu negociar um bom desconto para pagamento à vista e ainda sobrou dinheiro na carta de crédito. E agora, o que fazer? Bom, existem quatro alternativas, vamos ver quais são?

1. Pagamento de despesas

Ao adquirir um carro, por exemplo, existem várias despesas que precisam ser pagas, correto? Tem a transferência, os registros no cartório, os seguros e os tributos. Esses gastos extras não são baratos e o saldo excedente evitará que sua renda familiar fique prejudicada em função deles.

Nesse caso, há uma restrição: os custos não podem ultrapassar 10% do valor da carta. Então, dê uma olhada nas oportunidades, faça os cálculos e use seu dinheiro!

2. Quitação da prestação do consórcio

Se, por outro lado, o pagamento de despesas usando o saldo excedente não é uma alternativa para você, existem outras formas de usar esse dinheiro. Uma delas é para encerrar suas prestações com o consórcio. Você pode usar o valor excedente para pagar as parcelas que ainda estão faltando e encerrar, de vez, o pagamento mensal que vinha sendo feito. Dessa forma, você não só adquire o bem que queria, como também já finaliza suas obrigações com o consórcio.

3. Recebimento da diferença

Nem despesas nem quitação das prestações, você quer é o dinheiro? Tudo bem, isso também pode ser feito. O valor excedente pode ser resgatado assim que todas as parcelas do consórcio forem pagas.

Mas, não é só isso. Essa alternativa ainda tem mais uma vantagem. Quando uma cota é contemplada o dinheiro começa a render juros até que a pessoa use toda a carta de crédito ou resgate o capital.

Isso significa que ao optar por receber o excedente em espécie, você continua poupando, continua juntando e ainda ganha um pouco mais de dinheiro graças aos juros.

4. Compra de outro bem

Outra opção para usar o saldo excedente do consórcio é com a compra de outro bem. Entretanto, essa alternativa depende das regras de cada grupo. Para saber, exatamente, que produto pode ser adquirido o melhor é entrar em contato com a administradora do seu consórcio e perguntar.

Como posso pagar as despesas tributárias do automóvel com o saldo excedente?

Depois de avaliar todas as opções, você decidiu que o melhor era usar o saldo excedente para quitar as despesas do seu novo automóvel? Então, agora é preciso entender como funciona o processo para que isso dê certo.

Na verdade é tudo bem simples. Você poderá usar esse saldo para pagar todos os custos processuais e para receber um reembolso caso necessário. Tudo isso acontece com o intermédio de um despachante.

Entre em contato com o profissional e peça para que ele emita um boleto com os valores de todos os custos. Depois, basta entrar em contato com a administradora. Apesar da simplicidade, existe uma regra: o valor do boleto não pode superar 10% do valor da carta de crédito.

Viu como é fácil usar o saldo excedente do consórcio? Não existe nenhum segredo, ele é muito versátil e pode lhe ajudar nos gastos processuais, evitando que o orçamento da sua família seja prejudicado.

Ainda ficou com alguma dúvida? Precisa de uma ajuda a mais? Quer entender como funciona o consórcio da Embracon e como ele pode lhe ajudar? Então, entre em contato conosco!

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.