Dicas para vender seu seminovo mais rápido

Dicas para vender seu seminovo mais rápido

Se você está interessado em vender seu carro seminovo, este é o artigo certo pra você! Em primeiro lugar, é importante destacar que, embora existam muitas formas de vender automóveis, não há dúvida de que a Internet é uma boa aliada nesse processo. Sabendo disso, o que devemos fazer para ter sucesso nas vendas? Continue lendo para saber como vender seminovo rápido e ter ótimos lucros.

O que o veículo precisa para ser considerado seminovo?

É  importante saber que carro usado e carro seminovo são coisas diferentes, vamos ver um pouco dessas diferenças para que não confunda mais. Enfim, o que os difere são:

  • Tempo de usado: Por definição, a característica da venda de um carro seminovo ​​é que a idade do carro não ultrapassa os 3 anos. Ressalta-se que o prazo se refere ao tempo de fabricação e não ao tempo de uso. Com isso, imagine que o veículo fabricado e adquirido em 2021 seja um veículo totalmente novo. Não será considerado um carro usado até 2024, será um seminovo. Se o carro foi comprado em 2021 e produzido em 2020, será classificado como um carro usado, mesmo que tenha sido usado durante o mesmo período do caso anterior.
  • Quilometragem rodada: Quanto maior for o seu uso, maior será a sua depreciação, o que leva à classificação como usado. Para criar um limite justo, os carros devem viajar 20.000 km por ano. Por exemplo, se foi fabricado há três anos, o valor máximo é 60.000 km. Por meio dessa classificação, a venda de carros seminovos que foram ultrapassados ​​pode ser evitada, pois já serão classificados como carros usados.
  • Estado de conservação: Naturalmente, carros usados ​​representam menos conservação do que carros seminovos, correto? Portanto, o estado do veículo também é usado para determinar em qual linha o carro cairá. Quando o estado de conservação precisa ser melhorado, como um amassado na carroceria do carro ou vários arranhões, mesmo se atender a outros requisitos, pode ser considerado usado. Isso porque o novo proprietário terá que gastar com manutenção e reparos, e a experiência de compra será afetada. Esse é mais um critério que ajuda a vender seminovo rápido.
  • Quantidade de proprietários: Os carros usados normalmente foram fabricados há mais de três anos e possuíram mais de um proprietário. Por outro lado, o tempo de fabricação de carros seminovos ​​é de menos de três anos e há apenas um proprietário.
  • O preço: Todos esses fatores levam a uma das principais diferenças entre as classificações: o preço. De um modo geral, os carros seminovos ​​são mais valorizados porque são a opção mais próxima dos veículos novos. É comum que o valor dos carros seminovos ​​seja superior ao valor dos carros usados. No entanto, você deve primeiro observar as características antes de fazer uma comparação. No mesmo modelo, carros seminovos ​​sem itens de conforto, como ar-condicionado e multimídia, serão vendidos a um preço menor que o mesmo modelo usado que usa esses itens. Se um carro seminovo foi descontinuado, os reparos são caros. Se há um problema, pode ser mais barato do que carros usados ​​semelhantes. Da mesma forma, carros usados ​​melhores custam mais do que carros seminovos ​​básicos.

Notou as diferenças? Agora que você já identificou se o seu carro é usado ou seminovo, vamos dar algumas dicas de como vender seminovo rápido.

Prepare o seu seminovo para a venda  

O primeiro passo para vender seminovo rápido ​​é estar preparado, resolvendo todos os problemas que podem atrapalhar o processo de venda, sejam eles estéticos ou mecânicos. Para tornar o carro que você deseja vender o mais atraente possível para os compradores, siga estas dicas:

  • Faça uma revisão geral, para garantir que a parte mecânica está em ordem;
  • Se houver arranhões, os concerte;
  • Troque o óleo;
  • Troque os pneus se necessário;
  • Aspire o interior do veículo e mantenha-o limpo, de preferência com um cheiro agradável;
  • Lave e encere bem para manter o brilho do carro o máximo possível;
  • Verificar a maioria dos itens básicos que chamam a atenção quando não estão funcionando, como faróis, piscas, luzes internas, para-brisas, ruídos irritantes, etc.

Regularize a documentação

Para vender seminovo rápido e para que todo o procedimento prossiga sem problemas de ambos os lados, tudo deve ser padronizado. Para isso, os documentos do veículo e os do vendedor devem estar regularizados. Quanto ao carro, se há multas pendentes, a vistoria do DETRAN ainda é válida e se há dívidas, como IPVA. Manter tudo organizado vai impulsionar as vendas e até ajudar a valorizar o veículo. Quanto aos documentos do vendedor, é necessária a obtenção de CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento ou outros que possam impedir a venda do bem.

Elabore sua oferta de venda

Outro fator que pode interferir em vender seminovo rápido são os preços cobrados por eles. Como já vimos acima, um seminovo pode ter um preço maior ou menor que um carro usado, tudo depende das condições e conforto que oferece. Forneça uma cotação compatível com o veículo, suas características, mercado e interesses. Você pode usar a tabela Fipe como uma referência importante, pois ela determina o valor médio do item. Vale reforçar que ela é apenas uma referência, os valores podem ser reconsiderados dadas as condições do veículo.

Anuncie a venda

Sem dúvidas a internet será seu maior aliado nesta etapa. É muito simples e prático, e alguns fatores devem ser atentados para vender seminovo rápido. Invista em marketplaces on-line para divulgar. Não se esqueça de incluir as melhores fotos do seu veículo, procure ângulos que o favoreça, mas não divulgue fotos dele quando novo, pois esta não será a realidade.

Capacite interesses e negocie a venda

Tornando-se público, vale a pena captar ativamente compradores, como buscar revendedores e feiras de carros seminovos.  A primeira oferta não é aceita, o que é muito comum, por isso é necessário discutir os valores e as condições até que as duas partes cheguem a um acordo. Neste momento, tenha cuidado para não vender a um preço muito inferior ao valor real do carro. Use técnicas de persuasão.

Se você é um possível comprador, temos um artigo pra você também. Veja o guia completo para comprar um carro seminovo. Continue acompanhando o blog da Embracon, administradora de consórcios.

Simulação