É possível comprar um imóvel em outro Estado com consórcio?

É possível comprar um imóvel em outro Estado com consórcio?

O momento da contemplação de um consórcio de imóvel é uma situação única na vida da maioria das pessoas interessadas. Essa é a hora em que toda aquela ansiedade para receber a tão esperada notícia acaba e a conquista de um bem de valor está mais próximo do que nunca.

Só que existe uma pequena questão, depois de toda a euforia da contemplação, é comum surgir a seguinte dúvida: e agora, onde vou comprar um imóvel? Posso comprar na cidade e/ou estado que eu quiser?

Vamos esclarecer essas dúvidas na sequência deste artigo.

Afinal, posso comprar um imóvel em outro Estado?

Esta é uma das questões mais recorrentes no consórcio de imóveis. Com a Embracon você tem o poder de compra e consegue adquirir um imóvel em no Estado que preferir. Mas tem um porém, para quem busca pela compra de um imóvel, é necessário saber que a transação envolve diversos custos, e alguns valores podem ser bem elevados.

Mas não precisa se preocupar: é possível utilizar até 10% do saldo da carta de crédito para cobrir algumas dessas despesas. Sendo assim, é possível adquirir o seu sem ter que interferir em outras economias.

Saiba quais são os principais custos envolvidos na aquisição de um imóvel, inclusive nos demais  Estados do país:

   • ITBI: Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis. É um tributo municipal. Nesse caso, a alíquota varia conforme o município. A aquisição do seu imóvel em outro Estado poderá acarretar em um custo maior. Ainda assim, custa em média 2% sobre o valor final do imóvel;

   • Registro cartorário: para que possa ser realizada a transferência de propriedade do imóvel, primeiramente é necessário fazer o registro da compra em cartório. Esse custo varia conforme o estado, a cidade e o valor do imóvel. Por exemplo: o registro de compra de um imóvel de 400 mil reais na capital de São Paulo custa em média R$2.295,88.

Como utilizar a Carta Contemplada no Consórcio

Assim que for concluída a etapa de aprovação de documentos, você poderá finalmente utilizar sua carta de crédito. Vale ressaltar que ela só poderá ser utilizada para o bem que você selecionou. Ou seja, caso tenha investido em um consórcio de imóveis, não vai poder usar a sua carta para a compra de um automóvel, por exemplo.

A carta é transferida diretamente da administradora de consórcio para o proprietário do bem ou quem executa o serviço que você selecionou.

Um dos benefícios da carta contemplada é ter o poder de compra à vista, garantindo ampla margem de negociação. Caso o valor do bem que você selecionou for inferior à sua carta, poderá utilizar o valor restante para documentações (contanto que não ultrapasse 10% do total da carta) ou para quitar as parcelas que faltam do consórcio.

Nos casos em que o bem tiver valor superior à sua carta, fique tranquilo: é possível completar o valor com os seus próprios recursos.

Caso as opções de valor da carta sejam insuficientes para o bem que deseja comprar, converse com os especialistas da Embracon. Você pode investir, ao mesmo tempo, em mais de uma cota de consórcio e conquistar o seu objetivo, independente do tamanho e do valor dele!

Como posso ser contemplado no consórcio de imóvel?

Todos que cumprirem com o pagamento das mensalidades serão contemplados. No entanto, nenhuma administradora de consórcio pode garantir a data que essa contemplação acontecerá. Pode ser no primeiro, no segundo, no último mês…isso só depende do resultado dos sorteios.

Todos os meses são realizadas assembleias para divulgar os contemplados de acordo com o sorteio da Loteria Federal. Como os concursos são realizados duas vezes por semana, às quartas e sábados, considera-se o sorteio mais próximo à data das Assembleias.

Caso seja sorteado no mês correspondente, é contemplado com a carta de crédito. Mas, existe outra forma que pode garantir a contemplação de forma mais rápida – ou de acordo com o que você tiver planejado: a oferta do lance.

Contemplação por lance

Quem não consegue aguardar ou possui um dinheiro guardado, pode antecipar a aquisição do bem, através de um lance. Funciona da seguinte maneira: até o dia anterior à Assembleia, você faz sua oferta de lance.

Para saber qual valor do lance ofertar, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores ofertados ao longo das assembleias, ofertando um percentual da sua carta de crédito.

Importante ressaltar que a necessidade de registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que o valor deverá ser pago antes do sorteio. Apenas depois da contemplação, em até 5 dias úteis, a oferta deverá ser paga para a administradora do consórcio.

Por isso, pode ficar tranquilo: se você oferecer o lance, e não for contemplado, não tem nada a perder.

Qual é a melhor opção: sorteio ou lance?

Mesmo para quem pretende realizar a compra do bem de forma antecipada, oferecer um lance também pode ser vantajoso. Afinal, você pode quitar as parcelas restantes e realizar o seu objetivo de conquistar um bem sem se preocupar em pagar a mais por ele, como acontece com o financiamento. Se você decidir utilizar o valor do lance para reduzir a quantidade de parcelas, nenhuma taxa é aplicada sobre o valor do lance - tá aí outra vantagem.

Independente de optar por sorteio ou por lance, o consorciado não paga juros ou valor de entrada.

Recursos do FGTS para o lance

No caso específico de consórcio de imóveis, também é possível utilizar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para fazer a oferta de lance.

Para que seja possível, é necessário dar entrada na Caixa, banco responsável por sua reserva de FGTS. Ele pode ser utilizado em uma das seguintes formas:

- Oferta de lance com o valor total do seu fundo de garantia;

- Complementar o valor já pago, como oferta de lance;

- Quitar o consórcio imobiliário;

- Saldar parte da sua cota.

Contudo, se você estiver com pendências com a Embracon, infelizmente não poderá utilizar os recursos do FGTS para parcelas atrasadas. É necessário regularizar a situação com seus próprios recursos.

Com a Embracon você tem as menores condições do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros e sem entrada, pagando apenas parcelas mensais para realização do seu sonho.
Simulação Consórcio Imóveis