Dicas na hora de montar o seu negócio

Dicas na hora de montar o seu negócio

Atire a primeira pedra para quem nunca pensou em montar seu negócio. Aspirantes a empreendedores se aventuram no mercado em busca de oportunidades. Mas muitos jogaram a toalha antes mesmo de dar o primeiro passo. Você deve estar se perguntando: "Quero abrir um negócio, por onde posso começar?". A resposta virá a seguir. Você está pronto?

Um grande fato é que abrir um negócio vai muito além do capital inicial investido. A propósito, quando se trata de custos iniciais, neste momento você precisa decidir qual é o custo inicial de iniciar um negócio. Se você não estiver preparado e fundamentado, as chances de fracasso aumentam muito.

Aliado a todas as dificuldades e incertezas naturais de qualquer começo, a falta de conhecimento e a falta de ideias se torna o obstáculo número um para os iniciantes desistirem de seus sonhos de autonomia financeira.

A regra é simples: o sucesso não segue uma receita de bolo, mas conhecer alguns passos antes de começar um negócio é fundamental. Vamos lá, então?!

Como montar seu negócio?

Se você está pensando em montar seu negócio, aqui estão algumas dicas importantes a serem consideradas. É sempre importante que o empreendedor se prepare para esse empreendimento antes de entrar no mercado, caso contrário ele pode acabar fracassando e se frustrando com uma tentativa tão perigosa.

A lista abaixo traz insights e ajuda os empreendedores a enfrentar os desafios da execução atual. Confira as dicas!

Analise bem o projeto antes de abrir um negócio

Se você quer mudar, comece a fazer o que você ama. Ninguém não está entusiasmado com as atividades que realizam. Escolher uma linha de negócios que ressoe com você torna mais fácil amadurecer ideias e colocá-las em prática.

Você pode estar se perguntando: minha ideia de negócio precisa ser um precursor para o sucesso? A resposta é simples: não necessariamente.

Muitas empresas de sucesso começam com ideias existentes, assim como muitas empresas que se originam de ideias pioneiras falharam. Mas como identificar uma ideia de negócio promissora? Identificar uma boa ideia de negócio é até uma tarefa fácil para quem já é experiente e já tem um bom entendimento do mercado, mas para os iniciantes é um desafio enorme e tem que ter muito cuidado na cara.

A primeira etapa para uma boa ideia virar um negócio requer muita pesquisa e pouco, ou quase nenhum, investimento. Nessa etapa, você terá que fazer uma boa análise exploratória, como pesquisas de mercado ou testes de laboratório (caso seja um produto revolucionário).

Algumas perguntas que você deve fazer sobre sua ideia de negócio:

  • Qual é o seu mercado?

  • Quem é seu público-alvo?

  • Por que as pessoas vão precisar do seu produto ou serviço?

  • Que diferencial você pode oferecer para chamar a atenção diante da concorrência?

  • Quem são os possíveis concorrentes e qual ação você deve realizar?

  • Quais são os riscos de mercado (tecnológico, regulatório e de execução)?

  • Sua ideia é viável no curto, médio e longo prazo?

  • Sua ideia é escalável, ou seja, é facilmente replicável e tem alto potencial de crescimento?

  • Sua ideia terá valor diante de outros produtos e serviços no mercado ou durará apenas enquanto for novidade?

  • Você estará se realizando ao executar sua ideia?

O grande erro nesta fase inicial de amadurecimento da ideia é quando os empreendedores se fecham, com medo de que a ideia seja roubada por alguém. Mas isso é um grande equívoco, pois, ao compartilhar a ideia com alguém, é possível coletar informações essenciais para amadurecê-la e desenvolvê-la melhor.

Procure pessoas experientes na área que pretende atuar, elas poderão oferecer dados e informações importantíssimas, que lhe darão base para um bom começo — ou seja, você irá aprender a solucionar os problemas apontados por terceiros de forma a não cometê-los.

Monte um plano de negócio

Você não deve montar seu negócio sem desenvolver um modelo de negócios. Esse talvez seja o passo mais importante para quem quer ser empreendedor. Definir metas, abrir capital, analisar o mercado e a concorrência e analisar tudo o que uma empresa vai oferecer são pontos-chave para uma ideia e seu sucesso operacional.

Após o amadurecimento da ideia, é hora de colocar no papel tudo o que foi definido. Um plano de negócios é o momento em que um empreendedor pode definir se sua ideia tem potencial para se tornar um negócio ou não.

A forma como a ideia é colocada no mercado pode levar ao sucesso ou ao fracasso do negócio, dependendo da visão do empreendedor ao definir sua forma de implantação. Diante de uma economia cada vez mais instável e com recursos mais escassos, saber administrá-los evita deslizes que podem ser fatais para quem está ingressando no mercado. Ser capaz de colocar a ideia no papel é um passo muito importante para que principiantes a empreendedores se sintam mais seguros e possam realmente ter uma empresa sólida nas mãos.

Seja sempre flexível

Por mais estranho que pareça, quando os empreendedores são "muito persistentes" e não apresentam flexibilidade para ajustar, mudar ou mesmo reinventar em resposta às flutuações do mercado, a ideia original pode levar ao sucesso ou ao fracasso.

Lembre-se desses pontos:

  • O foco em ter uma ideia de negócio deve ser na oportunidade, e não na ideia em si.

  • É preciso estar aberto a inovações e aproveitar novas oportunidades de mercado. Todo empreendedor almeja lucro, mas ele só poderá ser alcançado se o que se está oferecendo interessar ao público-alvo. Por isso, acompanhe as tendências e mude, se for preciso. Há muitas oportunidades disponíveis, é preciso apenas ficar atento para absorvê-las.

Estude o mercado e a concorrência

Você pode ter um plano de negócios perfeito, mas se sua ideia de negócio não for validada como uma oportunidade e não for reconhecida pelo mercado, ela está fadada ao fracasso, ou melhor, não durará muito.

Muitos empreendedores, ao ingressarem no mundo do empreendedorismo, acabam partindo de um caminho que contraria seus ideais. Eles criam produtos e/ou serviços para atender às necessidades das pessoas. O certo a fazer é descompactar e entender sua unidade de negócios e então desenvolver a ideia corretamente.

Uma dica muito valiosa é ter um bom network. O contato é essencial para pesquisar o mercado e entender a concorrência; além disso, um bom relacionamento leva a encontrar potenciais parceiros que possam abraçar suas ideias e impulsionar seus negócios.

O bom e velho boca a boca ainda é o que muitos empresários utilizam, seja para novas oportunidades ou mesmo para promover um produto ou serviço através da rede de contatos. Ter uma boa reputação continua sendo fator-chave para quem quer ter sucesso e se solidificar no mercado.

Defina os produtos/serviços

Atirar para todos os lados não é algo que trará mais clientes e muito menos sucesso ao seu negócio, muito pelo contrário, a falta de foco pode prejudicar o estabelecimento da ideia e, consequentemente, a implantação do empreendimento. É preciso que cada passo seja traçado individualmente, já que não é possível “abraçar o mundo de uma só vez”. Cada produto/serviço possui seu próprio mercado e seu público-alvo.

Conhecer as dificuldades de um setor já é difícil, imagine de vários. Por isso, delimite já no plano de negócios a ideia que deseja desenvolver e trabalhe arduamente nela, empregue todos os esforços na sua melhoria e como seu público vai reagir com o que será disponibilizado. Aposte todas as suas fichas naquilo que você gosta e trabalhe a ideia do começo ao fim. Não caia nas armadilhas de querer fazer tudo ao mesmo tempo — isso não funciona.

Conheça quais são as condições para abrir empresa

Para evitar dores de cabeça, você deve entender todas as condições para iniciar um negócio, como a necessidade de escolher o sistema tributário certo ou quais etapas você precisa tomar. Você também precisa entender como o processo funciona em sua cidade, pois cada cidade pode ser diferente.

Para te ajudar no processo, procure conhecer todas as etapas e anotá-las cronologicamente, como fazer registro em cartório civil seguido da elaboração do Contrato Social. A partir daí você deve ir à Junta Comercial e, após, tirar o CNPJ, fazer cadastro na Previdência Social. A etapa final é a obtenção de alvarás, se necessário, e licenças de funcionamento junto à Prefeitura. Com isso, ficará mais simples abrir sua empresa.

Separe a documentação previamente

Em vez de esperar chegar a cada etapa do processo para providenciar a documentação, o ideal é que você separe toda a documentação que puder de maneira prévia. Isso significa que você já deve pensar nos documentos pessoais e esboçar o Contrato Social, por exemplo. Também é importante já estar sob aviso da necessidade de documentos de sócios, se aplicável.

Essa atitude é importante para evitar possíveis problemas com burocracia e documentação. Ao fazer isso com antecedência, você pode identificar quaisquer problemas que precise resolver antes de iniciar o processo de abertura de negócios.

Garanta que a marca possa ser registrada

Muitos novos empreendedores se esquecem de uma ação importante no momento de abrir uma empresa: o registro de marca. Por isso, antes de fazer planos com o nome da sua empresa é muito importante que você faça uma pesquisa na Junta Comercial e também no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Isso evita que futuramente alguém reclame o nome de sua empresa e faça com que você passe por situações de prejuízo. Além disso, fazer essa pesquisa prévia também evita que a abertura se torne mais demorada esperando pela definição de um novo nome para registro.

Planeje os custos de abertura

Existem alguns custos envolvidos na abertura de uma empresa, como emissão de declaração, documentos e registro da própria marca. Então, não fique despreparado para a abertura, é importante que você levante e planeje seus custos para que sua empresa possa se formalizar. Ao fazer isso, você pode evitar a dor de cabeça de não estar preparado para pagar. Tais detalhes podem atrasar ou até mesmo comprometer toda a abertura.

Contrate profissionais de contabilidade

Por mais que você se prepare para a abertura da empresa é bem provável que você se depare com um ambiente bem burocrático e complexo. Quanto mais você tentar encarar esse ambiente de maneira solitária, maior será a dor de cabeça. Sem contar que sua empresa terá que contratar um serviço de contabilidade. O mais recomendado é que você contrate profissionais de contabilidade altamente capacitados, que possam te ajudar a abrir sua empresa.

Abrir empresa é uma tarefa que exige uma série de etapas que precisam ser cumpridas corretamente. Se você não tiver conhecimento prévio e planejamento, será muito mais difícil. Por isso, as dicas para abrir uma empresa sem dor de cabeça incluem conhecimento das etapas, planejamento e contratação de profissionais de contabilidade que serão responsáveis por te ajudar em todo o processo.

Motivos para você montar seu negócio próprio

Você planeja sua rotina

Apesar de todas as dificuldades que os empresários enfrentam, especialmente no Brasil, o controle sobre suas próprias decisões é uma das mais fortes razões para não desistir. No seu próprio negócio, é você quem decide de que forma deverá agir, se deve experimentar e se arriscar.

Assim como, está sob sua responsabilidade todas as consequências da sua escolha. Imagine ter a liberdade de pensar processos, produtos e serviços totalmente inovadores, sem ter um chefe para impedir seus experimentos, ou atividades enfadonhas de curto prazo para entregar?

Decide sua rotina

No seu próprio negócio, é você quem decide de que forma quer trabalhar; como quer se vestir, quais são os processos, quais os perfis de clientes quer atender… A escolha de onde quer trabalhar (em casa, na praia, no hotel, no café da esquina…), sem as preocupações com um número de horas pré estabelecidas por contrato CLT. Você organiza sua própria rotina, da maneira mais produtiva e motivadora!

Seleciona seus sócios e funcionários

Ao empreender, você terá domínio sobre quem serão as pessoas que estarão contigo como sócios e, juntos, vocês decidirão quem contratarão para a equipe de funcionários. Com isso, diminuem as chances de ter surpresas desagradáveis como incompatibilidades de valores e engajamento.

A gente é muito mais motivado quando trabalha com as pessoas que gostamos ou nos identificamos. Ao escolher seus sócios e funcionários, você pode formar parceiros e amigos que lutarão por um objetivo comum sem competições mesquinhas.

Evolui constantemente

Além das habilidades técnicas que você já possui, ao iniciar um negócio, você precisará buscar conhecimentos em administração, gestão de pessoas e muito mais. Devido à alta concorrência, você precisará pesquisar o mercado e mantê-lo atualizado. Isso fará de você um profissional melhor.

Fora o desenvolvimento tecnológico, o movimento e a competitividade do mercado permitirão naturalmente que você exercite sua criatividade. Você buscará inovar - e terá a liberdade de fazê-lo - sem que ninguém fique no seu caminho. É também uma forte razão para iniciar seu próprio negócio se você gosta de aprender. O aprendizado nunca acaba.

Seja criativo

O limite da criatividade, da quebra de paradigmas e da experimentação de ideias “fora da curva” estará em suas mãos. No seu empreendimento, é você que decide o que quer fazer para incrementar seus negócios. Você poderá deixar fluir as ideias e se cercar de pessoas que o ajudarão a idealizar e prototipar processos, produtos, serviços etc.

Agregue valor para sociedade

Se você é uma pessoa socialmente consciente, por meio de seu empreendimento será possível oferecer uma contribuição maior à sociedade. Além de gerar empregos, você pode, por exemplo, oferecer e incentivar o consumo de produtos ambientalmente sustentáveis.

Há inúmeras formas de fazer mais pela sociedade com um empreendimento, como prestando serviços gratuitos a uma entidade filantrópica, empregando pessoas que normalmente são excluídas do mercado – ex-presidiários, pessoas transgênero – etc. Você define de que forma pode ajudar – e isso é gratificante.

Ter mais chances de prosperar

Todos os seus esforços, experiência e energia estarão voltados para o seu negócio. Se você está cansado de dar o seu máximo e ter um reconhecimento financeiro aquém do que merece, então empreenda!

Se o seu negócio for bem-sucedido – e você terá muita motivação para que isso aconteça – as chances de prosperar financeiramente aumentam consideravelmente. O tamanho dos seus resultados dependerão do tamanho da sua ambição e do esforço que você fará para alcançar as suas metas.

O que achou dessas dicas? Caso precise de um investimento maior pagando em parcelas, invista em um consórcio para montar o seu negócio.

Fale com a equipe Embracon!